FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

MOSTRA OLHOS NAÏFS UNE TRADICIONAL E CONTEMPORÂNEO

Obra: Os Operários da Noite de Enzo Ferrara
O artista plástico costuma explorar tipos sociais esquecidos em suas obras, como o operário e o imigrante Foto: Andris Bovo
Jornal ABCD Maior
06/09/2012 - ARTES

Por: Marina Bastos  (marina@abcdmaior.com.br

Obras de Enzo Ferrara ficarão em exibição até 29 de setembro no Museu de Arte Popular, em Diadema
A exposição Olhos Naïfs comemora os 18 anos de carreira do artista plástico Enzo Ferrara. Até 29 de setembro, os visitantes poderão apreciar a mostra, que acontece no MAP (Museu de Arte Popular), em Diadema. As 18 obras retratadas, entre pintura em tela e cerâmica, expressam o olhar do autor para o mundo contemporâneo urbano, como forma de estimular o diálogo entre o tradicional e o contemporâneo.

A exposição promove o diálogo do popular no contexto contemporâneo, com obras que foram feitas no início da carreira do artista e que vão ser expostas pela primeira vez. É o caso de Nossa Senhora do Bom Sucesso, feita sobre cartolina em 1998, oferecida de presente à mãe do artista e que agora sai do ateliê pela primeira vez.
Inéditas - A exposição também conta com obras inéditas, caso da obra Vista da Vila Luzita, mostrando o bairro de Santo André, onde o artista começou a venda de suas primeiras obras. Já O Saci, a Gueixa, o Gato de 3 Olhos e o Monstro de Fukushima traz o diálogo sobre a questão da energia nuclear e seus efeitos no meio ambiente e na cultura. 

Outras obras já conhecidas também serão expostas, caso de Homenagem do Naïf ao Concretismo. A imagem de São Benedito Mogiano, feita em 1940 e restaurada este ano pelo artista plástico, compõe a mostra.
“Os temas são variados porque são 18 anos de produção. O que as obras têm em comum é dar voz a segmentos sociais esquecidos, como os operários do ABCD, que não são muito citados”, afirmou Enzo Ferrara, acrescentando: “Percebi que, apesar de o museu ficar em Diadema, não existem muitas obras sobre a cidade”.
Paróquia de Nossa Senhora de Piraporinha é uma das obras de Ferrara que fazem parte do acervo do MAP e que representa a ligação dele com a Região; a outra é Tietismo - Nossa Senhora do Bom Sucesso. “Minha relação com a Região vem do fato de ter nascido em São Paulo, mas morado muitos anos em Santo André. O ABCD faz parte da minha história e vice-versa.”
Artista integra grupo Frontispício, de Mogi
Enzo Ferrara faz parte do Frontispício, um grupo de artistas de Mogi das Cruzes, São Paulo, que tem como lema “a arte de estar na frente para representar algo”.

Além de artes plásticas, o grupo desenvolve trabalhos nas áreas de arquitetura, literatura, artesanato, artes populares, cinema, dança, teatro, contação de histórias infantis e outras manifestações culturais populares.
“Frontispício vem de ‘fachada especial’ e temos a intenção de unir várias linguagens artísticas apesar de as artes plásticas predominarem. O mesmo pode ser feito no ABCD, já que entraves políticos entre as cidades podem prejudicar a cultura, para que ela possa se unir”, afirmou.

Serviço
Exposição Olhos Naïfs
O Tradicional no Contemporâneo, de Enzo Ferrara.
Visitação: Até 29 de setembro, de terça a sexta, das 10h às 19h e aos sábados, das 13h às 18h
Local: MAP (Museu de Arte Popular), rua Graciosa, 300, Centro. Informações: 4051-5408.