FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

terça-feira, 23 de julho de 2013

NOVO ESPAÇO DE NERIVAL





“Memórias de Mogi e de um Brasil esquecido”. Esse é o título da mostra que o artista plástico Nerival Rodrigues inaugura amanhã (24). Ele que no mês que vem completa 45 anos de carreira, decidiu montar uma exposição para celebrar a data e ainda comemorar o seu novo ateliê no Centro da Cidade. O horário de visitação é das 9 às 19 horas.
Nerival é um dos nomes mais importantes da arte naif na Cidade. Apesar de ser natural do Recife passou os últimos 30 anos retratando paisagens e a cultura do Alto Tietê, principalmente de Mogi. Por isso na mostra que começa amanhã e prossegue até o dia 31, o público vai conferir telas que contam um pouco da história do município.
“Memórias de Mogi e de um Brasil esquecido” reúne 20 quadros, mais da metade inéditos. Essas novas telas, aliás, farão parte de um grande projeto que ele está produzindo junto com o professor e historiador Glauco Ricciele em comemoração aos 453 anos da Cidade.
A ideia é produzir de 16 a 20 telas que retratam pessoas ou lugares importantes de Mogi. Cada quadro estará acompanhado por um texto, fruto de pesquisas realizadas por Glauco. “Estamos fechando para metade de setembro expormos no Mogi Shopping e a outra metade no hall do prédio da Prefeitura”, conta Nerival.
O projeto que recebeu o nome de “Memórias de Mogi das Cruzes” ainda deve ser levado a outros espaços da Cidade, após o mês de aniversário, em setembro. “Vamos ver se levamos para as escolas e outros lugares da Cidade até janeiro do ano que vem”, avisa o artista plástico.
Entre os cenários e personalidades escolhidos por Nerival e Glauco estão a antiga Rodoviária, na Avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, o Casarão do Chá, entre outros. “Também vou fazer quatro quadros que contam a reforma da nossa igreja Matriz. Desde quando era uma capela. Para algumas cenas estamos nos baseando em pesquisas já que não temos fotos”, comenta Nerival que sempre procura dar um ‘toque pessoal’ a suas telas, além do retrato fiel.
Ateliê
Nerival Rodrigues conta que essa será a sétima vez que monta um ateliê. Dessa vez conseguiu um endereço mais próximo ao centro da Cidade, o que acredita ser uma grande vantagem. “Dessa forma as pessoas tem mais acesso a mim e a minha arte. Vou estar sempre com as portas abertas para todos”, aponta o artista.
O espaço será dedicado somente a sua produção. Nerival diz que por enquanto não tem tempo de dar aulas. “Posso até dar um curso rápido de aprimoramento, mas o ateliê será mesmo para produzir e mostrar o meu trabalho”, aponta ele que no momento ainda está preocupado em incentivar artistas que seguem o mesmo estilo que ele, a arte naif.
“Perdemos representantes do naif como Wilma Ramos. Agora temos o Enzo Ferrara, o Zeti Muniz, a Marineis Dias, mas temos que incentivar outros. Me preocupo com o futuro”, aponta.
O artista que pode deixar a Cidade em dois anos, quer que antes disso outros tenham o mesmo reconhecimento. “Talvez eu vá morar fora do País ou volte para o Recife. Tenho pensado muito nisso, apesar do meu amor por Mogi. Queria ver enfim o nosso centro cultural ou o museu de arte, antes disso”.
O novo ateliê de Nerival fica na Rua Deodato Wertheimer, 1824, Centro. Para agendar visitas o telefone é 98370-4540.