FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Secretaria lança projeto “MogiArte”



Os artistas plásticos da Cidade sempre reivindicaram à administração pública mais atenção ao setor. De acordo com a classe, de modo geral, faltavam ações efetivas de reconhecimento e divulgação do trabalho deles. Por isso, ontem, a Secretaria Municipal de Cultura realizou uma reunião com alguns representantes do segmento a fim de apresentar três propostas para serem colocadas em prática nos próximos meses
Durante o encontro, todos puderam explanar suas opiniões e, ao que tudo indica, houve um acordo entre as duas partes.O primeiro projeto apresentado pelo secretário da Pasta, José Luiz Freire de Almeida, é o ‘Pintura ao Vivo’. A iniciativa propõe que os artistas plásticos compareçam à Praça Norival Tavares, na Vila Oliveira, e confeccionem, ‘na hora’, seu trabalho. No espaço ainda haverá uma urna, onde o público poderá depositar seu voto, ou seja, escolher a peça que mais lhe agrada. "A que receber mais votos será adquirida pela Prefeitura", mas o valor não deve ultrapassar R$ 500,00. "É claro que tem peças que valem mais, mas precisamos chegar a este acordo", pondera o secretário.Outra novidade anunciada pela Secretaria foi a abertura de edital para exposições no Centro de Cidadania e Arte (Ciarte), no prédio da Prefeitura e no Terminal Central, o "Expo-Mogi Arte". O regulamento deve ser publicado hoje no site da Pasta www.cultura.pmmc.com.br. A ideia é que 10 projetos sejam aprovados e a mostra fique em cartaz durante os 15 primeiros dias de cada mês. Pode ser coletiva ou individual. "O restante do mês fica em aberto para outros artistas, de repente, de fora da Cidade", comenta Almeida, lembrando que a proposta escolhida ainda receberá verba no valor de R$ 1,5 mil.O último evento discutido na reunião foi o Salão de Artes Plásticas, em setembro. A atividade receberá obras do Brasil inteiro e contará com júri especializado na área. Na realidade, os detalhes ainda estão sendo fechados e, ao que parece, a Secretaria contará com o auxílio de alguns artistas. Lúcio Bittencourt e Mauricio Chaer destacaram a importância de se definir o estilo que a iniciativa irá abranger. "É loucura não estabelecer isso antes. Eu e o Chaer, por exemplo, já participamos de muitos salões e é sempre relacionado à arte contemporânea", expôs Bittencourt.
Chaer concorda. "É preciso ter este cuidado na hora de organizar".
Além dos dois, também estiveram presentes no encontro Ana MarB, Jorge Solyano, Nerival Rodrigues, Adelaide Lawitscka Swettler, João Castilho, entre outros. "Mogi está muito atrasada. Já ouço há muito tempo que projetos serão feitos", comentou Castilho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4799-4040. O Ciarte está localizado na Rua Doutor Ricardo Vilela, 69, Centro.