As aventuras de Ernesto "Che" Guevara foram adaptadas para "Che: una biografía gráfica", uma história em quadrinhos que descreve a trajetória do revolucionário argentino em nove capítulos, desde sua infância, sua viagem de motocicleta pela América do Sul, até sua morte, aos 39 anos, numa aldeia boliviana.
Escrita por Sid Jacobson e ilustrada por Ernie Colón, a revista foi publicada em espanhol com traços de desenho animado. A dupla também foi responsável por uma bem-sucedida adaptação para os quadrinhos das investigações nos Estados Unidos sobre os atentados das Torres Gêmeas de Nova York.
Diários de motocicleta
O roteiro destacou o período compreendido entre 1950 e 1967, quando "Che" desenvolveu seu discurso político. Nos primeiros capítulos, os quadrinhos narram a viagem que o então jovem médico e seu amigo Alberto Granado realizam desde Córdoba (Argentina) até Caracas, e que inspirou o filme "Diários de motocicleta", de Walter Salles.
O projeto foi baseado nos registros escritos pelo próprio Guevara em seus diários e aborda o contexto político dos séculos XIX e XX dos países da América Latina, desde a Argentina de Juan Domingo Perón até o México do presidente Lázaro Cárdenas.
A história em quadrinhos também conta o período cubano de "Che". Inclui-se aí seu desembarque na ilha a bordo do "Granma", em 1956, junto a Fidel e Raúl Castro, seu vital triunfo para a Revolução Cubana em Santa Clara, sua crítica ao capitalismo e seu percurso pela Europa para conseguir apoio econômico a Cuba.
Os capítulos finais relatam a desventura de Guevara e sua guerrilha no Congo e o que seria seu último projeto: a conquista da Bolívia.
Outra biografia em quadrinhos de Ernesto Guevara, assinada pelo argentino Hector Oesterheld e os desenhistas uruguaios, pai e filho, Alberto e Enrique Breccia, foi lançada no Brasil em 2008 pela editora Conrad.
Nenhum comentário:
Postar um comentário