FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

JORNAL MOGINEWS/VARIEDADES

Gabriela Pasquale
Da reportagem local
A vontade de tornar a arte mais acessível ao público e promover um resgate das belezas antigas de Mogi é o que têm movido o Grupo Frontispício das Artes. Composto por artistas plásticos mogianos, a equipe inicia o ano com uma exposição de 20 artistas e 120 obras na Galeria Sarah. A mostra, que iniciou no fim do ano passado, continua a todo vapor e está prevista para permanecer no local até depois do Carnaval, porém, ela pode se estender. 
A Galeria Sarah está localizada na rua Coronel Souza Franco, no centro de Mogi. A exposição pode ser conferida no horário comercial, das 9 às 18 horas. A entrada é gratuita. 
Além de ter a oportunidade de apreciar os quadros expostos no local, o público pode participar de oficinas de pintura, ministradas pelos artistas do coletivo. De acordo com o artista plástico Zeti Muniz, presidente do Frontispício e membro do Conselho Municipal de Cultura de Mogi das Cruzes, para participar dos cursos, basta entrar em contato com os membros do grupo. "Feito isso, combinamos os materiais que serão utilizados ao longo da aula. O mais importante deste contato é poder ter os alunos próximos de nós e disseminar as artes plásticas", revela.

Outra novidade que o grupo reserva para este ano é o Museu a Céu Aberto, uma iniciativa em que os artistas plásticos pintam as paredes dos espaços públicos de Mogi, com cenas do passado da cidade. "A nossa ideia é resgatar as memórias de Mogi das Cruzes por meio da arte. O primeiro espaço a ser pintado é a parede de uma pizzaria na rua Senador Dantas. Depois, nosso próximo objetivo será pintarmos o muro da Estação Estudantes, em parceria com os grafiteiros da cidade, e fazermos o mesmo na área externa do Cemitério São Salvador", comenta. 

Expectativas
O desejo de ter um centro cultural destinado a todos os tipos arte ainda é uma vontade do Frontispício. "Estamos na expectativa desse prédio, que o chamamos, agora, de Marco Zero, onde era a antiga Telefônica. A Galeria Sarah está próximo ao local. Em breve, a Prefeitura de Mogi vai liberar um espaço, que já está sendo arrumado, para que possamos expor as nossas obras. Acreditamos que, passando o Carnaval, vamos inaugurar o espaço. A nossa luta é a formação de público", aponta o artista plástico.