Linda Fuga,Aldair,Duque,Adelaide e Enzo |
“O Zeti Muniz que é meu amigo e também artista me convidou para esta exposição. Resolvi levar telas variadas. Até disse que algumas estão sem moldura, mas ele disse que podemos colocar em cavaletes”, conta o artista plástico que, só em seu ateliê, acumula cerca de mil obras. “É tanta coisa que já não cabe mais lá”, confessa.
Norberto diz que chega a produzir oito telas em um mês e por isso esse volume tão grande. Algumas ele vende pela internet ou a pessoas conhecidas, mas sempre acaba confeccionando mais do que consegue armazenar. Isso porque ele pinta sempre que surge a inspiração. “Pinto o que dá na cabeça. Não sigo uma regra”, diz ele.
No momento, Norberto tem apostado em uma série de flores. “Teve um copo de leite (flor) que fiz bem grande na tela, em destaque, com um fundo escuro. Outras têm folhagens”, conta. Ele ainda diz que gosta de outros temas como natureza morta e paisagens. “Mas o pessoal tem gostado é bastante das flores”, acrescenta.
Adepto à técnica do óleo sobre tela, o artista gosta de imprimir um efeito diferenciado na luminosidade, “brincando” com as cores. Quando uma tentativa não sai da maneira que ele gosta, se desfaz da tela. “Se dá errado rasgo a tela, porque não tem como consertar”, afirma.
Com meio século de carreira, Norberto Duque teve contato com diversos artistas pelo Brasil afora. Entre eles um muito especial. Na verdade uma: Tarsila do Amaral chegou a assinar uma obra dele como uma demonstração de incentivo ao seu trabalho. “Ela disse que para me incentivar a pintar mais ia assinar uma tela minha”, recorda ele, que teve um único encontro com ela.
A última vez que o artista expôs seus trabalhos em Mogi foi no ano passado. Ele levou algumas telas para o prédio da Prefeitura e por lá ficou observando a reação das pessoas. “Ficou lá na parte externa. Foram vários quadros e gosto de saber o que as pessoas acham”, admite ele que após a mostra do Vento Minuano não tem nenhuma outra agendada. “Geralmente não organizo. Mas sempre aproveito as oportunidades”, aponta.
Curiosidade
Linda Fuga,Adelaide e Duque. |
O fato ocorreu no final da década de 60 e até hoje Norberto guarda a tela que retrata retirantes. “Essa obra tem um fundo azul. Ela gostava muito dessa cor. Um tempo depois desse encontro soube que ela ficou doente e logo depois faleceu”.
A Churrascaria Vento Minuano fica na Rua Fernando Costa, 88, Jardim Avenida,Mogi das Cruzes/SP. A mostra pode ser conferida durante o horário de funcionamento do local que é das 10:h as 24:h todos os dias inclusive feriados,até 08 de setembro de 2013.