FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Exposição e festa celebram religiosidade afro no MAP de Diadema


ImprimirE-mail

- As cores, luzes, sombras, movimentos e a fé dos terreiros de candomblé e umbanda de Diadema poderão ser conferidos nas fotografias que compõem a exposição "Agô!" organizada no Museu de Arte Popular (MAP) de Diadema. A mostra, que é um trabalho do fotógrafo Marcello Vitorino, será aberta nesta quarta-feira (2), às 19h.

A data celebra Iemanjá, orixá cultuada pelas religiões afro e a exposição será realizada em conjunto com a 3ª edição da festa Águas de Iemanjá.

Foram selecionadas 31 imagens no formato 50 x 75 cm e um painel com espelhos e 81 fotos de 10 x 15 cm. Vitorino percorreu terreiros das nações Queto, Angola e Jeje-Nagô da região do ABCD com o objetivo de registrar manifestações da religiosidade afro e toda a sua beleza. As fotografias ficarão expostas até 19 de março, sempre a partir das 13h, de terça a sexta até às 19h, e aos sábados até às 18h. A entrada é gratuita.

A palavra "Agô!" quer dizer "licença" na língua Ioruba e dá nome ao trabalho de mais de dez anos de Marcello, que a entoava quando entrava nos terreiros. O fotógrafo, natural de Santo André, já tinha interesse pela relação do homem com o sagrado, registrando procissões e outras manifestações até se interessar pelas religiões afro. "Percebi que esse é um universo muito rico", explica Vitorino, que espera que a mostra seja uma forma de dar retorno ao público que o acolheu. Completando a exposição, o MAP irá expor sete obras de seu acervo, compostas por vestimentas, paramentos e adornos de imagens de Iemanjá.

Simultaneamente à festa haverá uma apresentação de dança do grupo da Comunidade Negra do Campanário, com apresentação das tradicionais "Puxada de Rede", "Dança de Exu" e o "Toque para Iemanjá", ritual em que meninas irão depositar as oferendas num barco confeccionado para a celebração. Este ano, na festa, serão utilizadas flores de papel e outros materiais biodegradáveis no lugar das plantas de plástico.

Iemanjá é uma das mais populares orixás africanas, sendo considerada mãe de quase todos os outros orixás. É chamada também de "rainha do mar" e relacionada com a maternidade, fecundidade, pescadores e náufragos.

Serviço - Exposição "Agô!" e 3ª edição do Águas de Iemanjá, com abertura no dia 2 de Fevereiro, quarta-feira, às 19h30 - Visitação até 19 de Março, de terça à sexta das 13h às 19h, sábados das 13h às 18h, no MAP (Museu de Arte Popular Centro Cultural Diadema), à Rua Graciosa, 300 - Centro. Tel.: 4051 5408. Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário