FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

terça-feira, 27 de novembro de 2012


Óleo sobre tela
Adelaide Lawitschka e alunos expõem no Ciarte
A artista plástica Adelaide Lawitschka Swettler e alunos do seu ateliê expõem 25 pinturas a óleo na mostra "Viva a Natureza", no Ciarte, que está localizada na rua Dr. Ricardo Vilela, 69, no centro, em Mogi das Cruzes, até o dia 7 de dezembro. Parte dos quadros está à venda ao público. O Ciarte fica aberto das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. A entrada é gratuita.

Artista plástica e professora Adelaide Swettler (direita) e alunos exibem suas telas; na mostra, vários expositores fazem a pintura / Foto Gustavo Rejani

“Viva a Natureza” é o título da exposição que pode ser conferida no Centro de Cidadania (Ciarte) até sexta-feira (7). No espaço aberto para visitação das 8 às 18 horas, a artista Adelaide L. Swettler, que também é professora, exibe seus trabalhos e de seus alunos. São 30 obras feitas em óleo sobre tela.

A grande maioria dos quadros é de autoria dos alunos enquanto Adelaide é responsável por quatro obras. Um dos trabalhos da professora, intitulado “Marina”, acaba de voltar de uma exposição nos Estados Unidos. Outra pintura de destaque é a tela “São Lourenço”, que foi contemplada com o segundo lugar do Salão Nacional Mogi das Cruzes de Artes.
Há 13 anos envolvida com a arte, Adelaide conta hoje com 20 alunos. Todos os quadros da mostra são inspirados em temas como paisagens naturais, flores e animais.
A artista conta que além de expor, ela e seus aprendizes transferiram o ateliê para o Ciarte. Por isso,  o público tem a chance de vê-los pintando ao vivo. “Poder fazer as telas aqui é mais gostoso, porque estamos em contato com o povo”, diz a professora.
Marcio Fernandes Dias é professor de desenho no ateliê de Adelaide e, desde 2007, está aprendendo com ela as técnicas do óleo sobre tela. Para ele, é muito importante que a população possa ver como os quadros são produzidos. “É legal dar a oportunidade de o público ver o processo da pintura. Muitas vezes as pessoas não sabem nem os materiais utilizados na confecção”, explica o professor.
Além disso, ele ressalta que poder expor ao lado de Adelaide é uma grande oportunidade. “Nós podemos mostrar nossas obras junto com as dela, como se também fôssemos artistas”, comenta ele.
Outra aluna da artista, Aparecida Varella, já está tendo aulas há oito anos e conta que durante esse tempo confeccionou diversos quadros. Ela fala que acha muito interessante o projeto de pintar ao vivo e que, apesar de no começo ficar um pouco tímida, já está se acostumando com o público.
Jandira Siqueira tem aulas com Adelaide desde 2010. Para ela, poder expor suas telas é a realização de um sonho. “Eu estou muito contente de poder mostrar minha obra, para mim isto é mostrar para todos o que está dentro de mim”, frisa Jandira.
O Ciarte está localizado na Rua Doutor Ricardo Vilela, 69, no Centro Histórico. A entrada é gratuita. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 4725-3341. (Larissa Rodrigues - Especial para o Diário)