FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

reportagem de DANILO SANS do DIARIO

Amanhã, a partir das 19 horas, artistas e entusiastas da criação do Museu de Arte de Mogi (MAM) devem se reunir para oficializar a Associação Pró-Museu, entidade que ficará encarregada de elaborar o documento que delimitará as funções e características do possível espaço de exposições. A reunião será realizada no Centro Cultural Antonio do Pinhal (Cecap), que fica na Rua Boa Vista, 108, no Centro. Apesar das cobranças, o encontro será novamente realizado sem a presença do secretário municipal de Cultura, José Luiz Freire de Almeida, ou de qualquer representante da PastaPara o arquiteto Paulo Pinhal, autor da proposta, a criação da Associação, composta por diversas entidades representativas, é o pontapé inicial para a concretização do museu. "Agora é preciso conceituar e decidir quais serão as atividades realizadas", adianta. Para isso, Pinhal também espera contar com sugestões de usuários das redes sociais, que foi onde a ideia tomou corpo. "A proposta nasceu no Facebook e atingiu muita gente. Agora, seria interessante que essas pessoas começassem a se manifestar sobre o que deve ser feito no local", diz.

De acordo com ele, para que saia do papel, o museu precisará de investimentos de pelo menos R$ 600 mil. "Teremos que climatizar o ambiente, restaurar toda a fachada e mobiliar. Não é só ter a ideia, mas sim colocá-la em prática", adianta.

Pinhal diz que quer juntar todas as ideias paralelas que o MAM tem recebido. "A gente precisa de uma proposta concisa para apresentar à Telefônica, sobre como será a captação de recursos e mais uma série de desdobramentos, como a viabilidade logística", conta, adiantando que é preciso estar preparado para o caso de a empresa ceder o espaço.

As questões a serem respondidas deverão estar relacionadas a tópicos já estabelecidos, como qual a linha do museu; quem serão os parceiros; quais as atividades pretendidas no espaço; como acontecerá a adequação do espaço; quem irá gerenciar o museu; corpo técnico; área de influência; e propostas sugeridas pelos membros da Associação.

Não só Pinhal, mas diversos artistas e entidades têm cobrado a presença da Secretaria de Cultura nas reuniões, já que a ideia é de que a Pasta também faça parte da Associação. A reunião de amanhã já está agendada desde o último dia 27, quando novamente a Pasta deixou de comparecer. O convite formal foi feito ontem, mas a data já havia sido definida há quase duas semanas. Mesmo assim, o secretário de Cultura informou, por meio da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura, que terá novamente de se abster por conta de compromissos na mesma data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário