FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

sábado, 25 de julho de 2015

PREMIADOS DO SAV(SALÃO DE ARTES DE VINHEDO)

O Salão de Artes Visuais de Vinhedo acontece de 20 de agosto a 20 de setembro, de quarta a domingo, das 12h às 21h. No total, 187 obras foram selecionadas à mostra, sendo 79 pinturas, 16 esculturas, 14 gravuras, 25 fotografias, 17 desenhos e 13 instalações. 
Foram selecionados pelos jurados para receberem o prêmio aquisitivo: “Agonia e êxtase” de Bruno Cavalcante Cancian Passos; “Visão” de Bruno Drolshagen; “Descanso da modelo” de Douglas Okada; “Mensageiro” de Fernando Cardoso; “Ensaio das pequenas torturas” de Jorge Medeiros; “O homem, o espaço e a terra. Somos vencedores do tempo, somos vencidos pelo tempo”; “O homem, o espaço e a terra. A conquista do território” e “O homem, o espaço e a terra. Não podemos fugir do tempo que passa” de Karine Guillain-Pott; “Posição nº 3/ Escultura viva” de Lucas Ribeiro de Melo Costa; ”Prédios Fantasmas” de Mariana Oliveira. 
Os indicados pelos jurados à menção honrosa foram: “Passion I”, “Passion II”, “Passion III” de Carlos Augusto Decúpero; “Erros e Psique”, “Apagamento”, “remo-pomg” de Claudia Briza; “Auto Retrato” de Douglas Minoru Okada; “Ânsia”, “Razão”, “The O Face” de Ilê Franco Brotto; “Híbrido I”, Híbrido II”, “Híbrido III” de Luiz Fernando Santos Dantas. 

Jurados Os jurados que integraram a comissão julgadora do SAV 2015 são bastante reconhecidos no cenário artístico. Veja abaixo o currículo de cada um:

Miro Bampa - pintor, desenhista e artista experimental atuando desde 1982.Frequentou o atelier de Alberto Teixeira. A partir de 1992 abandona a pintura figurativa expressionista para desenvolver um trabalho abstrato com colagens (assamblage) e arte objeto. Atualmente utiliza fotografias interferidas com encáusticas e materiais corrosivos. Participou de várias exposições, salões e mostra de artes nacionais e internacionais (USA, México, Alemanha e Portugal), sendo premiado em vários salões de artes do estado. Participou das edições 2009 e 2011 do Mapa Cultural Paulista como coordenador e curador da exposição da fase estadual. Foi Curador da 16º Salão de artes plásticas de Catanduva.
Jefferson Ataliba - Fotógrafo, designer e professor. Participou de diversas palestras, concursos e exposições como: Membro do juri do Mapa Cultural Paulista, exposições do Núcleo de Arte e Museu Olho Latino, Salão de Artes de Vinhedo, Palestras sobre fotografia na Casa do Lago na UNICAMP, Exposição individual "Aquarela de Luzes" realizada na Galeria da PUC Campinas, 2º lugar no concurso "Holliday" da Agfa International na Alemanha, Mostra Água e Vida para Todos realizada no MIS Campinas, Exposição "Linha, Forma e cor" na Galeria Laforme em Campinas, "Destaques-97" na Escola Panamericana de Arte, entre outros. Foi convidado a integrar o corpo de artistas do Núcleo de Arte e Museu Olho Latino (fundado pelo professor e gravurista Paulo Cheida) em 2006. Produz profissionalmente imagens tanto para mídias eletrônicas quanto impressas, trabalhando com mídias fotográficas digitais e em película. Coach Integral Sistêmico com certificação internacional pela Febracis. Pós Graduado em Artes Visuais: Cultura e Criação no SENAC - RJ. Concluio o curso de Artes Visuais com Ênfase em Design na PUC-Campinas em 2004, tendo cursado Design Gráfico na Escola Panamericana de Arte além de parte do curso de Desenho Industrial (Programação Visual) na Faculdade de Belas Artes de São Paulo.
Percival Tirapelli - Doutor em Artes Plásticas, é professor universitário desde 1979, lecionando atualmente nos cursos de Educação Artística e Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da UNESP. Desde 1975, investiga novos meios e suportes para novas poéticas visuais, no campo da xerografia, heliografia e litografia. Participa das Comissões de Arte do Museu de Arte Moderna de São Paulo e é da diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores em Artes. Participou como artista em exposições individuais em vários estados brasileiros e no exterior (Bolívia, Alemanha, México, Itália), nas Bienais de Arte de São Paulo, 1977 e 1985 e II Bienal Internacional de Arte da Bolívia em 1983 e foi premiado em 1983 - Gravura, na II Bienal Internacional de Arte, La Paz, Bolívia ,1984 - XII Salão de Arte Contemporânea, Santo André, São Paulo , 1985 - I Salão Regional de Artes Plásticas, Santo André, São Paulo ,1986 - XIV Salão de Arte ,Contemporânea, Santo André, São Paulo ,1987 - II Salão de Artes Plásticas de Avaré, São Paulo Obras em acervos nos Museus de Avaré, Santo André, São Paulo (MAC) e La Paz