FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

DUAS ESTAÇÕES



Inverno, quinta-feira noite nebulosa. O clima ameno permitia o passeio pela praça cheia de árvores que esperavam em silêncio a chegada da primavera. A cidade inconscientemente parecia aguardar a nova estação. Das casas sem vida que cercavam a praça, um velho casarão de esquina, estava aberto. Ali, a vida pulsava escapando pelos abertos janelões de madeiras maciças que, mostravam a residência iluminada por luzes tênues. De seu interior o som da flauta levava aos ouvidos uma canção ameríndia animando convidados e expositores. Congregavam a beleza produzida por artistas do Alto Tietê na forma de cerâmicas, esculturas, artesanatos ou, ainda, estampada em grandes telas emolduradas com esmero. Flores, paisagens, rios, matas, insetos e animais surgiam através de multicoloridas pinceladas, produto de um trabalho artístico dedicado e minucioso, impulsionado por forças invisíveis: inspiração e talento.

Antes fechado, o casarão, antigo ponto comercial, não vende mais nada. Hoje, oferece gratuitamente com vigor e exuberância, arte sob diversas formas de expressões, surpreendendo e chamando a atenção popular para a movimentação que surge de suas portas abertas ao longo do dia, alegrando o Largo Bom Jesus através da exposição; As Flores de Dona Mariquinha. Esta exposição dá início às atividades do espaço cultural Centro de Cultura Dona Mariquinha, permitindo diversas outras ações como: as reuniões de artistas e gestores às segundas-feiras às 19 horas tendo como pautas a arte em geral; exposições de artes plásticas no Largo Bom Jesus aos sábados das 10 às 17 horas. Oferecendo ainda, espaço para atividades como aulas de dança e ensaios teatrais.

Entre uma estação e outra, o Inverno saiu tranqüilo, mas não sem antes alertar a Primavera que espalhafatosa chegava, trazendo vida e esperança a todos. Esta não perdeu tempo e foi conferir o aviso com os próprios olhos.

O que ninguém sabe é que a Primavera se surpreendeu com os próprios artistas que unindo forças e sensibilidades fizeram brotar mais um ponto de cultura, florescendo arte no coração de Mogi das Cruzes.



Centro Cultural Dona Mariquinha

"O que faz a diferença na arte é a vontade de criar"

Félix Okamura

Nenhum comentário:

Postar um comentário