FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Exposição Anos 90 (90’s) - Geração 90




Exposição Anos 90 (90’s) - Geração 90
O Que Foi mostrado/ O que não foi dito
Exposição de Acervo da Pinacoteca de São Bernardo do Campo
Período de Visitação: de 24/11/2012 à 03/01/2013
Funcionamento: De Terça a Sábado, das 9h às 17h (Quinta até 20h30)
Endereço: Rua Kara, 105, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo.
Referência: Próximo ao Vera Cruz e a Cidade da Criança.
Fone: (11)4125.4056/4125.2466
Email: pinacoteca@saobernardo.sp.gov.br

Imagens de Enzo Ferrara
Por Enzo Ferrara     

Estive recentemente na Pinacoteca de São Bernardo do Campo no dia 24 de novembro de 2012, para visitar a abertura da exposição dos anos 90 e tive a oportunidade de ver o que de melhor foi produzido na região do Grande ABC naquele período. A exposição foi bem planejada e montada, tanto que é possível, através da exposição, verificar o que mais de importante aconteceu na sociedade brasileira no período anterior, na década de 1990 e o que ela contribuiu para a produção e evolução das artes plásticas na década seguinte, a dos anos 2000 e até mesmo no contemporâneo. Questões como o pedido das diretas já, ocorrido na década anterior, resultando na primeira eleição direta para presidente do Brasil, já nos anos 90, o impacto do plano real na produção artística, o migrante oriundo das várias regiões do Brasil, levando sua cultura para os grandes centros urbanos e tentando manter um pouco da sua cultura de raiz através da arte e muitas outras questões.
A exposição é bem variada tanto no suporte como nas mais variadas técnicas, da pintura, colagem, fotografia, arte Naïf e obra tridimensional.
Claro que eu, como artista Naïf, gostei mais do que tem um dialogo com a minha produção, caso das obras de Climério Moraes, pelos temas de gostos populares, o colorido e a vivacidade das obras. Destaco também a obra Diretas já de 1984, pintada pela artista Mari Moraes, não por acaso, eu nasci em 1984, quando aconteciam as reuniões e movimentos populares pedindo as eleições diretas para presidente e para todos os cargos, algo conquistado apelas no final dos anos 90 e também porque eu estou produzindo uma tela com o mesmo título, mas com um tema bem diferente, onde eu retrato a ação das diretas já que ficou marcada como a mais popular, o Show em frente a Igreja da Sé, coração de São Paulo em 1984. Cada exposição que a gente visita, mesmo aqueles que não são artistas, encontramos algo que tem a ver com a nossa própria historia, ao qual nos identificamos, criando assim a tão fomosa identidade cultural e visual do povo brasileiro, que tanto falo, em todas as oportunidades.   
Estão participando da exposição, obras dos artistas Agda Carvalho, A. Cabrini, Antonio Cesar Scopel, Carmen Novo, Chirinéa, Climério Cordeiro, Dumas Ferri, Henrique Hammler, Jeferson Thomazelli, Luiz Gonzaga, Marbé, Marcio Fidelis, Maria Moraes, Orbedelli Gonzagto, V do Cachimbo e Ziel.