FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

domingo, 17 de outubro de 2010

Arte em 3D No Masp,

exposição exibe o sagrado com tecnologia
"Deuses e Madonas - A Arte do Sagrado" poderá ser vista usando óculos especial
Camila Molina
Da Agência Estado
Divulgação
Masp: Espaço sedia a mostra, que compreende ainda 40 peças, datadas entre os séculos 14 e 19 do museu

A tecnologia 3D entra agora no Masp, na exposição "Deuses e Madonas - A Arte do Sagrado". Numa instalação criada especialmente para o museu, o videoartista mineiro Eder Santos faz intervenções na cena do quadro "O Julgamento de Páris" (1710/20), pintado por Michele Rocca (1666-1752) - com óculos especiais, os visitantes podem ver os elementos da pintura ganharem tridimensionalidade.
Eder dá singelo movimento ao cupido, nuvens, folhas de árvore e corpos da obra ou ainda faz passar, por exemplo, uma revoada de pássaros na pintura, projetada e agigantada no local (e ainda se estudava, até ontem, se o trabalho receberia também som).
"É tudo experiência", diz o artista, pela primeira vez usando a tecnologia 3D em espaço museológico. "É o começo de um laboratório multimídia no museu", continua Eder, que também exibe no Masp a obra Vício, de 2001, em que um bloco em baixo relevo de mármore recebe imagens projetadas. "Inevitável que se transforme numa atração, num espetáculo, porém não-grandioso", afirma o curador chefe do museu, Teixeira Coelho, sobre o experimento tecnológico do artista.
Já faz quatro anos que se tem o projeto de realizar uma grande exposição de Eder Santos no Masp (a mostra incluiria a instalação de grande monitor na fachada da instituição, com imagens sendo trocadas em tempo real).
A intervenção no quadro O Julgamento de Páris marca, assim, a primeira entrada do artista nas atividades do museu - o problema é patrocínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário