FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Evento, que será realizado no Vasques, tem o objetivo de apresentar a agenda do ano e de orientar os artistas

Uma programação variada e intensa em todas as áreas culturais. É o que propõe a nova programação da Secretaria Municipal de Cultura de Mogi das Cruzes, que poderá ser conhecida hoje à noite, no Teatro Vasques, no "Cultura em Debate", evento organizado pela pasta com o objetivo de divulgar a agenda do ano e de orientar no cadastramento de oficineiros e artistas que desejam participar das atrações culturais. Autoridades, representantes da classe artística, convidados e interessados marcam presença no encontro, que será às 19 horas. Na ocasião, o público conhecerá as atividades e os projetos programados para 2011. O secretário municipal de Cultura, José Luiz Freire de Almeida, adiantou que a programação promete contemplar todos os setores e agradar ao público em geral.
Segundo José Luiz, o "Cultura em Debate" marca o início das atividades da Secretaria de Cultura. "Este ano já realizamos a Eleição do Rei Momo e da Corte do Carnaval e também uma reunião com representantes dos Pontos de Cultura. No entanto, oficialmente, para nós, o início de toda a programação anual ocorre com o ´Cultura em Debate´, no qual são apresentados os projetos e quando se tem a interação da pasta com os artistas da região", ressaltou.

As apresentações de Teatro, Dança e Música, exposições e os eventos artísticos tradicionais da cidade voltam a fazer parte do calendário cultural da população a partir de março. Para este ano, três atrações ganham destaque: a Virada Cultural, o Festival de Inverno e a Expo Mogi. "Todos os eventos merecem a atenção da secretaria, que se preocupa em oferecer todo o apoio na organização, infraestrutura e divulgação dos trabalhos. Mas esses três se destacam por contar com um grande envolvimento dos artistas locais. A Virada Cultural, por ser realizada com a Secretaria Estadual de Cultura, conta com o respaldo da mídia. E o Festival de Inverno Serra do Itapety também vem, aos poucos, ganhando o seu merecido espaço", acrescenta o secretário.


E isso não é tudo. Além das atrações típicas, novos projetos estão a caminho, dentre eles o Salão de Artes e o Festival de Curtas, que vai contemplar os amantes do cinema. Trata-se de um ano recheado de atividades em todos os setores artísticos, uma forma de prestigiar os artistas locais e regionais. E, mais do que isso, as iniciativas procuram incentivar a cultura e o interesse da população por eventos dessa área. Pode-se comprovar que o resultado tem sido positivo, pois as atrações contam com grande público. E este ano não será diferente, pois, em termos de divulgação, a Secretaria de Cultura será a principal responsável. "A expectativa é positiva, pois todas as atividades na área de Cultura serão divulgadas no Ingresso - Agenda Cultural e no site da pasta (www.cultura.pmmc.com.br). Para quem acompanha o nosso trabalho, essa divulgação facilita a busca por um passeio cultural. Esse procedimento tem contribuído para uma maior formação de público", finaliza José Luiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário