FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Espaço de convívio há 30 anos: Centro Cultural São Paulo




dezembro de 2011 - janeiro de 2012
 


A cara de São Paulo. Eventos culturais que representam a realidade artística da cidade. Bibliotecas que se tornaram o local preferido de milhares de estudantes. Espaço de convívio e encontro. Referência em conservação de acervos. Localização e arquitetura privilegiadas. Um equipamento cultural que preza pela acessibilidade e pela inclusão. Depois de quase 30 anos de interação diária, as vocações que a população paulistana oferece ao Centro Cultural São Paulo são motivo de orgulho e celebração para a cidade. E não apenas no dia 13 de maio, data do aniversário, mas durante todo o ano de 2012.
Em 2011, foram mais de 800 mil visitantes e participantes em nossas atividades, em uma agenda de programação cultural que atingiu a média de 300 eventos por mês. Este número comprova o tamanho de nossa demanda, o merecimento de nossas vocações e, principalmente, as características da missão que iremos tocar daqui em diante, para que possamos continuar mantendo o status alcançado em todos os sentidos.
É por isso que o Centro Cultural São Paulo vai iniciar a maior reforma de sua história. As salas de espetáculo e a sala de cinema ganharão uma infraestrutura melhor e um tratamento acústico que o CCSP já merece desde sua fundação. Também ganharemos a construção de um novo espaço cênico, aumentando ainda mais nossa capacidade de oferecer programação de qualidade. Mantendo nossa preocupação com a conservação de acervos importantes como a Coleção de Arte da Cidade, a Discoteca Oneyda Alvarenga e a Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, também está prevista a construção de uma nova reserva técnica, para acomodar nossas coleções em padrão museológico de excelência.
E é claro que isto não significa que o Centro Cultural São Paulo ficará fechado. Nossas Bibliotecas e os pisos de exposição continuarão abertos, oferecendo todos os seus serviços integralmente, nos mesmos horários. Continuar oferecendo nossa programação cultural dentro deste contexto diferente também será um interessante desafio, que aceitaremos com prazer. E, ao final deste período, teremos salas renovadas, um espaço cênico totalmente novo e uma infraestrutura ainda mais decente e profissional para seguir com nosso trabalho de conservação dos acervos públicos que guardamos no CCSP.
O ano novo é tempo de celebração e também será a época de continuar enxergando a formação de novos públicos e a ação cultural educativa como prioridades. Em 2012, continuaremos investindo em iniciativas ligadas à educação em arte, especialmente com o público infanto-juvenil, sempre como prioridade e com o objetivo de formar a audiência consumidora de cultura no futuro. O ano também será para relembrar e homenagear um dos maiores nomes da história da música popular brasileira: Elis Regina. Passados 30 anos de sua morte, a cantora será tema de uma exposição documental no CCSP, que vai tentar trazer à memória de nosso público toda a importância da artista, que também é a cara de São Paulo.
Algumas salas estarão temporariamente fechadas, alguns espaços temporariamente inacessíveis, mas nossa programação continuará viva e nossas portas sempre abertas para a participação popular e para a ocupação democrática de nossos espaços. Contamos com sua compreensão para que esses dias sejam um período de transformação positiva. Estejam certos de que as reformas são um presente de aniversário, da cidade para o Centro Cultural São Paulo.
E todos nós agradecemos!
Muito obrigado!

Ricardo Resende
Diretor do Centro Cultural São Paulo