FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Frontispício comemora sucesso em 2009


» Publicada em 30|12|09


Formado há menos de um ano, grupo de artistas mogianos já se tornou conhecido na cidade e antecipa seus planos para 2010
Marcelo Alvarenga 19.09.2009
Balanço: Ao todo, o grupo promoveu sete eventos culturais no Beco do Sapo, além de exposições em espaços diversos e o lançamento da primeira Pinacoteca Particular do Alto Tietê
Em 2009, Mogi viu surgir um novo grupo de artes na cidade, formado por artistas que têm um ideal em comum: promover a cultura no município e a aproximação com o público. Trata-se do Frontispício, que foi lançado em maio passado e, desde então, não parou mais.

Atualmente, o grupo conta com 23 integrantes, entre artistas plásticos, escritores, músicos, desenhistas e atores, veteranos ou iniciantes. Alguns nomes, inclusive, já são conhecidos da população, como os artistas plásticos Zeti Muniz, Enzo Ferrara, Adelaide Lawitschka Swettler, Marineis Dias e Nerival Rodrigues, o maestro da Corporação Musical Santa Cecília, Manasses Maximiliano Santos, e a poetisa Elza Meirelles Chola.

Em menos de um ano, o Frontispício já coleciona eventos na cidade. Só no Beco do Sapo - travessa que liga as ruas Senador Dantas e Coronel Cardoso de Siqueira, no centro de Mogi -, o grupo promoveu sete ações culturais com exposições de telas, desenhos e esculturas, apresentações musicais e de poesia, dentre outras manifestações artísticas. Tudo ao ar livre e de graça. "A arte de rua é o encontro mais forte do artista com o público", define um dos idealizadores do grupo, Zeti Muniz.
Além disso, o grupo inaugurou em agosto a 1ª Pinacoteca Particular do Alto Tietê, que funciona no Espaço Oásis (rua Brás Cubas, 258, no centro de Mogi) e reúne mais de cem obras de diversos estilos, como arte acadêmica, naïfe, espatulado e abstrato. Todos os trabalhos são assinados por artistas da região e podem ser vistos gratuitamente, de segunda a sábado, das 11 às 15 horas. "Para o mogiano que gosta de arte, esta é mais uma opção. A pinacoteca reserva também um espaço para descanso e leitura. Em breve, teremos no local palestras e saraus só com artistas regionais", adianta Muniz.
Para 2010, o artista revela ainda outros planos do Frontispício, que incluem exposições temáticas e, pelo menos, dez eventos no Beco do Sapo; no carnaval, o grupo se desloca até o distrito de Sabaúna para participar dos tradicionais desfiles de bonecões de rua, cuja organização é de Marineis Dias, e, em março, os artistas irão expor no Centro de Cidadania e Arte (Ciarte).

Nenhum comentário:

Postar um comentário