FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Artistas retomam luta por museu

Após dois anos, artistas mogianos retomam a mobilização para transformar prédio da antiga Telefôncia em Museu de Arte / Foto: Edson Martins

SEX, 26 DE JULHO DE 2013 23:00


Mesmo com as negativas, a criação de um Museu de Arte Mogiana (MAM) de Mogi das Cruzes não deixou os planos dos artistas plásticos da Cidade. Dois anos após iniciar a mobilização, a classe ganhou a parceria do movimento “Voz das Artes nas Ruas”, que nasceu na internet para apoiar as ações políticas e culturais da Região da Grande São Paulo. No momento, o grupo promove um abaixo-assinado, que já conta com aproximadamente 300 assinaturas, para apresentar o projeto ao governo federal.
Apresentado em outubro de 2011, pelo Centro Cultural Antonio do Pinhal, também na internet, a ideia inicial era transformar o deteriorado prédio da antiga Telefônica – hoje Vivo -, instalado na área central, no MAM. A missão do movimento é colher duas mil assinaturas para entregar nas mãos da ministra da Cultura, Marta Suplicy, segundo o artista plástico Enzo Ferrara, criador do “Voz das Artes nas Ruas”, ao lado de Thiago Santana. “A nossa proposta é apresentar o projeto ao Ministério da Cultura, no departamento Mais Museus. Já enviamos uma carta aberta endereçada à presidente Dilma (Rousseff), à própria ministra Marta e ao senador Eduardo Suplicy. Se conseguirmos colher essas assinaturas, vamos agendar uma reunião com a ministra, ainda no mês de agosto”, explica Ferrara.
Uma manifestação está sendo programada para o começo de agosto, com o objetivo de conseguir 1,3 mil assinaturas que faltam.
Os interessados em participar do abaixo-assinado em prol do museu podem comparecer ao espaço de beleza, Belezinha que fica na Rua Navajas, 50, Shangai, telefone  3374-1088. Durante o mês de agosto o grupo ainda irá para as ruas coletar assinaturas. (Maria Salas)