FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Nerival pinta novas telas para mostras

Ele produz incansavelmente. Para apenas para driblar um pouco o incomodo nos braços e nas mãos, já que pinta quase o dia todo. O ano mal começou e Nerival Rodrigues já conta com 11 obras inéditas. Pouco, segundo ele. A ideia é que neste semestre tenha 20 novos quadros para apresentar em exposições dentro e fora da Cidade. As primeiras estão agendadas entre os meses de abril e maio no Sul do País. Também neste período ele pretende brindar os mogianos com trabalhos sobre a Festa do Divino Espírito Santo em Mogi.

No final de 2010 ele teve uma de suas obras ilustradas em um calendário distribuído pelo deputado Tadeu Veneri (PT), no Paraná. Foram 22 mil exemplares. "Assim tive o meu trabalho que fala sobre a produção no campo divulgado em todo o Estado do Paraná. Agora eles estão tentando agendar uma exposição minha em Curitiba e Londrina, duas cidades que gostaria muito de visitar", comenta Nerival.

Como as datas e locais ainda não estão fechados, Nerival continua a produzir as telas que poderá levar para o Paraná. Ele conta que também trabalha em cinco obras que serão enviadas para os Estados Unidos – outras cinco já foram entregues. As telas serão expostas em um museu em Miami. "Ainda não sei se vou conseguir ir até lá. A minha vontade era de expor também em Nova Iorque, mas os gastos são muito altos", aponta ele.

Quanto as atividades em Mogi das Cruzes é certa a vontade de aprontar uma mostra especial para a Festa do Divino. De acordo com o artista não faltarão telas que falam sobre o trabalho rural, uma marca de suas obras no estilo naif, primitivista. "A festa tem tudo a ver com essa coisa do trabalhador, do campo, da criação. Temos uma passagem que é a Entrada dos Palmitos que reflete isso na prática", avalia.

Em 2011, apesar do intenso trabalho a respeito da temática rural, Nerival tentará a renovação. A ideia é mostrar o campo a partir de uma visão mais urbana. "É importante ressaltar que o homem precisa do trabalho rural. Ainda mais em se tratando da nossa Região que é altamente produtiva", observa o artista plástico.

Outro projeto, mas essa para o futuro, é confeccionar uma série que aborde apenas paisagens vistas do céu. "Fui recentemente para o Recife e do avião vi coisas lindas, como as praias, as plantações. É algo que vale a pena trazer para os quadros". E é a partir da observação que Nerival cria suas telas. Mas apesar de retratar o que vê, sempre coloca um colorido, um detalhe a mais no desenho. "Tem coisas que as pessoas nem conseguem enxergar a olho nu", conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário