FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

sábado, 5 de maio de 2012

VIRADA MOGIANA


ABERTURA A apresentação da Corporação Musical Santa Cecília será a primeira atração da Virada Cultural em Mogi, cuja programação foi apresentada ontem pelo secretário José Luiz Freire de Almeida

Arquivo
A programação da Virada Cultural Paulista 2012 em Mogi das Cruzes contará com 83 atrações, 65 delas da Cidade. Para esta quarta edição do evento, que será realizada nos próximos dias 19 e 20, serão montados 11 palcos, quatro a mais em relação ao ano passado. O público poderá conferir gratuitamente exposições, shows de música, números de stand ups e encenações teatrais.
O anúncio oficial da programação do projeto – idealizado pelo Governo do Estado em parceria com 27 prefeituras paulistas – foi realizado ontem à tarde pelo secretário municipal de Cultura, José Luiz Freire de Almeida, no Centro de Cidadania e Arte (Ciarte), na região central. "Nós aumentamos a oferta de artistas da Cidade de sete, em 2009, para 65, neste ano. E quanto aos palcos, os locais que recebem as apresentações, subiram de três para 11. Já a expectativa de público é de 30 mil pessoas durante os dois dias", explica.
A Avenida Cívica, Ciarte, praças Oswaldo Cruz, Norival Tavares e Shangai, Teatro Vasques, Largos do Rosário, Bom Jesus e Carmo, além do Casarão do Carmo e Terminal Central foram os locais escolhidos pela Pasta, responsável por toda a infraestrutura, para receber as atrações.
"A escolha foi para permitir que a pessoa circule entre os palcos e acompanhe diferentes números", acrescenta Freire.
A programação oficial será apresentada hoje, a partir das 19 horas, no Teatro Vasques, ao público mogiano.
Na Virada
A Virada Cultural será aberta no dia 19, 18 horas, mas algumas atrações mogianas se apresentam antes disso, destaques no primeiro dia para a Corporação Musical Santa Cecília, às 11 da manhã, e Luz de Candeeiro, às 18 horas, ambos na Oswaldo Cruz, e o músico Waldir Vera, às 19h50, no Largo Bom Jesus. Já no campo do humor, Márcio Pial leva ao Casarão do Carmo o espetáculo "OPS! Comedy", com stand up e piadas sobre atualidades.
Para o domingo, a programação conta, ainda, com as apresentações da Companhia Lenda Urbana com a peça "Queremos Homens", às 5 da manhã, no Vasques, e Sollano e Banda Capadócia com show de samba e sucessos da MPB, às 16h40, na Praça do Shangai.
Algumas atividades já realizadas pela Secretaria de Cultura da Cidade também foram incorporadas à Virada, casos da "Pintura Ao Vivo", na Praça Norival Tavares, que normalmente acontece no segundo sábado de cada mês e que ocorrerá na ocasião, entre às 10 e às 15 horas, e que reunirá artistas plásticos de Mogi e Alto Tietê. A mostra "Olhar em Movimento", de Jorge Solyano, em cartaz desde ontem no Ciarte, que retrata personagens negros típicos da cultura brasileira e a exposição com trabalhos do grupo O Frontispício, a ser montada no Terminal Central, também estarão em cartaz até o dia 20, como parte das atrações da Virada.
Outros artistas de projeção nacional integram o evento deste ano (saiba mais nesta página).
A Virada Cultural no Estado foi inspirada no evento realizado pela Prefeitura de São Paulo, que acontece neste final de semana. Guilherme Arantes, Leci Brandão, Forfun, Projota e Tetê Espíndola são alguns dos nomes que se apresentam na Capital.
Para ter acesso à programação completa da Virada em Mogi, o endereço eletrônico disponível é o www.cultura.pmmc.com.br.