FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Jornal Mogi News









Concurso organizado por fundação da cidade selecionou as obras de Adelaide Swettller e José Augusto da Silva

Publicada em 22/10/14
Caio Januario

Adelaide e José Augusto comemoram o reconhecimento de seus trabalhos na premiação
Jéssica Almeida
Da reportagem local
Esta quarta-feira é de comemoração para os artistas plásticos do grupo Frontispício, que celebram a premiação de Adelaide Swettller e José Augusto da Silva, dois dos seus oito integrantes, pelo concurso da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (FundArt), no Salão Ubatuba de Belas Artes. Após a premiação na noite de hoje, será aberta ao público a exposição com todas as obras vencedoras, que ficarão expostas até o dia 16 de novembro, no Sobradão do Porto, localizado na Praça Anchieta, 38, centro de Ubatuba. A entrada é gratuita. O funcionamento será todos os dias, das 10 às 22 horas.

Zeti Muniz, presidente do Frontispício, comemora o resultado do concurso e avalia que é a oportunidade de mostrar o trabalho do grupo em mais uma cidade do Estado de São Paulo. "Nós enviamos três trabalhos no meio do ano e os três foram selecionados e premiados. Ainda não sabemos quais serão os prêmios, mas é uma oportunidade de promover os artistas e valorizar a arte. No ano passado tivemos ganhadores do prêmio aquisitivo, ou seja, a fundação comprou as obras dos artistas escolhidos", afirma.
A mogiana Adelaide, de 69 anos, será premiada pelo segundo ano consecutivo em Ubatuba, desta vez com a obra "A Praia". Ao longo de seus 15 anos de carreira na pintura acadêmica, a artista plástica já recebeu muitos prêmios. "Não posso reclamar acerca do reconhecimento do meu trabalho. Fui uma das primeiras a entrar no grupo Frontispício, que começou em 2008, e já ganhei vários prêmios. Logo no início da minha carreira fui premiada algumas vezes pela Associação Paulista de Belas Artes", comenta.


Estreante
Natural de Mogi das Cruzes, o pintor impressionista contemporâneo José Augusto da Silva, 73, participou do concurso pela primeira vez. Ele inscreveu dois quadros e ambos serão premiados. "Eu comecei a pintar com 14 anos de idade, parei um pouco por falta de espaço, mas logo retornei e comecei a expor. Estou muito feliz com esse prêmio em Ubatuba, infelizmente não poderei comparecer ao evento por motivos pessoais, mas o Zeti irá me representar", disse ele. O artista plástico recebeu outras premiações: a menção honrosa na exposição no Salão da Reserva do Exército de São Paulo e o 3º lugar no 1ª Salão Nacional de Mogi das Cruzes.