FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

quarta-feira, 6 de março de 2013

MARÇO MÊS DAS MULHERES


“Olhar Feminino” reverencia mulheres

Mostra que começa amanhã no Mogi Shopping contará com trabalho de diversas artistas plásticas da Cidade / Arte Elizeu de Lima

“A arte embeleza a vida. Faz as pessoas desviarem um pouco a atenção de tanta coisa ruim que acontece. E nada como a arte para valorizar as mulheres”. A frase da artista plástica Sandra Lopes resume o objetivo de “Olhar Feminino”, exposição que entra em cartaz, amanhã  (7), no Mogi Shopping. A mostra organizada em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura festeja o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira.
Sandra é uma das convidadas da exposição que contará ainda com as obras de Adelaide Swettler, Cida Ferraris, Gláucia Caravièri, AnaMarB, Sandra Marcondes, Lenira Botelho, Judith de Carles, Luiza Kraus, Úrsula Caetano, Guiomar Gomes Pereira, Iza Leão, Cida Varella, Jandira, Olga Nóbrega e Enery Pietro.
Entre os trabalhos que cada uma levará para o Shopping estão telas a óleo, em acrílico, aquarela, além de porcelana, cabaças, assemblage - colagens com objetos e materiais tridimensionais -  e cerâmica. As peças permanecerão em exposição até o próximo dia 17.
As artistas envolvidas destacam que é sempre bom participar de homenagens a mulheres. “Tudo que é para as mulheres tem que ser comemorado. Todo dia é dia, mas se temos um em especial, devemos brindar”, reforça AnaMarb que selecionou duas obras em porcelana. “Uma delas tem motivo de rosas e a outra da cultura japonesa”, conta.
Ela ainda destaca que o fato de ser um centro de compras valoriza ainda mais a exposição. “É um local que passa muita gente. Tem grande visibilidade”, aponta ela. Adelaide Swettler, que também fará parte da exposição, concorda. “Adorei a possibilidade de expor em um local onde vai gente não só de Mogi, como de fora também. É mais visibilidade, valorização de nossas artistas”, aponta.
Adelaide optou por levar duas telas. Uma intitulada “Lavadeiras” e outra “Fim de Tarde”. As duas são pinturas a óleo. “A das ‘Lavadeiras’foi uma cena que vi em Santa Catarina e criei em cima. Tem uma mulher no quintal pendurando a roupa. A outra, do ‘Fim de Tarde’ é uma mulher se olhando no espelho arrumando o cabelo, depois de um dia de trabalho”, detalha a artista.
Cida Ferraris também optou por motivos que lembrassem o universo feminino de alguma forma. “Ainda não decidi ao certo mas deve ser uma tela e uma porcelana com motivos florais”, aponta.
Itinerante
De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, depois do Mogi Shopping a mostra “Olhar Feminino” deve ser levada a outros espaços como o hall de entrada da Prefeitura, o Centro de Cidadania e Arte (Ciarte) e o Terminal Central. A ideia é que toda a exposição ou parte dela esteja presente nesses endereços durante todo o mês de março. Além das artistas confirmadas, outras podem ser que façam parte da mostra, já que 33 foram convidadas.