José Luiz Freire de Almeida anunciou os projetos que prometem agitar a cultura mogiana neste anoO ano de 2011 foi promissor para a Cultura da cidade e 2012 promete ser muito mais. Novidades como um salão de artes plásticas e a realização de uma feira do livro foram anunciadas durante o "Cultura em Debate 2012", que a Secretaria Municipal de Cultural promoveu na sexta-feira passada, no Teatro Vasques, para anunciar os projetos para este ano. Além dessas duas atrações, o "Vira Mogi" será a "menina dos olhos" da pasta. Com 12 horas ininterruptas de apresentações, como música, dança, teatro, dentre outras, o evento será uma espécie de virada exclusivamente mogiana, da qual só participarão artistas da cidade, e que será realizado em março.Durante o encontro, que já entrou para a agenda da cidade e tem como objetivo apresentar aos artistas de Mogi das Cruzes os projetos elaborados pela Cultura, o secretário da pasta, José Luiz Freire de Almeida, mostrou os projetos de uma forma geral. Ele anunciou, ainda, o cronograma de reuniões que devem ocorrer a partir desta semana com os artistas e tem como proposta detalhar cada evento. As reuniões serão feitas com cada segmento específico da cultura, sempre às 16 horas, no Centro de Cidadania e Arte (Ciarte). No próximo dia 24, os representantes do teatro se reúnem no local; no dia 25, o encontro será voltado para os músicos; no dia 26 é a vez dos artistas plásticos, escultores e responsáveis por artes visuais, e, para encerrar, no dia 27, a reunião é destinada para a classe literária.
Após a experiência positiva do concurso fotográfico "As Sete Maravilhas de Mogi", a Secretaria Municipal de Cultura já confirmou a realização de um outro concurso, que deve se chamar "Revela Mogi".
Agora em 2012 também é o aniversário de dez anos do projeto Canarinhos do Itapety. "Vamos prestigiar os compositores mogianos e escolher dez músicas de pessoas da cidade para serem apresentadas com a Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes", anunciou o secretário.O "Mogi Rock", uma espécie de resgate do antigo projeto "Só Rock", será feito uma vez por mês, mas agora no parque Botyra Camorim Gatti, e não mais no largo do Carmo.Haverá também a estreia do "Mostra Mogi", uma exposição voltada para projetos de artes visuais (arte plástica, fotografia e escultura), que será feita após a seleção de 11 projetos, que devem ficar expostos durante 11 meses no Ciarte.