FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

SESC É TUDO DE BOM EM MOGI


Prefeitura confirma negociação de unidades do Sesc e Senac
Entraves como questões de terrenos devem ser superados para a concretização da parceria
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
Prefeito Bertaiolli admitiu a retomada das tratativas com a Fecomércio ontem durante visita a obras de uma praça de esportes no Mogilar
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) admitiu ter retomado as negociações de possível parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio) para implantar na cidade uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), além de um espaço para o Serviço Social do Comércio (Sesc).
As tratativas, segundo adiantou Bertaiolli ontem durante visita a obras de construção de uma praça de esportes no Mogilar, devem ocorrer nos mesmos moldes do que foi decidido com a Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp) para a construção de uma nova escola do Serviço Social da Indústria (Sesi), além de segunda unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) - ambas em César de Souza. Ou seja, a Prefeitura doará o terreno, enquanto a entidade arcará com os recursos para a construção ou a reforma do imóvel doado e a aquisição de equipamentos.
"Mogi das Cruzes sempre teve interesse em ter unidades do Sesc e Senac, mas alguns entraves burocráticos impediram a concretização desse projeto. Nas últimas semanas esse projeto ressurgiu e vamos tentar novas medidas", disse Bertaiolli, sem dar detalhes das negociações que têm como intermediário o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região do Alto Tietê (Sincomércio), Airton Nogueira.

O dirigente sindical confirmou o interesse da direção da Fecomércio na implantação das duas unidades em Mogi, o que demandaria investimentos na ordem de R$ 15 milhões apenas para a unidade do Senac. Os recursos para o Sesc não foram revelados. Nas próximas semanas, representantes da administração municipal e do Departamento Jurídico da Fecomércio devem se reunir para discutir a formalização do acordo.

Entraves
Conforme apurou o Mogi News, entre os entraves a serem resolvidos - em especial para a vinda do Senac - estaria a regularização de parte da área na rua Flaviano de Melo, esquina com a rua Tenente Manoel Alves, no centro. O terreno, que fica ao lado do Terminal Central, pode ser cedido temporariamente mediante a autorização da Câmara. Outra opção seria a formalização de concessão administrativa do imóvel para finalidade educacional.