FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Meta é reforçar o diálogo em 2014


Mateus Sartori diz que o ano já começa com boas novas, como é o caso do Festival de Verão, que terá atrações musicais conhecidas do grande público / Foto: Gustavo Rejani

“O saldo é positivo, mas ainda não estou satisfeito”. Essa é a avaliação que o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, faz de seu primeiro ano no comando da Pasta. Segundo ele, praticamente tudo o que foi planejado pôde ser concretizado. Agora, nesse 2014 que se inicia, a ideia é ampliar projetos, implantar outros e continuar a promover um diálogo aberto com a classe artística e a população.
“Esse primeiro ano foi de aprendizado, para entender como as coisas funcionam. Ainda tem muito a ser feito e vamos manter esse diálogo para atender às solicitações e prestar  contas”, avisa Mateus que já promete para esse mês uma novidade na programação cultural da Cidade, o Festival de Verão.
O evento é semelhante ao Festival de Inverno Serra do Itapety, realizado sempre em julho. Em uma versão mais reduzida, do dia 23 a 31 deste mês, a iniciativa contará com uma série de atrações musicais, inclusive de artistas conhecidos do grande público - os nomes ainda não foram revelados. “Nos próximos anos a intenção é ampliar e contar com oficinas artísticas como acontece no Festival de Inverno”, avisa o secretário.
Ainda em janeiro será aberta oficialmente a Casa do Hi Hop de Mogi das Cruzes. “Conseguimos esse espaço para os artistas do movimento e depois fizemos uma reforma. Aconteceram algumas atividades por lá, mas agora é a abertura oficial”, conta Mateus. A entrega do local, que fica na área central da Cidade foi feita em abril de 2013.
Além de ser mais um espaço para a promoção de eventos na Cidade, a Casa é como um reconhecimento desse movimento que ganhou respaldo na gestão atual. Também será definido a partir de agora, como acontecerá a gestão do endereço. “A ideia é uma parceria com a Associação Mogiana de Hip Hop, mas ainda vamos ver direitinho como vai ficar”.
 Inscrições Ainda neste mês é possível fazer a inscrição para a Corte do Carnaval 2014. A eleição acontecerá no dia 31 e todas as informações podem ser obtidas na secretaria. Até amanhã os artistas da Cidade também podem realizar o cadastro na Pasta, a fim de participar dos chamamentos públicos para eventos.
A Secretaria agora fica no piso superior da Biblioteca Municipal “Benedicto Sérvulo de Sant´Anna”, na Rua Coronel Souza Franco, 993.
 Ampliação de projetos Em 2014 o projeto Canarinhos do Itapety será levado para outras escolas da Cidade. Os pequenos também devem ser contemplados com o projeto Núcleos Criativos com a realização de diversas atividades artísticas como o grafite, por exemplo.
A Banda Santa Cecília que recebe subvenção da Secretaria também contará com novidades. Ela passa a ser gerenciada pela Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes que também é responsável pelo coro Canarinhos, banda Boigy, Orquestras Sinfônicas Jovem e também a infantil que deve entrar em atividade em março. “A ideia é atender a uma faixa etária que não estávamos atendendo”.
A Expo Mogi que foi realizado em três dias, no ano de 2014 volta a contar com quatro dias de festa para celebrar o aniversário da Cidade, no mês de setemnbro.
 Mudanças na Virada Cultural Em 2014, a Virada Cultural em Mogi acontecerá nos dias 24 e 25 de maio. Quanto a estrutura, os palcos devem continuar a ser montados nos mesmos endereços – inclusive o principal permanece em frente à Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), no Centro Cívico. Já a programação terá algumas mudanças.
De acordo com o secretário, o número de atrações será reduzida, porém os artistas terão mais tempo no palco. “A redução é para melhorar o cachê e deixar que as apresentações durem mais”, explica Mateus. Ele ainda disse que manifestou ao Governo de São Paulo – responsável por enviar as atrações principais – a vontade da Cidade receber espetáculos e shows mais populares. “Dissemos que não precisamos receber um show internacional, mas gostaríamos de uma programação popular”.
Novidades no Pirimpimpim
Todos os projetos anuais deverão ser mantidos pela Secretaria de Cultura. Alguns ainda terão novidades como é o caso do Pirimpimpim. A iniciativa que contempla o público infantil com a exibição de espetáculos teatrais, gratuitamente,  agora passará a oferecer atrações de outros segmentos como a música e a dança.
“Em 2013 o projeto já foi ampliado, pois levamos o teatro aos bairros periféricos. Também oferecemos outras linguagens dentro do teatro e não só o institucional, das peças clássicas”, aponta Mateus. Ainda assim as exibições de espetáculos continuam a serem realizadas no Teatro Vasques, todas as terças-feiras.
 Museu Em 2013 muito se falou da necessidade de criar um Museu de Arte. Agora ele está próximo de se tornar uma realidade, porém não exatamente da forma como espera a classe artística. Isso porque, o espaço mais cotado -o antigo prédio da Telefônica no Centro, hoje comandado pela Vivo -, ao que tudo indica, precisa de reformas.
Outra questão em discussão é se o endereço será direcionado a um Museu ou a uma Galeria. “Vamos fazer o que a população quiser. Já tivemos um encontro com artistas plásticos e até eles estão divididos quanto a função desse espaço. Mas já avisamos que se for um museu vamos contratar um curador para definir o que entra ou não”, diz Mateus.
Segundo ele, um dos andares do prédio ainda pode receber o acervo da Biblioteca. “Hoje temos cerca de 20 mil títulos sem lugar adequado para armazenar. Também poderíamos montar uma biblioteca com melhor acessibilidade”, diz.
 Orçamento Quando assumiu a gestão da Secretaria Municipal de Cultura, os recursos eram restritos. Agora em 2014, Mateus volta a enfrentar o mesmo problema. O orçamento foi reduzido e não passa muito dos R$ 5 milhões. No entanto, Mateus acredita que encontrou um meio para driblar essa dificuldade.
“Não tem jeito, é preciso reduzir os gastos”, conta ele que conseguiu, por exemplo, negociar a vinda de grandes shows conversando diretamente com produtores ou diminuindo o número de apresentações musicais contratadas nas praças, por exemplo. Ainda assim ele garante que a programação continuou movimentada e o mesmo deve acontecer durante todo o ano de 2014.
 Público/Internet Muitos mogianos ainda se queixam de uma programação cultural pouco atraente. Alguns ainda dizem que a divulgação não é eficaz. O secretário não concorda. Ele ressalta que hoje a Secretaria está nas principais redes sociais possibilitando ao público o acesso a toda programação. Além do mais, no site www.cultura.pmmc.com.br é possível encontrar a agenda de todos os meses.
Hoje a Cidade conta com diversas parcerias o que propicia a entrada franca para espetáculos e shows elogiados por público e crítica.  Pelo Governo do Estado, por exemplo, Mogi recebe projetos como a Virada, o Circuito Cultural Paulista – que traz atrações de diversos segmentos gratuitamente -  e o Sessão de Cinema Pontos MIS - Museu da Imagem e do Som. “Até pedem outros projetos mas como já recebemos esses não temos acesso”, comenta o secretário.(Mariana Nepomuceno)