sábado, 30 de maio de 2015
terça-feira, 19 de maio de 2015
PINTANDO EM ARARAQUARA
Com mais de 300 obras e 118 artistas convidados e selecionados, o Território da Arte traz como referência, nesta edição, a aquarela - técnica amplamente utilizada no Brasil e no mundo. Entre as modalidades artísticas, destacam-se: Acadêmica, Moderna, Contemporânea, nas seguintes categorias: Pintura, Escultura, Desenho, Gravura, Fotografia, Objeto, Instalação, Novas Mídias e Intervenção Urbana. Além destas modalidades, também há a participação da Sala Especial, do Territoriozinho e do Foto Clube Aracoara.
Haddad convidou a todos para prestigiarem os três espaços organizados para o Território: Teatro Municipal (Aquarela, Arte Contemporânea, Arte Moderna), Casa da Cultura (Sala Especial Washington Maguetas, Arte Acadêmica e Territoriozinho da Arte) e Shopping Jaraguá (exposição do Foto Clube Aracoara).
De acordo com o secretário, artistas de diversas cidades prestigiaram o evento - Matão, Nova Europa, Taquaritinga, Campinas, São Paulo, Marília, Mogi Mirim, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Porto Alegre – entre outros.
Na solenidade de abertura, foram entregues os prêmios aos artistas contemplados pelo júri da mostra. O Prêmio Aquisição Acadêmico foi para Alison de Sando, de Marília, pela obra em óleo dobre tela “O Amolador”. Para ele “foi um privilégio mais do que especial ter participado e ter tido a sorte de ser premiado nesse salão tão tradicional”.
segunda-feira, 18 de maio de 2015
13ª edição do Território da Arte,
Neste ano, o homenageado é o artista plástico Washington Maguetas.
Mostra é realizada na Casa da Cultura e no saguão do Teatro Municipal.
Teatro Municipal também participa do Território da Arte (Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV)
Neste ano, o homenageado é Washington Maguetas e uma sala especial foi montada com oito telas do artista plástico. Segundo o coordenador do evento, Milton Bernardi, ele é conhecido como "Monet brasileiro" e é uma referência para os artistas de Araraquara. “Este ano fizemos essa homenagem justamente pela relevância dele junto às artes, principalmente no impressionismo”, contou.
Na Casa da Cultura também há um espaço para obras acadêmicas e 42 trabalhos feitos por alunos de escolas municipais. Além de participações especiais, o Território conta com 197 obras de artistas selecionados e convidados da região e de outros seis Estados.
Grafiteiro realiza intervenção em área da Casa da
Cultura de Araraquara (Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV)
Cultura de Araraquara (Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV)
Para Renato Haddad, secretário de Cultura, a participação de artistas de várias partes do país ajuda o publico a conhecer as manifestações de cada região. “Eles realmente se expressam de uma maneira universal, mas as pessoas conseguem identificar de onde vêm essas obras”, disse.
Um dos artistas de fora da cidade é o grafiteiro Marcos Feliciano. Conhecido como Pato e natural de Guarulhos, ele já participou de bienais no exterior e está em Araraquara pela 3ª vez para trazer sua obra, inspirada na cultura oriental. Para compor, Pato contou que trabalha à mão livre e com moldes. “A roupa está toda verde e eu quero estampar com um tom mais escuro, eu encaixo no lugar e estampo só onde eu quero”, exemplificou.
Teatro Municipal
O Teatro Municipal também integra o Território e no saguão ficam expostos exemplares da arte contemporânea, como uma cama em que as molas se transformam em uma pessoa. Em todos os anos, o evento dá destaque para um tipo de linguagem e, nesta edição, é a vez das aquarelas, que também estão no saguão.
São 64 pinturas que, além da beleza, carregam em si parte da história da arte e da técnica no país. “No Brasil, ela foi introduzida quando vieram os franceses para criar a Escola de Belas Artes Imperial e, a partir daí, o país começou a usar essa técnica”, contou o professor Ruy Cesar.
O Teatro Municipal também integra o Território e no saguão ficam expostos exemplares da arte contemporânea, como uma cama em que as molas se transformam em uma pessoa. Em todos os anos, o evento dá destaque para um tipo de linguagem e, nesta edição, é a vez das aquarelas, que também estão no saguão.
São 64 pinturas que, além da beleza, carregam em si parte da história da arte e da técnica no país. “No Brasil, ela foi introduzida quando vieram os franceses para criar a Escola de Belas Artes Imperial e, a partir daí, o país começou a usar essa técnica”, contou o professor Ruy Cesar.
segunda-feira, 11 de maio de 2015
XIII Território da Arte de Araraquara
Solenidade de Abertura e Premiação
Local: Teatro Municipal
Data: 15/05/2015 19:30
Exposições: Teatro Municipal CASA DA CULTURA - Acadêmicas de artistas selecionados e convidados - Sala Especial W. Maguetas - Território Aberto - Territoriozinho da Arte TEATRO MUNICIPAL - Aquarelistas Convidados - Obras Contemporâneas e Modernas de artistas convidados e selecionados SHOPPING JARAGUÁ - Foto Clube Aracoara (De 15 de maio a 30 de junho).
selecionados e premiados entre 197 obras em 08/05/2015
Nicolielo - Boate Azul
O Território da Arte já selecionou e escolheu os premiados de sua 13ª edição, a ser realizado no dia 15 de maio, às 19h30, no Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina, quando será realizada a entrega dos prêmios aos artistas participantes. A mostra de artes plásticas seguirá até 30 de junho, numa realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.
Com participantes oriundos de 30 cidades, de sete Estados do país, este ano foram selecionados e convidados 118 artistas e 197 obras para a mostra das seguintes modalidades artísticas: Acadêmica, Moderna, Contemporânea, nas seguintes categorias: Pintura, Escultura, Desenho, Gravura, Fotografia, Objeto, Instalação, Novas Mídias e Intervenção Urbana.
Alisom - O Amolador
No total serão mais de 300 obras em exposição, já que além dos selecionados e convidados, também há a participação da Sala Especial, do Territoriozinho e do Foto Clube Aracoara.
Nesta edição a referência é a aquarela - técnica que superou preconceitos e que, por sua suavidade e versatilidade, além de inúmeras possibilidades cromáticas – passou a ser amplamente utilizada no Brasil e no mundo.
O Território da Arte tem como objetivo dar visibilidade a produção das artes visuais; estimular, promover e premiar o artista; e proporcionar ações educativas e formação de público.
Denise - De Volta para Casa
Prêmios – O júri - formado por: Clovis Pescio, Hilton Greco e Ronaldo Boner Junior - selecionou as obras participantes e também as premiadas.
O Prêmio Aquisição Acadêmico irá para: Alison de Sando, de Marília, pela obra em óleo dobre tela “O Amolador”; e também para Márcia Misawa, da capital São Paulo, com a aquarela “Picos de Europa”.
O Prêmio Aquisição Moderno/Contemporâneo será entregue a: Nicolielo, de Nova Europa, com a obra “Boate Azul”; e Valle Fausto, de Araraquara, com as obras “Família” e “2 Mulheres” (acrílica sobre tela).
Juri - Clovis, Ronaldo e Hilton
O Prêmio Medalha de Ouro vai para Marcelo Araújo, de Piracicaba, pelo conjunto das obras em óleo sobre tela “Vila Nova da Constituição de 1770” e “Na sombra da luz”; o Prêmio Medalha de Prata fica com Pedro da Costa, do Rio de Janeiro, com a aquarela “A Oficina”; e o Prêmio Medalha de Bronze será de Denise Storer, de Piracicaba, pelo conjunto das obras “De volta para casa” e “Pão aos peixes”.
Para o artista Clovis Pescio, júri convidado de Mogi Mirim, observar e selecionar as obras candidatas ao Território “é sempre uma grande experiência de diálogo e troca de opiniões, pois cada trabalho traz consigo a expressão do artista”.
O Território da Arte conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Shopping Jaraguá, Clube Náutico, Novo Hotel Municipal, Supermercados 14, Hot Sign Power Tintas e Colorgim.
Denise - Pão aos Peixes
Prêmios Território da Arte 2015:
• Prêmio Aquisição – Moderno/Contemporâneo
Nicolielo (Nova Europa/SP) – “Boate Azul” – acrílica sobre tela
Valle Fausto (Araraquara/ SP) – “Família” – acrílica sobre tela
Valle Fausto (Araraquara/ SP) – “2 Mulheres” – acrílica sobre tela
• Prêmio Aquisição – Acadêmico
Alison de Sando (Marília/ SP) – “O Amolador” – óleo sobre tela
Márcia Misawa (São Paulo/ SP) – “Picos de Europa” – aquerela
• Prêmio Medalha de Ouro (pelo conjunto)
Marcelo Araújo (Piracicaba/ SP) – “Vila Nova da Constituição de 1770” – óleo sobre tela
Marcelo Araújo (Piracicaba/ SP) – “Na sombra da luz” – óleo sobre tela
• Prêmio Medalha de Prata
Pedro da Costa (Rio de Janeiro/ RJ) – “A Oficina” – aquarela
• Prêmio Medalha de Bronze (pelo conjunto)
Denise Storer (Piracicaba/ SP) – “De volta para casa” - aquarela
Denise Storer (Piracicaba/ SP) – “Pão aos peixes” - aquarela
Marcelo - Na sombra da Luz
Marcelo - Vila Nova
Marcia Misawa - Picos Europa
Pedro - A Oficina
Vale Fausto - Familia
Valle Fausto - 2 Mulheres
Confira os artistas participantes:
Adi L. Swettler (Mogi das Cruzes/SP)/Adriana Pierini (Araraquara/SP)/Alison de Sando (Marília/SP)
Amauri Wensko (Araraquara/SP)/Ana Müller (Curitiba/PR)/Ana Sanson (São Paulo/SP)/André Estrada (Leme/SP)/André Maurício (Uberlândia/MG)/Antonio Failache (São Carlos/SP)/Ari Vicentini (Curitiba/PR)/ASA (Araraquara/SP)/Beatriz Monte (Porto Alegre/RS)/Bruna Chahud /Araraquara/SP)/Caio Marani (Araraquara/SP)/Camila Conti (São Paulo/SP)/Carlos Albero Valério (Piracicaba/SP)/Carol Boalin (Araraquara/SP)/Carolina Cochar Magalhães (Araraquara/SP)/Carolina Lourenço (Araraquara/SP)/Cássia Franco (São José do Rio Preto/SP) /Cassiano Pereira Nunes (São Paulo/SP)/Chancafe (Rio de Janeiro/RJ)/Chico Silva (Matão/SP)/Cida Cinelli Varella (Mogi das Cruzes/SP)/Clara Thieme (Ribeirão Preto/SP)/Clarissa Marques Basso (São Paulo/SP)/Clóvis Pescio (Mogi Mirim/SP)/Danilo Dienzo Passarini (São José do Rio Preto/SP)/Davi (São Carlos/SP)/Denise O. Storer (Piracicaba/SP)/Dirce D. Contier (São Paulo/SP)/Dirceu Francisco Villaverde Filho (Mogi-Guaçu/SP)/Dóris Victorino (Porto Alegre/RS)/Duduch (Campinas/SP)/Elaise Pierri(Araraquara/SP)/Elisabety Laky Gatti (Porto Alegre/RS)/Fátima Lourenço (São Paulo/SP)/Fernanda Vaz de Campos (São Paulo/SP)/Garcia (Araraquara/SP)/Giorgio (Araraquara/SP)/Graciela Wakizaka (São Paulo/SP)/Hélio Vannuchi (Ribeirão Preto/SP)/Hélio Vannuchi e Paulo Vannuchi (Ribeirão Preto/SP)/Hilton Greco (Américo Brasiliense/SP)/Italo Anderson (Piracicaba/SP)/Ivi Amalfi (Araraquara/SP)/Ivone Beltran (São Paulo/SP)/Ivone O. Ramos (São Paulo/SP)/Jerson (Araraquara/SP)/J. L. Afonsetti (Araraquara/SP)/João Caravita (Piracicaba/SP)/João Luis Antônio Benatti (Piracicaba/SP)/João Pedro da Costa (Rio de Janeiro/RJ)/Jorge Lopes (Américo Brasiliense/SP)/Jorge Pereira Melo (Araraquara/SP)/José Augusto (Mogi das Cruzes/SP)/Jota Aracê (Araraquara/SP)/Ju Bicalho (Mogi das Cruzes/SP)/Leila Penteado (Araraquara/SP)/Leôncio (Araraquara/SP)/Letícia Leal Costi (Porto Alegre/RS)/Lígia Nóbrega (São Sebastião/SP)/Lilian Penteado (Araraquara/SP)/Luciana Alfredo (São Paulo/SP)/Luciano Salles (Araraquara/SP)/Luisa Libardi (Piracicaba/SP)/Luiz Gobeth Filho (Piracicaba/SP)/Maicon Medeiros (Limeira/SP)/Malu Azevedo (Curitiba/PR)/Manuela Lowental Ferreira (Araraquara/SP)/Marcela Campos (São Paulo/SP)/Marcelino (Araraquara/SP)/Marcelo Araujo (Piracicaba/SP)/Márcia Agostini (São Paulo/SP)/Márcia Del Fiore (Águas da Prata/SP)/Márcia Misawa (São Paulo/SP)/Márcio Fernandes Dias (Mogi das Cruzes/SP)/Marco Braga (São Paulo/SP)/Margarete Dian (Araraquara/SP)/Margarete Kuhn Aerts (Porto Alegre/RS)/Margarete Zenero (Piracicaba/SP)/Maria Celeste (Araraquara/SP)/Maria Helena Piratelli (Araraquara/SP)/Mariah Ventura (Araraquara/SP)/Maria Inês Lukacs (São Paulo/SP)/Maria Lúcia Panizza (Jundiaí/SP)/Matheus Souza (Americana/SP)/Mauren Jardim Gomes (Porto Alegre/RS)/M. Clarice Sarraf (São Paulo/SP)/Milena Morvillo (Dourados/MS)/Miranda (Ribeirão Preto/SP) /Nicolielo (Nova Europa/SP)/Nina Esteves (Campinas/SP)/Olimpio Franco (Ribeirão Preto/SP)/Padilha (Araraquara/SP)/Paloma Saints (Matão/SP)/Pato (Guarulhos/SP)/Paulette (São Paulo/SP)/Penteado Neto (Araraquara/SP)/Pietra Verbena (Araraquara/SP)/Pinduca e Lizandra da Silva Santos (Araraquara/SP)/Rampazzo (São Paulo/SP)/Renato Moraes (São Paulo/SP)/Ricardo Fernandes (Araraquara/SP)/Rocco Antonio Caputto (Piracicaba/SP)/Ronaldo Boner (Araraquara/SP)/Roger Vianna (Barra de São João/RJ) /Rosana Ferranti (Arujá/SP)/Ruy César (Araraquara/SP)/Silvia Dionísio (Piracicaba/SP)/Sonniawhite (Fortaleza/CE)/Susanne Schumacher (São Paulo/SP)/Valle Fausto (Araraquara/SP)/Vanilda Elero (São Paulo/SP)/Virginia Nicoletti (Piracicaba/SP)/Wanda Salgado (Araraquara/SP)
Zeti Muniz (Mogi das Cruzes/SP)
sexta-feira, 8 de maio de 2015
Assinar:
Postagens (Atom)