FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

sábado, 1 de maio de 2010

Thomas Ender



Segundo o Livro do pesquisador Isaac Grimberg o primeiro pintor a retratar a cidade de Mogi das cruzes foi o pintor austriaco Thomas Ender em 1818.
O pintor nasceu no suburbio de Viena na Austria, era filho de um pobre vendedor de artigos usados, com 13 anos, ao lado de seu irmão gêmeo foi matriculado na Nacional Escola de Belas Artes de Viena, com 19 anos os dois irmãos participaram de um comcurso e ganharam o primeiro lugar, seu irmão ganhou como pintura histórica e Thomas Ender com o de paissagem.
Em 1817, por ocasião do casamento da Imperatriz Leopoldina da Austria com o Imperador do Brasil D. PedroI, o Imperador da Austria promoveu uma missão ciêntífica ao Brasil, e Thomas Ender ao lado se seu irmão foram contratados para retratar as paisagens e pessoas do Brasil.
Em 1818 Thomas Ender acompanhou uma comitiva que sairia do Rio de Janeiro, atravesaria o Vale do rio Paraibado Sul, entraria pelo Sertão Paulista e passaria pela antiga Vila de Santana de Mogy das Cruzes, seguindo até a Vila de São Paulo.
Os quadros que ele pintou no Brasil estão atualmente numa Camara dentro da Nacional galeria de Belas Artes de Viena na Austria.
Em 2007, em comemoração ao bicentenário do nascimento do artista foi feita em São Paulo uma exposição de todo o material pintado na missão Austriaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário