FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Cultura anuncia "Vira Mogi" como um dos seus principais projetos em 2012Atração, em março, será uma espécie de virada exclusivamente mogiana, da qual só participarão artistas da cidade

José Luiz Freire de Almeida anunciou os projetos que prometem agitar a cultura mogiana neste anoO ano de 2011 foi promissor para a Cultura da cidade e 2012 promete ser muito mais. Novidades como um salão de artes plásticas e a realização de uma feira do livro foram anunciadas durante o "Cultura em Debate 2012", que a Secretaria Municipal de Cultural promoveu na sexta-feira passada, no Teatro Vasques, para anunciar os projetos para este ano. Além dessas duas atrações, o "Vira Mogi" será a "menina dos olhos" da pasta. Com 12 horas ininterruptas de apresentações, como música, dança, teatro, dentre outras, o evento será uma espécie de virada exclusivamente mogiana, da qual só participarão artistas da cidade, e que será realizado em março.Durante o encontro, que já entrou para a agenda da cidade e tem como objetivo apresentar aos artistas de Mogi das Cruzes os projetos elaborados pela Cultura, o secretário da pasta, José Luiz Freire de Almeida, mostrou os projetos de uma forma geral. Ele anunciou, ainda, o cronograma de reuniões que devem ocorrer a partir desta semana com os artistas e tem como proposta detalhar cada evento. As reuniões serão feitas com cada segmento específico da cultura, sempre às 16 horas, no Centro de Cidadania e Arte (Ciarte). No próximo dia 24, os representantes do teatro se reúnem no local; no dia 25, o encontro será voltado para os músicos; no dia 26 é a vez dos artistas plásticos, escultores e responsáveis por artes visuais, e, para encerrar, no dia 27, a reunião é destinada para a classe literária.
Após a experiência positiva do concurso fotográfico "As Sete Maravilhas de Mogi", a Secretaria Municipal de Cultura já confirmou a realização de um outro concurso, que deve se chamar "Revela Mogi".
Agora em 2012 também é o aniversário de dez anos do projeto Canarinhos do Itapety. "Vamos prestigiar os compositores mogianos e escolher dez músicas de pessoas da cidade para serem apresentadas com a Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes", anunciou o secretário.O "Mogi Rock", uma espécie de resgate do antigo projeto "Só Rock", será feito uma vez por mês, mas agora no parque Botyra Camorim Gatti, e não mais no largo do Carmo.Haverá também a estreia do "Mostra Mogi", uma exposição voltada para projetos de artes visuais (arte plástica, fotografia e escultura), que será feita após a seleção de 11 projetos, que devem ficar expostos durante 11 meses no Ciarte.