FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

terça-feira, 27 de julho de 2010


O movimento artístico intitulado Frontispício realiza uma exposição em comemoração aos 450 anos de Mogi das Cruzes. A mostra intitulada "Pedro Fernandes: do Primitivismo ao Contemporâneo", que conta com trabalho de diversos artistas da Cidade, está montada na sede da Corporação Musical Santa Cecília, na área central. Os trabalhos poderão ser conferidos até o próximo dia 2, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. A entrada é franca.

Na exposição que leva o nome do primeiro presidente da Banda Santa Cecília, o público terá a oportunidade de apreciar lugares, pessoas e festas típicas da Cidade. Enzo Ferrara, um dos participantes selecionou telas naif – estilo primitivista – onde retrata a Mogi antiga. "É a curta história de Mogi. Tem o cemitério que ficava atrás da Igreja São Benedito (Santuário do Bom Jesus de Matosinho), a região de Taiaçupeba, entre outras coisas", conta ele.

Marineis Dias e Nerival Rodrigues, também representantes da arte naif, levaram ao espaço, obras que revelam diversas paisagens de Mogi. Zetti, adepto do espatulado traz aos mogianos a área em que surgiram os primeiros empreendimentos comerciais. João Ruiz, Aretusa Brandão e Martins também participam do evento, com telas no estilo acadêmico. Além deles, os artistas Nico Pereira e Noberto Duque contribuem com a mostra.

Na última sexta-feira, durante a abertura da mostra direcionada apenas aos convidados, a Banda Santa Cecília também realizou uma apresentação. Enzo destaca que o local foi escolhido pela sua história e contribuição para a Cidade. O maestro da banda, Manassés Maximiano dos Santos, também faz parte do Forntispício.

De acordo com Enzo, esta é apenas uma das atividades do grupo programadas para comemorar o aniversário de Mogi. No dia 4 de setembro, eles inauguram uma nova exposição no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, em Suzano. A princípio pode parecer estranho celebrar a data em outro município, mas o artista explica o por que. "Suzano já foi parte de Mogi. A produção daqui é muito grande e de qualidade. Já Suzano tem os melhores espaços para exposição", argumenta ele.

O grupo

Há mais de um ano, por iniciativa de alguns artistas plásticos, como Enzo e Nerival, surgiu o movimento Frontispício. A proposta é de unir a classe para que juntos possam superar problemas que afetam a classe, como a falta de espaços para exposição na Cidade. "É parar de falar e começar a fazer alguma coisa", aponta Enzo.

Além de juntar um grupo com os mesmos interesses, o Fontispício tem a intenção de democratizar a arte, levá-la para espaços onde qualquer pessoa tenha acesso. Assim nasceu a ideia de expor no Beco do Sapo, travessa que liga as ruas Senador Dantas e Coronel Cardoso de Siqueira. Ali, os artistas mostram o seu trabalho e alguns deles confeccionam suas telas ao vivo. "Também trouxemos de volta a coisa de expor em cavaletes que estava meio fora de moda", acrescenta Enzo. No próximo dia 7, eles voltam ao local para realizar mais uma edição do evento. Se chover, o evento será adiado.

Neste ano, artistas de outros segmentos entraram para o grupo. Agora eles contam também com músicos e, em breve, terão atores. A sede da Corporação Santa Cecília, onde é realizada a exposição em homenagem à Cidade, fica na Rua Doutor Correa, 522, Largo do Carmo.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

O trabalho do Artista Plástico Nerival Rodrigues na 2ª Fase de Caminhos do Cotidiano


Foto de Enzo Ferrara

Obra: Vista de Mogi das Cruzes da Vila Mogi Moderno

Artista: Nerival Rodrigues


Com mais de 40 anos de carreira, Nerival Rodrigues é o veterano da arte Naif dentro do grupo Frontispício. Na exposição leva dois trabalhos relacionados com a História de Mogi das Cruzes, onde mora atualmente, e pelos aniversário de 450 anos do Municipio, que será comemorado em 01 de Setembro de 2010

O trabalho da Artista Plástica Aretusa B. Brito na 2ª Fase de Caminhos do Cotidiano


Foto de Enzo Ferrara

Obra: Menina Topical

Artista: Aretusa B. Brito


A artista Plástica Aretusa é conhecida por pintar mulheres de diferentes etnias, Japonesas, Indias e pricipalmente mulheres negras, seu trabalho é rico em Cor. A artista participa frequêntemente das Exposições no Beco do Sapo onde começou a expor seus trabalhos.

O trabalho do Artista Plástico Zeti Muniz na 2ª Fase de Caminhos do Cotidiano


Foto de Enzo Ferrara

Obra: Barcos

Artista: Zeti Muniz


Zeti muniz se destaca no grupo por ser o único artista a produzir a pintura espatulada, é um dos fundadores do grupo de arte Frontispício e considerado um dos elos que une os artistas do do grupo. Essa exposição já é a terceira que o artista faz no local.

O trabalho da Artista Plástica Linda Fuga na 2ª Fase de Caminhos do Cotidiano


Foto de Enzo Ferrara

Obra: Serenidade

Artista: Linda Fuga


Com a experiência de uma artista com mais de 30 anos de Carreira, Linda Fulga leva para a exposição toda a sua versatilidade, com obras que vão do estilo Acadêmico, releitura, asemblagem e Abstrato. Tem um estilo bem Feminino e Colorido. Linda fulga já fez Exposição na Caixa Econômica Federal do Bairro do Tatuapé em São Paulo e essa é a segunda exposição que ela faz na Caixa Econômica.

Caminhos do Cotidiano 2010/ 2ª Fase


Foto de Enzo Ferrara
Imagem: Piso superior da Caixa Econômica Federal na Rua Deodato no centro de Mogi das Cruzes.
Ano: 2010
Uma Exposição super moderna, com um novo conceito de montagem, bem contemporânea, a exposição permanece no prédio da Caixa Econômica Federal, por três meses, porém os trabalhos vão mudando a cada mês, permitindo assim que todos os artistas do grupo de arte Frontispício possam participar sem que a exposição fique super lotada de obras, esse formato de exposição recebe o nome de " Exposição Metamorfica".
Na segunda fase os trabalhos do escultor Nico Pereira permanece no local, e entram os trabalhos de Zeti Muniz, Linda Fuga, Aretusa B. Brito e Nerival Rodrigues.
As obras ficam em Exposição de 21 de junho a 20 de Agsoto de 2010.

segunda-feira, 12 de julho de 2010



DIA 23 DE JULHO DE 2010 ÁS 19:00 HORAS ACONTECERÁ ABERTURA E VERNISSAGEM À EXPOSIÇÃO PRESIDENTE PEDRO FERNANDES(1964 á 1982)
Comemorando 450 anos de Mogi das Cruzes na visão dos artistas da cidade.
Endereço:Rua Dr. Corrêa, n.º 522 - Largo do CarmoCentro Histórico, Mogi das Cruzes - SP
Edifício construído em Estilo Eclético, em 1933, para abrigar a Corporação Musical Santa Cecília - fundada em 22 de novembro de 1926.

sábado, 10 de julho de 2010

Outras belezas de Taiaçupeba

Foto de Enzo Ferrara

Linda imagem para pintura

Casa do artesão em Taiaçupeba


Foto: Enzo Ferrara

Imagem: Casa do Artesão em Taiaçupeba, no meio do evento


Contato:

Gadess/ tia Lú

(011)4724.0738/47240737/9815.9324/4724.4433

venha conhecer o artesanato típico de Taiaçupeba

O trabalho do Artista Surrealista Sérgio Cristóvão em Taiaçupeba


Foto: Enzo Ferrara

Imagem: A obra do artista Surrealista Sérgio Cristóvão

Toreiro e touro em Taiaçupeba


Foto: Enzo Ferrara

imagem: Toreiro e touro

Artista: LúcioBittencourt

O painel de 9 metros de Nerival rodrigues também está exposto em Taiaçupeba para últimos retoques

Foto de Enzo Ferrara
Obra: de Nerival Rodrigues

Instalação de Enzo Ferrara no Festival de inverno em Taiaçupeba

Foto de Enzo Ferrara
Artista: Enzo Ferrara
Obra: Um pedaço de Taiaçupeba no meu Ateliê ou Um pedaço do meu Ateliê em Taiaçupeba?
Ano: 2010

A família Lima Santos, parte da família da Mãe de Enzo Ferrara, viveu até 2005 na região de Taiaçupeba, antiga Capela do Ribeirão, no ateliê do artista tem vários objetos que contam um pouco da história da família de agricultores. A exposição conta também com obras de Marco Aurélio de Almeida, que fez um retrato dos avós de Enzo Ferrara, uma pintura feita pelo Grafiteiro Rica, irmão de Enzo Ferrara, as molduras dos quadros foram feitas pelo artista Zeti Muniz.

Quem quiser conferir a Exposição vai 10/07/2010 até 18/07/2010, veja a baixo o cronograma do festival de inverno "Serra do Itapety" 2010

Em Taiaçupeba

Sábado: 10/07/2010

16h Kleyton Oliveira e Banda
18h Sandra Melo e Trio Padovan
19h Coral Eletrônica
20h Abertura oficial do Evento
21h Serginho Machado

Domingo: 11/07/2010

15h Jaleo - Dança Flamenca
18h Banda Sinfônica Jovem Mário Portes
20h Barbosa Jazz Band

Terça: 13/07/2010

19h Eduardo Kurtz e Banda trix

Quarta: 14/07/2010

19h Vital&Banda
20h Dupla Henrique e Alexandre

Quinta:15/07/2010

19h Banda Chapa Reggae
20h Banda Vício Primavera

Sexta Feira: 16/07/2010

18h Banda Distrito Federal
20h Banda Blues Storm
21h Banda Maquiladora

Sábado: 17/07/2010

16h Valdir Vera e Banda
18h Cacá Lopes e Banda
20h Cia Mágicos Imtérpretes(Teatro)

Domingo: 18/07/2010

15h Luciano Luz e banda
16h Orquestra de Violas de Mogi das Cruzes
18h Aline Chiaradia
20h Flávio Venturini

Em Sabaúna

Sexta Feira 23/07/2010

19h Duplas Sertanejas
21h Gruopo Amigos de Mogi
22h Luís Cláudio e Luciano

Sábado: 24/07/2010

16h Sertanejo Universitário
20h Orquestra Paulistana de Viola Caipira

Obs: no Centro de Mogi das Cruzes, conta também com diversos eventos do festival de Inverno 2010, para seber a programação consulte o site da secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes:

Fone:(011)4725.3341/4799.4040
Email: cultura.pmmc@gmail.com
Site: WWW.cultura.pmmc.com.br
Twitter@culturamogi


terça-feira, 6 de julho de 2010

Últimos dias para conferir a mostra do grupo Frontispício em Suzano


O Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, em Suzano, encerra amanhã a exposição de telas do grupo de artes Frontispício. Cerca de 20 obras compõem o acervo da mostra, que conta com trabalhos de vários artistas mogianos, dentre eles Linda Fuga, Enzo Ferrara, Aretusa Brandão Cida Varella e Adelaide Lawitschka Swettler. O horário de visitação é das 9 às 18 horas e a entrada é franca.
Com três trabalhos expostos, Linda Fuga é um dos destaques da exposição, que dentre outros temas, aborda a imigração japonesa no Brasil. Para a mostra, a artista preparou telas que retratam o navio Kasato Maru, uma gueixa e flores típicas.

O horário de visitação da mostra é das 9 às 18 horas e a entrada é franca. O Centro de Educação e Cultura fica na rua Benjamin Constant, 682, no centro de Suzano.