FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

sábado, 21 de abril de 2012

Esculturas de Belini Romano

Belini Romano expoe suas esculturas no Sesi Suzano
Produções do artista contemplam acervos particulares de vários Estados brasileiros e do exterior; mostra suzanense traz uma parte das suas obras.
O amadurecimento em sua trajetória artística é reconhecido por meio de suas esculturas monumentais, como o Guardião, em Pindamonhangaba, e o Bandeirantes, em Mogi das Cruzes Um bom artista que se preze não se rende a criações de pequeno porte, embora passe também por ela. O aço, em seu estado natural e rústico, transforma-se em blocos enormes, que, apesar do peso, passam um agradável aspecto de leveza pela elegância das formas e movimentos. O resultado disso o público poderá conferir na exposição de Belini Romano. As suas esculturas feitas em aço carbono e aço inox estarão expostas no Sesi de Suzano, de 25 abril a 25 de maio. Com entrada gratuita, o horário de visitação é das 8 às 20 horas. O centro cultural suzanense fica na avenida Senador Roberto Simonsen, 550, no Jardim Imperador. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4741-1661.
A mostra reúne aproximadamente 20 esculturas estruturadas em aço carbono e aço inox, produzidas pelo artista entre os anos de 2005 a 2012. As obras medem de 1,20 até 3 metros de altura e ficarão na área externa.A estética e o conjunto das produções são inspirações encontradas por Belini em seu cotidiano, e, ao mesmo tempo, nas aptidões com a técnica de montagem de sucata mecânica. Inúmeras peças de diferentes qualidades de materiais tornam-se imprescindíveis na representação e plasticidade de suas criações, que transitam entre as linguagens figurativas e abstratas. Formado em Artes Plásticas pela Universidade de Mogi das Cruzes, Belini Romano, desde cedo, mostrou interesse em "construir objetos". Ele, inclusive, era conhecido no bairro em que morava pela construção de atabaques, tantans e uma bicicleta equipada com pára-choques, buzinas e espelhos de automóveis. A reutilização dos materiais, o olhar e a sensibilidade são ferramentas fundamentais para o processo criativo do artista.
O amadurecimento em sua trajetória artística é reconhecido por meio de suas esculturas monumentais, como o Guardião, instalado na rodovia de acesso de Pindamonhangaba, e o Bandeirantes, em Mogi das Cruzes. As suas produções contemplam acervos particulares de vários Estados brasileiros e também do exterior.