FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Exposição Naïf Eletronic




Exposição: Naïf Eletronic (Exposição de Arte Naïf Contemporânea)
Exposição individual: Enzo Ferrara
Abertura: 04/03/2013
Horário da abertura: 19hrs
Indicativa: Livre para todos os Públicos
Abertura ao Publico: 05 a 29 de março de 2013
Local: CECAP
Endereço: Rua Boa Vista,108, centro de Mogi das Cruzes/SP
Telefone: (11)2819.3776/9 9543.3594/97265.8353
Organizador: Zeti Muniz

A arte Naïf é contemporânea? Na minha e na visão de outros artistas que assim como eu participam do movimento de produção de arte Naïf contemporânea sim. É para mostrar um pouco da produção de hoje, que leva para as salas de exposição as questões, desafios, costumes, tendências e reafirmação de valores do contexto contemporâneo que a exposição de Naïf Eletronic foi pensada.
Nas palavras de Jacqueline Angelo Finkelstein (Presidente/Diretora do Mian/ Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil), que eu tive a oportunidade de conhecer pessoalmente e colher depoimentos, ela declarou: 
“Hoje se chegou a um ponto em que a desconstrução da arte, está tão visível, essa arte de hoje é tão hetéria, flua, ela acaba. Depois de uma exposição raríssimas vezes você consegue levar alguma coisa pra casa. O que sobra da arte de Hoje? A Gente Vê os pintores Naïfs, que continuam a se expressar de uma forma única, valiosa, real e expressiva”.
Serão expostos 15 obras, que abordam o hoje e principalmente contam a história do artista por de trás das obras, suas origens, seus valores e sua sugestão de caminho que a arte Naïf irá seguir em direção ao futuro. “Não é possível dizer hoje que alguma das obras do meu acervo seja inédita, até mesmo aquelas que nunca participaram de exposição, isso acontece por que todas estão disponíveis na internet, no Blog, no Fecebook e em outros aplicativos de relacionamento virtual.
A exposição vem para falar da importância da internet na vida do artista, aliás é por isso que ela tem esse nome de Naïf Eletronic (Naïf Eletrônico), pois o artista do século XXI tem novas ferramentas de trabalho. Antes o artista tinha apenas o cavalete, a tela, as tintas para trabalhar, depois de pronta dependia de um local para expor e de um intermediário para vender, hoje ele tem novas ferramentas de trabalho. Quando estou pintando utilizo a câmera digital para tirar fotos das etapas de produção da tela, que coloco no Facebook, os seguidores acompanham em tempo paralelo a produção da obra, alguns dão até palpite, quando termino a maioria dos seguidores já conhecem o resultado final da obra, mesmo ela não tendo nem se que saído do ateliê. A Figura do intermediário para a venda das obras também ficou no passado, hoje posso vender as obras negociando diretamente com o cliente, negociando melhores formas de pagamente e preços que agradem aos dois lados.
Foi através da internet que fiquei sabendo do 5° Festival Internacional de arte Naïf de Katowice na Polônia e do Festival de Arte Naïf de Jerusalém, festivais que revelam novos talentos e trazem mais visibilidade ao artista. Eu também mantenho contato com o publico que se identifica com as obras e com outros artistas espalhados pelo Brasil e pelo mundo, promovendo um intercambio cultural.
O destaque para a exposição Naïf Eletronic é a obra “Retrato Intimo”, que ganhou o prêmio Incentivo na 11ª Bienal de Naïfs do Brasil em Piracicaba, obra que retrata a figura de Henri Rousseau, grande responsável pela aceitação da arte Naïf como obra de arte, dentro do movimento artístico pós impressionista, ao lado do meu auto retrato. A Obra traz outros elementos como o notbook, a câmera digital e o celular sobre a mesa, símbolos de modernidade e elementos contemporâneos.
A abertura oficial da exposição será também inovadora, não iremos promover um coquetel de abertura, como é tradicional, mas sim nos reunirmos com outros artistas para o lançamento oficial do “Acervo Sem Parede”. Vamos falar o que é, quais são as obras que fazem parte dele, qual será o objetivo e a linha de trabalho.
Já posso adiantar que o acervo sem parede foi criado para a abertura de um museu que atenda a demanda de ofertas de exposição em território regional, criado com mais de 200 peças entre obras de arte, brinquedos populares, objetos de arte ligados a historia e a formação etnocultural brasileira. O acervo de artes chama a atenção pela diversidade, com obras que vão do período de 1949 até 2012, entre elas destacamos os trabalhos de Nerival Rodrigues, Carlos Arena, Lucio Bitencourt, Mauricio Chaer e Carmela Pereira, Meire Lopes, Kewedy Bahia, Josinaldo, Selma Ginez, Marco Aurélio de Almeida e Vagner Zaramelo.
Não poderia ser em melhor local, pois foi no CECAP que começamos a nos reunir, em 2011 para debater sobre a necessidade de se criar um museu em Mogi das Cruzes, de lá para cá muita coisa aconteceu, recebemos uma visita do SISEM/SP (Sistema Estadual de Museus) e um novo caminho foi tomado.

venha e traga a sua família e amigos, a entrada é franca.


Após a oficialização da Criação do Acervo Sem Parede, vamos divulgar as imagens das obras, biografia do Artista e biografias, linha de trabalho dos artistas do acervo.