FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Obras de arte e transporte despertam a curiosidade dos visitantes. Casarão antigo também é atração.


Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano
Em Mogi das Cruzes duas exposições contam um pouco da história do município.
No Centro Cultural Antônio do Pinhal as obras e artistas são o centro da exposição. Outra atração é o próprio prédio que foi construído no século XIX e também desperta a curiosidade dos visitantes.
As paredes são de barro e bambu, o telhado, o piso e a portas originais mostram as características da época. Em uma foto, o visitante conhece os membros da família Pinhal que viveram no casarão. “O casarão se transformou em um ponto de cultura, primeiro pela vontade do neto da família, Paulo Pinhal, que resgatou a casa que não era mais da família porque queria fazer algo mais que era a parte cultural”, explica o artista plástico Zeti Muniz.
Desde então, a casa foi aberta aos artistas da cidade. O evento atual reúne 20 obras de um acervo de 200. O quadro mais antigo é de 1944 do artista plástico, já falecido, Darcy Cruz. Outras peças em destaque são do pintor Nerival Rodrigues em estilo naif e de Olga Nóbrega. “Essa é a oportunidade de conhecer a parte cultural, a produção feita na cidade. Lembrando que eles fazem parte do acervo sem parede e não tem obra só de artistas mogianos. Tem também de artistas de outras cidades a maioria do Estado de São Paulo, da Bahia e até de artistas do sul da África”, diz o artista plástico, Enzo Ferrara.
Ferrara destaca que as esculturas também têm espaço na exposição. Uma delas, ele resgatou de um ferro velho. É a cabeça de uma santa do escultor Maurício Chaer que ficava exposta no Largo do Carmo em 2004 e foi quebrada.
No distrito de Brás Cubas, os mogianos podem visitar um Centro de Memória e Cultura de uma empresa de transportes. No espaço de 900 metros quadrados painéis fotográficos mostram como era a Mogi das Cruzes da década de 50. Os visitantes podem conferir também as primeiras máquinas da empresa, carimbos e até os crachás de funcionários antigos. “Começamos um programa com as escolas municipais. Em 2012 cerca de 3 mil alunos nos visitaram e 2,8 mil esse ano. Queremos expandir para escolas estaduais. Durante a visita, os estudantes ouvem palestras de funcionários, ganham gibi com a nossa história e sabem sobre empreendedorismo”, explica o diretor de comunicação, Fábio Veloso.
Centro Cultural Antônio do Pinhal
Endereço: Rua Boa Vista, 108, Centro, Mogi das Cruzes
Informações: 2819-3776
Centro Júlio Simões
Endereço: Avenida Saraiva, 400. Brás Cubas, Mogi das Cruzes