FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

sábado, 29 de dezembro de 2012

tudo novo na cultura mogiana

ANO NOVO COMEÇA PARA CULTURA MOGI CRUZENSES COM NOVIDADES.
NOVO secretário:MATEUS SARTORI
NOVO Endereço: Rua Coronel Souza Franco, n.º 993(1ºANDAR) Centro Histórico, Mogi das Cruzes - SP
Construído em 1860, sediou a Câmara Municipal até 1929. Com a saída da Câmara, abrigou a Escola Normal, o Ginásio do Estado, a Escola Técnica Industrial,ESTUDOS ODONTOLÓGICOS DA UMC e, atualmente sedia o Arquivo Histórico "Historiador Isaac Grinberg", Biblioteca Pública Municipal "Benedicto Sérvulo de Sant'Anna", Divisão de Preservação do Patrimônio Histórico e Conhecimento e o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico e Paisagístico de Mogi das Cruzes - COMPHAP. Edifício com características de estilo neoclássico, apesar da utilização de técnica típica do período colonial. Obra edificada pelo construtor Veríssimo Afonso Fernandes.

O objetivo da mudança é oferecer aos artistas da cidade e ao público geral um local de mais fácil acesso, com menos movimento e também mais bem localizado. Agora a Secretaria Municipal de Cultura passa a estar inserida no Centro Histórico Tradicional da cidade e fica muito próxima a outros importantes equipamentos, como a Prefeitura Municipal, o Conjunto do Largo do Carmo, o Comando de Policiamento de Área Metropolitano 12 (CPAM-12) e a Santa Casa de Misericórdia. Além disso, a região oferece diversas vagas de estacionamento. 

A alteração permitirá ainda que o Ciarte volte a ser um espaço dedicado exclusivamente a apresentações culturais, oficinas, exposições, capacitações e mostras. Além disso, irão para lá todos os envolvidos com o projeto Canarinhos do Itapety, que até então faziam seus encontros, ensaios e preparações no Casarão do Carmo. A Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, por sua vez, sai do Casarão do Carmo e passa a funcionar no piso superior do Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos.

“Esta mudança vai permitir que o Ciarte volte a ser efetivamente um espaço de cultura, a começar pelos Canarinhos do Itapety, que irão para lá. Essa transferência não foi difícil, porque a acústica do Ciarte já era adequada ao grupo. Além disso, acreditamos que neste novo endereço ficará muito fácil para as pessoas procurarem as equipes da Secretaria de Cultura. O local é mais no Centro, o entorno é menos movimentado, então a idéia é realmente facilitar esse atendimento, tanto para os artistas, como para o público em geral”, destaca o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori. (LMS)