FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Pinacoteca de São Bernardo do Campo



Imagens de Enzo Ferrara


Em 1975, um decreto criou a Pinacoteca de São Bernardo do Campo, institucionalizando o acervo que já vinha sendo reunido desde o final da década de 1960. Em 1980, o mesmo foi instalado em sua primeira sede, o Centro Cultural do bairro Assunção, e ampliado com uma nova série de obras de vários grandes artistas brasileiros. De lá para cá, o acervo continuou sendo ampliado, principalmente por meio de doações e aquisições de obras premiadas nas edições do Salão de Arte de São Bernardo do Campo (promovida pela ASBA/ Associação Sambernardense de Belas Artes), Salão de Arte Contemporânea e do Salão de Arte do grande ABC.
Destacamos nele, pela sua importância e representatividade, a coleção de arte popular e a coleção de arte do Grande ABC. Com a criação, em 1990, do Núcleo Henfil de Ação Cultural, essas obras passaram a contribuir para um movimento de formação, difusão e estímulo à produção cultural que foi marcante no início da década. Esse acervo, que esteve precariamente guardado no Espaço Henfil de Cultura por vários anos, agora se encontra em sua nova sede, no edifício do antigo Fórum Municipal, reformado e adequado para instalar a Pinacoteca.
Em sua nova e definitiva sede, a Pinacoteca dispõe de dois amplos salões de exposições e reserva técnica do Acervo no andar superior e, no piso térreo, encontramos as dependências modernas e aconchegantes da Biblioteca de Arte, o Auditório, onde também funciona o Cineclub Fotogramas, o laboratório fotográfico e as salas de aula, onde são oferecidos cursos e oficinas.
No Lado de fora encontramos o Jardim das Esculturas, que é um conjunto de obras tridimensionais do acervo permanente e expostas ao público na área verde em torno do edifício da Pinacoteca. È formado por 16 esculturas criadas pelos artistas Antonio Vivancos, Arayr Ferrari, Caciporé Torres, Di Grado, Duílio Galli, Iracy Nitsche, Lúcio Bittencourt, Márcio Fidelis, Moraes, Orbedelli, Paula Urger, Ricardo Negraes, Silvio Ghiberti e Eugênio Prati.
Inaugurado recentemente a Pintura da fachada Lateral da Pinacoteca, incorporou ao seu acervo a três pintura de Grafitte.
Hoje a Pinacoteca de São Bernardo do Campo reúne em seu acervo 1.186 obras de 458 artistas, alguns deles sendo considerados os mais importantes da arte brasileira da atualidade.
Parabéns a cidade de São Bernardo do Campo, por ser a pioneira na Região do Grande ABCD a criar e manter um espaço dedicado a proteger, preservar e dar acesso ao rico universo das artes visuais do Brasil. 
Um exemplo a ser seguido por outros municípios.

Funcionamento: De Terça a Sábado, das 9h às 17h (Quinta até 20h30)
Endereço: Rua Kara, 105, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo.
Referência: Próximo ao Vera Cruz e a Cidade da Criança.
Fone: (11)4125.4056/4125.2466
Email: pinacoteca@saobernardo.sp.gov.br