FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

sexta-feira, 14 de maio de 2010

FRONTISPÍCIO NOS QUADRINHOS

PERSONAGENS Cartunistas Marcio Fernandes e Marco Aurélio ministram palestras na 1ª Feira de Quadrinhos, que conta com exposição de revistas raras e novidades, além de visitas monitoradas pelo desenhista Victor Wuo

Francinete Gonçalves passava em frente ao Centro de Cidadania e Arte (Ciarte), quando percebeu uma movimentação diferente. Curiosa, entrou e avistou uma série de ilustrações expostas no saguão. Foi informada que a mostra era parte da 1ª edição da Feira de Quadrinhos, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura. E mais, poderia participar de uma oficina de histórias em quadrinhos. Fez duas inscrições. Para ela, no período da tarde, e para o filho Paulo, no horário da manhã. A exemplo deles, os mogianos interessados em conhecer um pouco mais deste universo das artes têm hoje, amanhã e sábado para participar do evento.

Além de oficinas, o público confere palestras, exibição de animes, desfile de cosplay (pessoas fantasiadas de personagens), reprodução de quadrinhos raros, ilustrações de artistas locais, entre outros. De acordo com Victor Wuo, coordenador de projetos da Secretaria, a ação é inédita e deve constar novamente no cronograma de atividades da Pasta, no ano que vem. "Nosso objetivo é mostrar os talentos que temos por aqui e ainda incentivar os jovens que estão começando a seguir adiante", conta.

Além da Francinete, a moça de 35 anos que entrou por acaso no Ciarte, outras 10 pessoas participaram da primeira oficina do evento, realizada na última terça-feira. Assim como ela, todos parecem ter saído satisfeitos da aula, que durou quase uma hora. Os motivos que levaram cada um deles à atividade eram os mais diversos. "Só tinha desenhado na época da escola. Queria aprender algo diferente, para brincar com as crianças. Por isso também inscrevi meu filho Paulo, de 12 anos", diz Francinete.

Na mesma mesa que ela, João Gabriel de Oliveira Morais, 12 anos, olhava os desenhos trazidos pelo professor Marco Aurélio para a aula. O menino, apesar da pouca idade, acredita que o ensinamento adquirido naqueles minutos será de grande valia para aperfeiçoar suas técnicas de desenho. "Faço curso desde os 9 anos de idade. Já fiz de desenho artístico e agora mangá. Achei boa a maneira como o professor explicou e penso em seguir carreira no futuro", adianta.

Cuidadosamente, Andressa Janayna Aragão Barbosa, de 23 anos, guardou os desenhos feitos na oficina. Assim como a maioria dos que estavam ali, o lápis e o papel são companhias desde a infância. Ela nunca fez curso e por isso se entusiasmou com o que viu. "Quando era criança, a professora até me ‘explorava’ porque eu desenhava bem", lembra, rindo. Mas para ela, melhor do que aprimorar técnicas é estabelecer contato com profissionais da área. "É legal para saber o que eles passaram, o processo, o mercado de trabalho".

Flavia Cristina de Sales Teles da Fonsceca, 15 anos, também era só elogios à iniciativa. "Faço a oficina de desenho lá no Casarão do Carmo e hoje nos convidaram para vir aqui. Gostei bastante, é bem dinâmico". No papel, o resultado eram figuras formadas a partir dos numerais.

A Feira de Quadrinhos de Mogi das Cruzes poderá ser visitada até o próximo sábado. As atividades são realizadas o dia todo e não é preciso pagar qualquer taxa para participar. O Ciarte fica na Rua Doutor Ricardo Vilela, 69, Centro. Informações pelo telefone 4799-4040.




Nenhum comentário:

Postar um comentário