FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

quarta-feira, 3 de julho de 2013

CORREIOS CULTURAL

Estão abertas as inscrições para Ocupação de Unidades Culturais dos Correios, para os anos de 2014 e 2015. A chamada, aberta nesta segunda-feira (17), tem como objetivo contribuir para a divulgação das mais variadas manifestações artísticas do País, além de consolidar os centros culturais dos Correios como espaços de resgate e preservação da cultura nacional. 
O valor previsto para os patrocínios culturais será de, até, R$ 15,5 milhões. As inscrições ficarão disponíveis até o dia 1º de agosto, no portal dos Correios. Outra novidade do edital é a inclusão do Centro Cultural de São Paulo como sétima unidade na política de fomento à cultura dos Correios.
Podem participar projetos culturais nos segmentos das Artes Cênicas, Dança, Teatro, Artes Visuais, Audiovisual, Humanidades e Música. Os selecionados para compor a grade de programação entrarão em cartaz a partir de março de 2014 e vão até fevereiro de 2015.
As unidades que receberão os projetos são os Centros Culturais de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Fortaleza, Juiz de Fora e Brasília.
Os Correios estão disponibilizando R$ 15,5 milhões para patrocínio cultural no País por meio do edital de ocupação de suas unidades, biênio 2014/2015. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de agosto no site da empresa (www.correios.com.br).
Os projetos, nas áreas de Artes Cênicas – Dança e Teatro, Artes Visuais, Artes Integradas, Audiovisual, Humanidades e Música, serão selecionados para realização entre março de 2014 e fevereiro de 2015, nos seguintes locais: Centro Cultural Correios de São Paulo, Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro, Centro Cultural Correios de Recife, Centro Cultural Correios de Salvador, Espaço Cultural Correios de Fortaleza, Espaço Cultural Correios de Juiz de Fora e Museu Nacional dos Correios, em Brasília.
A seleção deste tipo de projeto nos Correios é feita por meio de editais públicos desde 2004, o que confere transparência à destinação dos recursos, por meio de regras e critérios claros e objetivos para análise e seleção das propostas. Outro benefício é o acesso democrático de produtores e grupos ao processo de seleção de patrocínios.
Com essas ações, os Correios possibilitam o acesso dos cidadãos aos bens culturais, contribuindo para a valorização da memória e da identidade nacional, além de fomentar a cultura do País.