FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

quinta-feira, 13 de setembro de 2012


MAP exibe exposição do artista plástico Enzo Ferrara

Mostra homenageia os 18 anos de carreira do artista e fica até 29 de setembro

Autor: Maíra Brandão
Fonte: PMD
Retrato de Carmem - 2009
Retrato de Carmem - 2009
Crédito: Divulgação
Imagine o Saci, uma Gueixa, um gato de três olhos e o Monstro de Fukushima como personagens da mesma obra. Este é o tema de uma das obras do artista plástico Enzo Ferrara, que estará retratada na exposição “Olhos Naïfs - O Tradicional no Contemporâneo”, que será aberta no próximo dia 6 de setembro, quinta-feira, às 19h, no Museu de Arte Popular (MAP) de Diadema.

Até 29 de setembro, de terça a sexta, das 10h às 19h e aos sábados, das 13h às 18h, os visitantes poderão apreciar a exibição, que acontece em comemoração aos 18 anos de carreira do artista plástico Enzo Ferrara. As 18 obras retratadas, entre pintura em tela e cerâmica, expressam o olhar do autor para o mundo contemporâneo urbano, como forma de estimular o diálogo entre o tradicional e o contemporâneo.

A mostra traz obras como “Nossa Senhora do Bom Sucesso”, feita sobre cartolina em 1998, início da carreira do autor, mas nunca fora exposta. “Paróquia de Nossa Senhora de Piraporinha” é uma das duas obras do artista plástico Enzo Ferrara que já fazem parte do acervo do MAP e que representa a ligação dele com a região do ABC. A imagem de São Benedito Mogiano, feita em 1940 e restaurada este ano pelo artista plástico, também compõe a mostra.

Frontispício - Enzo Ferrara faz parte do “Frontispício”, um grupo de artistas de Mogi das Cruzes, São Paulo, que tem como lema “a arte de estar na frente para representar algo”. Além de artes plásticas, o grupo desenvolve arquitetura, literatura, artesanato, artes populares, cinema, dança, teatro, contação de histórias infantis e outras manifestações culturais populares.

Também fazem parte da equipe os artistas Nerival Rodrigues, Zeti Muniz, Marineis Dias, Enzo Ferrara, João Ruíz, Alaide Reis, Aretusa Brandão Brito, Adelaide Lawitschka Swettler, Milton Martins, Linda Fuga, Frans Paulo, a dançarina Claudia Yohanna, o escultor Nico Pereira e os escritores Aureo Malaquias e Elza Meirelles.

Serviço

Exposição “Olhos Naïfs - O Tradicional no Contemporâneo”, de Enzo Ferrara

Abertura: Dia 6 de setembro, segunda-feira, às 19h

Visitação: Até 29 de setembro, de terça a sexta, das 10h às 19h e aos sábados, das 13h às 18h

Local: Museu de Arte Popular (MAP)

End.: Rua Graciosa, 300, Centro - Tel.: 4051-5408