Estamos conseguindo espaços,e vem mais novidades que são as esculturas,vejam:
A Secretaria Municipal de Cultura abriu nesta quarta-feira (08/07) as inscrições para o Concurso Público de Obras de Arte. Voltada exclusivamente para artistas de Mogi das Cruzes, a iniciativa tem por objetivo selecionar seis esculturas, que serão instaladas e passarão a decorar espaços públicos variados do município. Cada participante com uma obra selecionada receberá premiação no valor de R$ 10 mil. As inscrições são gratuitas e ficam abertas até o dia 24 de agosto.
Além de comprovar residência em Mogi das Cruzes por um período mínimo de três anos, os artistas aptos a participarem do concurso precisam ter 18 anos ou mais. Com relação às esculturas propostas, é preciso que elas sejam de material resistente às intempéries e tecnicamente solucionadas quanto à estabilidade física, assegurando assim resistência e segurança. Cada participante poderá inscrever até seis obras diferentes de sua autoria, porém poderá ser contemplado com no máximo três. Além da confecção e cessão de sua escultura para o município, o artista também ficará responsável pela instalação da mesma em local a ser definido pela Secretaria Municipal de Cultura. Também por isso, a experiência com a instalação de obras de arte de grande porte será um dos critérios determinantes de seleção, processo esse que será conduzido e de total responsabilidade da Comissão Julgadora.
Outros critérios que pesarão na escolha são experiência na execução de obras de arte de grande porte com materiais resistentes ao tempo, estágio da obra (se ela já está finalizada e apta a ser instalada), qualidade dos materiais utilizados para a confecção da escultura, inovação e criatividade, valores artístico, cultural e simbólico, exequibilidade e presença de informações técnicas que permitam o pleno entendimento da obra, bem como a responsabilidade socioambiental. Isto é, a utilização de materiais que causem o menor impacto ambiental possível.
A Comissão Julgadora será presidida pelo secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori e terá em sua formação oito membros, sendo quatro representantes do poder público (dois servidores da Secretaria Municipal de Cultura, mais dois da Secretaria Municipal de Obras) e outros quatro da sociedade civil (dois representes do segmento das artes plásticas do município e dois membros do Conselho Municipal de Cultura).
Não há uma dimensão previamente definida para as esculturas a serem inscritas. Apenas a referência, para os artistas interessados, de obras de arte com volume médio de 1,5 metro de largura, por 1,5 metro de profundidade, por 3,5 metros de altura. Vale destacar que o custo com a produção e aquisição de materiais para a realização da obra é de responsabilidade do próprio artista.
As inscrições devem ser feitas pessoalmente na Secretaria Municipal de Cultura, que fica no número 993 da rua Coronel Souza Franco, no Centro Histórico do município. O edital, com todos os detalhes, está disponível para consultas pessoalmente neste endereço e também pode ser visto online. Mais informações pelo telefone 4798-6900.