Da Reportagem Local
Primeiro dia de 2011 e o ano promete ser excelente para a Cultura mogiana, é o que indica o balanço feito pelo secretário municipal de Cultura, José Luiz Freire de Almeida, que nos contou o que virá pela frente nessa área.
À frente da Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes desde 2009, de acordo com ele, o grande desafio do cargo é atender culturalmente a população, aos anseios dos artistas e manter uma política cultural democrática conforme o orçamento. Ele salienta que o mais difícil é agradar a todos, até os que não são tão envolvidos culturamente.
José Luiz faz um comparativo entre os anos de 2009 e 2010. O ponto de partida é a reforma do Teatro Vasques. Segundo o secretário, o local bateu os recordes de público, espetáculos e sessões realizadas.O balanço apresenta que o espaço funcionou 26 dias por mês, com uma média de 33 espetáculos. A plateia de 2010 foi de 116.080 pessoas.
Outro projeto levado com bastante carinho e atenção é o Pirimpimpim, que traz apresentações de peças infantis todas as quartas-feiras em dois horários. Em 2010, esse programa recebeu 23.310 crianças, em 70 sessões por ano.
Além disso, não podemos deixar de citar os projetos e apresentações de dança, da Virada Cultural, Circuito Cultural, Mapa Cultural, Festivais de Teatro, Arte Vai à Praça, dentre outros. Além da Expo Mogi, Sexta do Riso, Festival de Inverno, Carnaval e Salão da Primavera.
Contudo, de antemão, nos contou alguns dos trabalhos que podem fazer parte do novo cenário cultural de Mogi a partir deste ano, como Polos Culturais, com realização de oficinas nos bairros, Tenda Cultural, Concursos de Literatura e Salão de Artes Plásticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário