sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Milo Manara fez desenho para cartaz da Rio Comicon
Desenhista italiano virá para a conferência de quadrinhos e cultura pop.
Evento acontece no Rio, em novembro, e já tem ingressos à venda.
O desenhista italiano Milo Manara, que virá para o Brasil para o Rio Comicon 2010, fez o cartaz para o evento. A conferência de quadrinhos e cultura pop acontece na estação da Leopoldina, no Centro do Rio, entre os dias 9 e14 de novembro.
Além de Manara, a contará com nomes internacionais como os ingleses Kevin O'Neill, que trabalhou com Alan Moore na série “A liga extraordinária”, Melinda Gebbie, que além de desenhista é mulher do próprio Moore, e o editor Paul Gravett, que trabalha com Neil Gaiman e também com Alan
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Neste semana “Tem Saci na Praça”
Denominado "Tem Saci na Praça" o evento articulado pela Secretaria Municipal de Cultura em sua segunda edição, conta com a participação de artistas plásticos, atrações musicais e contação de histórias. A proposta é de atingir alunos da rede pública e privada de ensino, com idades entre sete e 11 anos. "Mas o público em geral também pode participar, já que todas as atividades são gratuitas", aponta o bibliotecário Auro Malaquias dos Santos, um dos responsáveis pela organização da programação.
Todas as atividades serão realizadas no Centro de Cidadania e Arte (Ciarte) e na Praça Oswaldo Cruz. O cronograma começa às 13h30 de hoje, com a oficina de dobradura. Uma hora depois, a criançada poderá conferir a ‘contação de história’. "Durante as atividades os artistas plásticos do Grupo Frontispício estarão pintando ao vivo, a figura do Saci", aponta Auro.
Já na quinta e sexta-feira, o músico Serginho Machado traz os alunos da Escola Municipal Leopoldino Cardoso de Moraes de Biritiba Ussu para uma apresentação musical, a partir das 13h30. Na sequência, o público confere novamente a ‘contação de história’. "É bom deixar claro que além do Saci outras figuras do folclore serão lembradas nestes dias como o Curupira, por exemplo", comenta o coordenador da atração.
Ainda, de acordo com Auro, além de ressaltar a importância desta figura como um personagem da cultura popular brasileira, outras questões relacionadas a natureza também serão lembradas nestes dias de festa. "O Saci vive na mata é um guardião dela. Por isso também vamos tratar destas questões ambientais, de forma lúdica e divertida", diz Auro.
Sucesso de público no ano passado, o evento pode se tornar uma tradição no calendário cultural de Mogi. "A grande presença do público e a participação efetiva das escolas nos fez reeditar a semana em homenagem ao Saci", avaliou o secretário de Cultura, José Luiz Freire de Almeida.
Mais informações sobre o evento podem ser adquiridas pelo telefone 4799-4040.
sábado, 23 de outubro de 2010
Tomie Ohtake recebe imagens de Kurosawa, no centenário do cineasta
Abre neste sábado (23) a exposição "Kurosawa - Criando Imagens para o Cinema", que homenageia os 100 anos de Akira Kurosawa. O cineasta, que um dia sonhou em ser pintor, terá exibidos 80 storyboards de filmes clássicos, como "Kagemusha" (1980), "Ran" (1985), "Dreams" (1990), "Rhapsody in August" (1991), "Madadayo" (1993) e "The Sea Watches" (2002), até o dia 28 de novembro.
Divulgação |
"Kagemusha" (foto) é uma das obras presentes na exposição "Kurosawa - Criando Imagens para o Cinema", que estreou em SP |
A exposição, que esteve antes no Museu Metropolitano de Fotografia de Tókio, revela uma produção que foi retomada por Kurosawa durante as filmagens de Kagemusha. Nela, o diálogo com a fotografia e os elementos que reapareceriam nas produções estão presentes, entre eles os figurinos, as locações, a luz, o enquadramento e a composição das cenas e emoções dos personagens.
Instituto Tomie Ohtake - av. Faria Lima, 201, Pinheiros, região oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/2245-1900. Ter. a dom.: 11h às 20h. Grátis. Até 28/11. Classificação etária: livre.
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Saci vem fazer travessuras na Praça Oswaldo Cruz
Visando o resgate da mitologia e da cultura popular brasileira a Secretaria Municipal de Cultura realiza, entre os dias 26 e 29 de outubro, a segunda edição do projeto “Tem Saci na Praça!”, com diversas atividades lúdicas voltadas aos estudantes e ao público em geral.
Divertido e brincalhão, a lenda do Saci conta que ele vive aprontando travessuras nas matas e nas casas, assombrando pessoas, escondendo objetos domésticos, assustando cavalos e bois nos pastos.
A programação inclui contação de histórias sobre personagens do nosso folclore, oficina de dobraduras, música, além da participação do Grupo Frontispício, que a exemplo do ano passado, irá produzir quadros relacionados ao Saci e outras figuras folclóricas conhecidas.
“A grande presença do público e a participação efetiva das escolas nos fez reeditar a semana em homenagem ao Saci”, avaliou o secretário de Cultura, José Luiz Freire de Almeida.
As atividades acontecem no dia 26 de outubro no Ciarte e dias 28 e 29 de outubro na Praça Oswaldo Cruz, sempre com início às 13h30. Toda a programação é gratuita e está aberta a toda a população.
PROGRAMAÇÃO
DATA | TERÇA 26/10 | QUINTA 28/10 | SEXTA 29/10 |
HORÁRIO | 13h30 | 13h30 | 13h30 |
ATIVIDADES | OFICINA (SIMONE VIDAL) DOBRADURAS, SACI | MÚSICA | MÚSICA |
HORÁRIO | 14h30 | 14h30 | 14h30 |
ATIVIDADES | CONTAÇÃO DE HISTÓRIA (LUCIANO) | CONTAÇÃO DE HISTÓRIA | CONTAÇÃO DE HISTÓRIA |
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Presente para o dia das Crianças - Playmobil
Vem aí a Semana do Saci na Praça Oswaldo Cruz ( A Praça do Relógio) em Mogi das Cruzes
Tio Ed contando a história da Arvore e o Menino
Zeti Muniz com Crianças por todos os lados
Contação de Histórias na Biblioteca municipal de Mogi das Cruzes
Destaque das Obras em Exposição de Pablo 78
Destaque das Obras em Exposição de Pablo 78
Arte Plastica ou Artesanato
Arte Plastica ou artesanato - O Artista Classifica o trabalho como "Arte Popular Contemporânea" - O artista Enzo Ferrara vem sesenvolvendo obras de arte com diferentes materiais como a fotografia, pintura em Cerâmica, madeira, gesso palelão e agora está desenvolvendo um trabalho de intervenção. é sem dúvida novos rumos para a arte popular Brasileira
O trabalho do Artista Pablo 78 em Exposição no prédio da Corporação musical Banda Santa Cecília
Foto de Enzo Ferrara
O trabalho do grafiteiro Pablo Rodrigo Pires de Paula, mais conhecido como Pablo 78, é uma ExpoSão de cores e formas, vale a pena coferir a exposição dele, que estará neste mês na corporação musical Banda Santa Cecília, que fica na Dr. Correia, 522, Centro Carmo de Mogi das Cruzes.
Pablo 78 mora em São José dos Campos, e presenteou a cidade de Mogi das Cruzes com um grafite, que fez essa semana no Beco do Sapo.
domingo, 17 de outubro de 2010
Confira a exposição Fernando Pessoa no Museu da Língua Portuguesa
Quer uma excelente dica cultural para este final de semana? Vá ao Museu da Língua Portuguesa e confira a exposição .Você terá a oportunidade de conhecer, ou reconhecer, toda a multiplicidade da obra do poeta português, que se revelam nos versos assinados por seus heterônimos - personagens-poetas com identidade própria - e por Pessoa, "Ele-mesmo". Com curadoria de Carlos Felipe Moisés e Richard Zenith e projeto cenográfico assinado por Helio Eichbauer, a exposição conduz o visitante a uma viagem sensorial pelo universo do poeta, fazendo-o ler, ver, sentir e ouvir a materialidade de suas palavras. Essa é a primeira vez que o Museu da Língua Portuguesa abriga uma exposição sobre um autor português. Depois de homenagear grandes nomes da literatura brasileira, como Guimarães Rosa, Clarice Lispector e Machado de Assis, o Museu apresenta a vida-obra ou obra-vida do poeta, autor do verso "Viver não é necessário; o que é necessário é criar", por meio de textos, imagens e vídeos. O visitante terá a chance de ver algumas raridades, como a primeira edição do livro Mensagem, único publicado por ele em vida, e os dois números da revista Orpheu, um marco do modernismo em Portugal. |
Arte em 3D No Masp,
Da Agência Estado
A tecnologia 3D entra agora no Masp, na exposição "Deuses e Madonas - A Arte do Sagrado". Numa instalação criada especialmente para o museu, o videoartista mineiro Eder Santos faz intervenções na cena do quadro "O Julgamento de Páris" (1710/20), pintado por Michele Rocca (1666-1752) - com óculos especiais, os visitantes podem ver os elementos da pintura ganharem tridimensionalidade.
Eder dá singelo movimento ao cupido, nuvens, folhas de árvore e corpos da obra ou ainda faz passar, por exemplo, uma revoada de pássaros na pintura, projetada e agigantada no local (e ainda se estudava, até ontem, se o trabalho receberia também som).
"É tudo experiência", diz o artista, pela primeira vez usando a tecnologia 3D em espaço museológico. "É o começo de um laboratório multimídia no museu", continua Eder, que também exibe no Masp a obra Vício, de 2001, em que um bloco em baixo relevo de mármore recebe imagens projetadas. "Inevitável que se transforme numa atração, num espetáculo, porém não-grandioso", afirma o curador chefe do museu, Teixeira Coelho, sobre o experimento tecnológico do artista.
Já faz quatro anos que se tem o projeto de realizar uma grande exposição de Eder Santos no Masp (a mostra incluiria a instalação de grande monitor na fachada da instituição, com imagens sendo trocadas em tempo real).
A intervenção no quadro O Julgamento de Páris marca, assim, a primeira entrada do artista nas atividades do museu - o problema é patrocínio.
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
A ARTE DO SAGRADO NO MASP
O termo ‘numinoso’, criado pelo teólogo alemão Rudolf Otto (1869-1937), refere-se ao sagrado, mas sem julgamentos morais. A partir desse tema, o curador-chefe do Masp, Teixeira Coelho, organizou a mostra Deuses e Madonas - A Arte do Sagrado. A exposição reúne 40 obras-primas produzidas entre os séculos 14 e 19 e assinadas por artistas como El Greco, Botticelli, Tintoretto e Rafael. Entre as peças, está a têmpera sobre madeira ‘São Jerônimo Penitente no Deserto’ (1451), de Mantegna, que é exposta pela primeira vez no Brasil, depois de restaurada pelo Museu do Louvre, em Paris.
Há retratos de passagens bíblicas, como a crucificação de Cristo, pintada por Jan Van Dornicke, e personagens mitológicos, que povoam uma tela de Guercino. Os ares contemporâneos ficam por conta da instalação de Eder Santos, criada a partir de ‘O Julgamento de Páris’ (1720), de Michele Rocca. Com dois monitores LED tridimensionais e sete projetores, o artista recria o universo do mestre do rococó italiano. Mas, agora, os personagens se movem e os anjos voam pelo céu.
Deuses e Madonas - A Arte do Sagrado - Masp. Av. Paulista, 1.578, 3251-5644, metrô Trianon-Masp. QUANDO: 11h/18h (5ª, 11h/20h; fecha 2ª). Até 16/1/2011. QUANTO: R$ 15 (3ª, grátis). De 15/10 a 16/01/2011.
terça-feira, 12 de outubro de 2010
Grafiteiro expõe cenas do cotidiano(PABLO RODRIGO)
A sede da Corporação Musical Santa Cecília, no centro da Cidade, tem se transformado em espaço aberto para artistas plásticos da Região mostrarem seus trabalhos. Na semana passada, por exemplo, os mogianos puderam conferir a exposição "Tieteísmo" que contava com obras onde o Rio Tietê e o Município eram o foco. Já a partir de hoje será a vez do cotidiano, sob a ótica do grafiteiro, Pablo Rodrigo ou Pablo 78 tomar conta do endereço. Até o fim deste mês, 18 obras poderão ser conferidas das 10 às 20 horas, de segunda-feira a sábado. A entrada é franca.
Pablo Rodrigo mora em São José dos Campos, mas estuda artes plásticas na Universidade Braz Cubas (UBC). Foi lá que ele conheceu o maestro Manassés Maximiano dos Santos que rege a Corporação Musical Santa Cecília. "Já tinha manifestado minha vontade de trazer meus trabalhos para Mogi e agora deu certo. Recentemente tinha feito uma exposição em São José e por isso já tinha tudo pronto", conta o grafiteiro, que também mantém um projeto social em Paraíbuna, onde ensina sua arte aos jovens.
Nesta exposição, que ganhou o título de "Dois Lados", Pablo pretende mostrar as duas facetas de sua arte. Por isso ele mesclou os trabalhos subjetivos/abstratos com os realistas, sempre abusando das cores. "Também quero ressaltar essa coisa dúbia, típica do ser humano, de ser bom e ruim, enfim, do comportamento", comenta. Ele revela que ainda ilustra os muros das cidades, além de produzir em telas. "Também desenvolvo um trabalho comercial por meio do grafite, mas é bom deixar claro que ele nunca vai perder esse caráter marginal", afirma. "O grafite mesmo nas ruas é arte. Revitalizamos vários muros de bairros de Paraibuna".
Aos 32 anos, 10 deles dedicados a arte, Pablo quer agora levar o seu trabalho para as demais cidades do Estado. "A intenção é entrar nas galerias", revela. Em paralelo ele também quer dar mais visibilidade ao projeto Hip Roça. "Temos até dois trabalhos premiados pelo Ministério da Cultura", afirma ele. "Agora vamos levar essa ideia a outros lugares. Podemos implementar em Mogi, por exemplo".
Composição
Pablo conta que cada obra nasce de alguma observação do cotidiano. Independentemente de seu estado de espírito ele produz pelo menos uma obra por dia. "Não importa como estou me sentindo. A coisa flui", comenta ele, que sempre se interessou pela arte de grafitar, muito diferente de pichar.
O grafite é a arte de ilustrar em um suporte que normalmente não é destinado a esse fim. Ficou conhecido a partir do movimento contracultural de 1968, em Paris. Na época os muros da cidade serviram de suporte para inscrições de caráter poético-político. Hoje ele é principalmente associado ao movimento Hip Hop, composto ainda por dança (B.Boy), música (MC e DJ).
A sede da Corporação Santa Cecília fica na Rua Doutor Corrêa, 522, Centro.
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
sábado, 2 de outubro de 2010
Ibama pede retirada de urubus em obra da Bienal
Em nota, fundação diz que busca 'solução para atender novas demandas'.
Diego Assis Do G1, em São Paulo
Ramos, que ocupa o vão central da Bienal.
No detalhe, as aves sobre uma das 'chaminés' da
instalação (Foto: Daigo Oliva/G1)