FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

quinta-feira, 20 de outubro de 2011


Natureza é fonte de inspiração à artista SwettlerAdelaide Lawitschka Swettler abre mostra no Ciarte com trabalhos que destacam várias paisagens naturaisRenata Rubilar
Da reportagem localMaurício Sumiya

Autodidata, essa paulistana que vive em Mogi das Cruzes desde a infância tem um apego especial à natureza, tema bastante comum na maioria das obras que integram mostras de arte acadêmicaAo longo de mais de dez anos de carreira, a artista plástica Adelaide Lawitschka Swettler retorna com a sexta edição da exposição "Viva a Natureza", que estará em cartaz até o próximo dia 31, sempre das 8 às 18 horas, no Centro de Cidadania e Arte (Ciarte). O espaço cultural fica na rua Doutor Ricardo Vilela, 69, no centro. Com entrada franca, a mostra, além de trazer as lindas obras de Adelaide, apresenta os trabalhos dos 25 alunos do ateliê da artista.
Autodidata, essa paulistana que vive em Mogi das Cruzes desde a infância tem um apego especial à natureza, tema bastante comum na maioria das obras que integram a mostra essencialmente de arte acadêmica. O acervo é composto por cerca de 25 telas, todas inspiradas em paisagens reais. "Quando acho um lugar bonito, fotografo e recrio na tela. Também dou o meu toque, misturando a minha criatividade na imagem", contou a artista.

A artista tem várias pinturas premiadas, uma delas é o quadro que mostra dois barcos no rio Tietê, na região de Biritiba Mirim, e que foi premiado no ano de 2006 pela Associação Paulista de Belas Artes. "Esses quadros premiados eu não vendo, pois eles são do meu acervo", revela.
Aos 66 anos de idade, Adelaide veio para Mogi quando tinha apenas 7. Por isso, ela se considera mogiana de coração. Na cidade, frequentou cursos de Corte e Costura, Bordado, Crochê e Pintura em Tecido. Aventurou-se e aprendeu sozinha a utilizar óleo sobre tela. Participou de várias exposições individuais e coletivas em São Paulo, Mogi das Cruzes, Arujá, Suzano, Poá e até mesmo de uma internacional em Lauderhill, nos Estados Unidos. Também participa de concursos, e, por conta do seu talento, conquistou inúmeros prêmios, dentre eles as Medalhas de Prata, Bronze e Menções Honrosas.
Hoje, Adelaide Lawitschka Swettler tem ateliê próprio, onde produz os seus trabalhos e dá aulas. Além disso, a artista faz parte do grupo de artes "Frontispício".

Nenhum comentário:

Postar um comentário