FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

domingo, 29 de agosto de 2010

reportando os valores

Artes plásticas
"Convidar os artistas por e-mail é o mesmo que dar tapinha nas costas
José Antônio de Morais

O J.A.M. estava andando pelo centro de Mogi das Cruzes e, ao passar em frente à casa de Inocêncio Candelária, notou que a porta estava aberta e os cômodos vazios. Resolveu entrar para dar uma olhada. No chão, estava o arquivo que tanto ele me mostrava sobre os poetas, livros, anotações, cartas, jornais encapados, souvenirs de guerra dos pracinhas, manuscritos, tudo estava amontoado como lixo contra a parede. Tirei uma foto, gastei dinheiro, sola de sapato e saliva, e não consegui salvá-los.
O Lúcio Bittencourt, em suas compras pelos ferros-velhos da cidade, encontrou, certa vez, medalhas, placas, troféus, bibelôs comemorativos do intelectual mogiano Isac Grinberg, que haviam sido vendidos ao comprador.

Como deve ser fria a grama do chão nos invernos chuvosos dos mogianos nos dias de hoje?
Ao ler a nota da contracapa do jornal, pensei que o fantasma do Idalício estivesse participando das licitações na Câmara Municipal, mas era o filho dele...

Mauricio Chaer volta a falar do Centro Cultural para as câmeras de televisão. "A louça suja vai se acumulando e no final não apareceu ninguém para lavar."
Citou Chavedar como testemunha dos nossos sonhos de artistas plásticos.
Ivone Marques, mais uma vez, empresta a sua voz para a classe artística e rompe o silêncio intelectual desta cidade e fala da importância dos centros culturais na vida dos cidadãos e o desenvolvimento profissional das artes.
O Frontispício, grupo de artistas plásticos, poetas e escritores, desde o aniversário de Mogi do ano passado, não teve espaço, nada para os artistas, que já estavam em ritmo de comemoração dos 450 anos, planejando expor no Centro Cultural de Suzano em resposta à frase que inaugurou o mandato: "Se você quer Centro Cultural, vai para Suzano, lá tem!". Na antiga Grécia, os demagogos eram aqueles que davam pão e circo ao povo.

Em 2001, a Associação dos Artistas Plásticos de Mogi, em protesto, realizou a "I Bienal de Artes do Alto Tietê" em um cemitério vertical no "Memorial do Alto Tietê", localizado entre Mogi e Suzano.

Dez anos se passaram, desde o lançamento da Bienal, e agora vem aí a "IV Bienal". Mas, ainda, à espera do sonhado Centro Cultural, infelizmente o evento vai ser realizado em outro espaço.
Dez anos se passaram, desde que a Associação dos Artistas Plásticos de Mogi convidou o artista plástico Barros, o Mulato, para participar do encontro com o secretário de Cultura e toda a classe artística. Durante o projeto "Panorama Cultural Boygiano" falamos com o prefeito, presidente da Câmara, vereadores e assessores e cabos eleitorais para que gravassem o depoimento humano de pessoas que nasceram no início do século XX e são a memória viva de nosso processo histórico cultural.

A memória de Antônius Joséphus Marias van De Wiel cabe à AMAV, ao Frontispício, ao Grupo Amigos na Arte, porque fala-se que o ateliê onde nasceu a AMBA será vendido e a família vai embora para São Paulo e quem quiser se preocupar com nossa história...

Em 2003, o Nerival e a Cida nomearam vários diretores para a montagem do Salão Pré-Bienal de Artes do Alto Tietê, que foi realizado no estacionamento do D´Avó Hiper de Mogi.

Ligamos para o Kikko de Mello e o convidamos para participar da associação e da Bienal, e ele se limitou a dizer que "gosto muito da AnaMarB" (...)
O grupo de artistas plásticos que lutou para tirar o artista plástico da sarjeta, praças, halls de entradas, saguões, corredores, escolas, universidades, bancos, bares, boates, boutiques, hospitais, restaurantes e pizzarias .

Depois de mais de 500 exposições dos grupos coletivos de artes plásticas de Mogi, vão comemorar a "Cidade Histórica com M´Boiji" no corredor de expansão do Mogi Shopping
sobre cavaletes e um catálogo de anúncios.

Nerival garante que a "IV Bienal" vem aí sem fronteira para as Artes.


J.A.M - josé Antônio de Morais é artista plástico e colabora com o Mogi News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário