FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

MADRINHA DO GRUPO FRONTISPÍCIO

Em 28 de Novembro de 2008 em uma das nossas conversas no atelie do Zeti, já com grupo de artistas da região fora escolhido o nome sugerido pelo escritor Auro Malaquias e depois de aprovado pelos artistas para o novo grupo, agora com nome FRONTISPÍCIO,o convite para Wilma Ramos,era inevitável pois ela sempre estava conosco ,sua resposta até os dias de hoje é lembrada,suas palavras foram:"Eu não posso sair da minha atual,pois estamos juntas um bom tempo, mas quero ser a madrinha deste grupo."
(Após seu falecimento seu grupo composto de mulheres fora desfeito)

» Publicada em 28|04|09 no Jornal MOGINEWS
Morre artista plástica Wilma Ramos, aos 68 anos de idade.
Reconhecida internacionalmente por seus belos quadros, a artista mogiana estava em coma desde março, em decorrência de problemas cardíacos
ADEUS:
Wilma costumava expor suas obras na Festa do Divino
Foi sepultado ontem, no Cemitério São Salvador, na Vila Oliveira, o corpo da artista plástica mogiana
Wilma Ramos. Internada desde março no Hospital
Beneficência Portuguesa, em São Paulo, a artista morreu por volta das 22 horas do último domingo, aos 68 anos, em decorrência de problemas cardíacos.Com a saúde debilitada, Wilma deu entrada no hospital para fazer um cateterismo e acabou sendo submetida às pressas a uma cirurgia de ponte de safena. Apesar do estado delicado, a artista parecia se recuperar bem e apenas um dia após o processo cirúrgico já deixava a Unidade de Terapia Intensiva. No quarto, porém, ela sofreu um infarto e entrou em estado de coma irreversível.Um dos principais nomes do naïf brasileiro, Wilma Ramos ficou conhecida internacionalmente por seus quadros que retratam o folclore brasileiro e as festividades regionais. A primeira exposição aconteceu em 1967, no Salão de Arte Contemporânea de Campinas. A partir dos anos 70, expôs em Madri, Palma de Mallorca e Puerto de Pollensa, na Espanha. Entre 1968 e 1984, foi premiada em diversos salões de arte realizados no Estado de São Paulo, além de participar de mostras coletivas em vários países. Apesar do prestígio internacional, a artista permanecia morando em Mogi, com a mãe e dois irmãos, onde ficou conhecida por integrar o Grupo Feminino de Artes Plásticas de Mogi das Cruzes, que há 25 anos realiza ininterruptamente o "Salão da Primavera". Formado por Ilda Veri Lopes, Ana MarB, Olga Nóbrega, Wanda Barbieri e Wilma, o grupo era caracterizado pela união e amizade das cinco artistas.Durante toda sua carreira, Wilma mostrou por meio de telas toda sua devoção ao Divino Espírito Santo. Com desenhos de traços simples, a artista fez inúmeras exposições voltadas para a temática católica. Foi na Festa do Divino Espírito Santo de Brás Cubas do ano passado, inclusive, que ela expôs pela última vez.