FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

domingo, 25 de abril de 2010

bienal de artes em SÃO PAULO


Edifício da Bienal no Parque do Ibirapuera / SP

O Pavilhão Ciccillo Matarazzo, mais conhecido como Pavilhão da Bienal, localizado no Parque Ibirapuera em São Paulo é considerado um ícone cosmopolita da arquitetura moderna. Nenhum outro edifício está mais vinculado à trajetória da arte moderna e contemporânea em nosso país.

Construído em 1957, com projeto de Oscar Niemeyer, o prédio é feito de concreto armado, aço e vidro. O pé direito de mais de sete metros de altura e uma visão geral para o Parque do Ibirapuera fazem do Pavilhão o lugar perfeito para receber a SP Arte.


Fundação Bienal de São Paulo

Parque Ibirapuera, piso térreo, portão 3
04098-900 - São Paulo - SP - Brasil
T [11] 5574 5922
F [11] 5549 0230

A SP-ARTE – Feira Internacional de Arte de São Paulo – comemorará sua sexta edição com a participação de 80 galerias de arte moderna e contemporânea e vários convidados do exterior, curadores de coleções particulares e museus como Tate Modern (Inglaterra), Malmö Konsthall (Suécia), Museo Universitario Arte Contemporáneo - MUAC (México), Museo de Arte de Lima - MALI (Peru) e Museo de Arte Conteporáneo de Castilla y León - MUSAC (Espanha).

De 29 de abril a 2 de maio de 2010, o Pavilhão da Bienal transformar-se-á no maior encontro das artes plásticas na América Latina, reunindo as mais importantes galerias do Brasil e também de países convidados, como a Argentina, Uruguai, México, Estados Unidos, Espanha, França e Inglaterra. Uma oportunidade para uma rica experiência com a arte contemporânea e com a notável qualidade de mais de 1.500 obras de artistas renomados e jovens talentos.

Inspirada nas grandes feiras internacionais de arte como Art Basel, na Suíça, Frieze, na Inglaterra, Arco, na Espanha e Fiac, na França, a SP-ARTE trouxe para a cidade de São Paulo - coração financeiro da América Latina-, a atmosfera estimulante destes grandes eventos, e se estabeleceu no calendário nacional e internacional como um dos mais prestigiados e esperados eventos de arte na America Latina. Ao lado de MACO, no México e ArteBa, na Argentina, a SP-ARTE se destaca na América Latina pela primorosa qualidade das galerias participantes, cuidadosamente escolhidas para garantir a excelência dos trabalhos expostos, uma referência para colecionadores internacionais.

O Programa Cultural SP-ARTE/2010, que será realizado no Auditório Lina Bo Bardi do MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo – nos dias 29 e 30 de abril, trará palestrantes para debater e refletir sobre a arte – seus processos de criação, de produção, de exposição e de comercialização. Participarão das discussões profissionais de destaque no cenário nacional e internacional, como curadores, artistas, colecionadores e galeristas.


segunda-feira, 19 de abril de 2010

Primeiros personagens em quadrinhos


Em 1950 a Editora Abril traz ao Brasil o Pato Donald e Zé Cariocada Disney

Primeiros personagens em quadrinhos


São de 1929 as primeiras aventuras do reporter detetive Tintim, do Belga Hergé

Primeiros personagens em quadrinhos


Popeye 1929

Primeiros personagens em quadrinhos

Mickey Mouse 1928

Primeiros personagens em quadrinhos


Gato Felix 1928

Primeiros personagens em quadrinhos

Betty Boop 1931

Primeiros personagens em quadrinhos


Brucutu -1933

Max and Moritz


Em 1850 na Alemanha era a vez de Wilhelm Busch criar os primeiros personagens das HQs, Max end Moritz

1ª Comemoração do Dia do Artista Plástico em Mogi das Cruzes



imagem: Auto retrato de José ferraz de Almeida Junior

Evento comemorativo do dia do Artista plástico


Data: 08 de Maio de 2010

Local: Praça do Carmo, Centro de Mogi das Cruzes

Descrição: Exposição de Telas, sorteio de pinturas, pintura ao vivo e música.
informações:4799.4040/4725.3341/4798.1449


Venha participar e traga a sua família

1ª Convenção de HQ de Mogi das Cruzes

imagem: de 1896/ Em 1894 surgia um dos primeiros personagens de sucesso, criado por Richard Outcault o menino oriental Yellow Kid (Do inglês: "menino amarelo"). Um Fato Curioso é que nas Histórias de Yellow Kid o texto de sua fala era Escrito em Seu Camisolão! não Existia , ainda , o balão de fala.


Data: de 11à 15 de Maio de 2010.
Local: Ciarte, rua Dr. Ricardo vilela, 69, centro de Mogi das Cruzes.
Informações: 4799,4040/4725.3341/4798.1449
Com Feira de quadrinhos, Oficinas, Palestras , Mesa redonda, apresentação de videos e muito mais.....

sábado, 10 de abril de 2010

reuniões


todos esses assuntos são pautas de nossas reuniões, venha participe traga outros assuntos para projetarmos juntos,objetivo é de sempre tentar aumentar nosso publico,nossas reuniões acontece todas as quintas no casarão do carmo na pça do carmo,centro histórico da cidade,à partir das 18:00 horas,se não quiser participar pode assistir as reuniões,é aberto ao publico em geral.
Não percam à PRIMEIRA FESTA DO ARTISTA PLÁSTICO dia 08 de Maio,na pça do carmo.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

08 de maio - Dia do Artista Plástico


O Dia do Artista Plástico foi escolhido como uma homenagem ao pintor José Ferraz de Alencar Junior, nascido no dia 08 de maio de 1851, na cidade de Itu, estado de São Paulo. Almeida Junior teve uma carreira rica, estudou na Academia Imperial de Belas-Artes, onde foi aluno de Victor Meireles. Obteve, também, formação na Escola Superior de Belas-Artes de Paris e faleceu, tragicamente, no dia 13 de novembro de 1899, em Piracicaba-SP.

Quais as recompensas de ser artista plástico, se vale a pena ou não exercer essa profissão? Bem, em primeiro lugar, considero que vale a pena ser o que a gente quer ser, fazer o que gosta, mesmo que isso seja menos ou mais lucrativo financeiramente. Acredito que o primordial da vida é ser feliz. Com certeza, passamos a maior parte da vida trabalhando, então, nada melhor que trabalhar em algo que nos dê prazer. Com prazer fica mais fácil o empenho e o conseqüente triunfo na nossa profissão, longe de ser um trabalho “mecânico”, feito com o único objetivo de ganhar o salário do fim de mês. Por isso, vale a pena ser artista plástico.

Obter prazer trabalhando e colaborar com a vida cultural da cidade e região é sempre gratificante. Acredito que quando trabalhamos com amor, de forma séria, de forma profissional, podemos ter retorno em qualquer profissão. Não estou dizendo que é uma tarefa fácil. É preciso correr atrás, não ficar parado no tempo e no espaço, esperando as coisas acontecerem. É necessário ser uma pessoa ativa e, digo isso, referindo-me a qualquer profissão.

Fazer uso de seu tempo de forma consciente, não deixando, simplesmente, a vida passar. Trabalhar com arte é sempre empolgante. Nas artes, além do aspecto financeiro, existe a questão de comunicação, de conseguir uma resposta das outras pessoas, é possível transmitir sensações através da pintura. É possível, questionar, ensinar, provocar, revolucionar e fazer pensar. Sempre precisamos pensar.

Infelizmente, a profissão do artista plástico ainda não é regulamentada por lei, mas esse problema não é empecilho para nós, artistas plásticos, que acreditamos em nossa profissão. Felicito todos os artistas plásticos pela passagem de seu dia e agradeço todas aquelas pessoas que acreditam na arte. Uma vez ligado nas artes, o interruptor não apaga mais.

sábado, 3 de abril de 2010

CONFIRA :

Mostra "Arte em Ciarte" apresenta o trabalho dos escritores mogianos
Marcelo Alvarenga 26.03.2009
Santos: Autor é um dos membros do Entremeio Literário homenageados
O Centro de Cidadania e Arte (Ciarte) abre suas portas, pela segunda vez, para receber escritores e poetas mogianos numa mostra de divulgação daqueles que, literalmente, escrevem a história da cidade. Com um sarau que reunirá dezenas de autores do projeto Terças Literárias, além de convidados, a abertura da exposição será na próxima terça-feira, às 19 horas.
Nesta segunda etapa da exposição, dez escritores podem ser vistos no acervo, que reúne banners com fotos, biografias e uma amostra do trabalho dos homenageados. São eles: Antonio do Espírito Santo, Auro Malaquias dos Santos, Benedito Carceles, Carla Pozo, Elvira Pereira Renno da Costa, Gedeão Alves, Henriette Maria Fraissat, Maria Fernandez Iglesias, Paulo Renato Souza e Walter Aguiar.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

DE OLHO NO GRAFITTIS DE RUA

I Bienal Internacional de Arte de Rua
de São Paulo
A arte de rua é valorizada hoje como fenômeno digno de grande relevância no cenário da arte contemporânea mundial.

A I Bienal internacional de Arte de Rua,que será realizada em São Paulo, - cidade tida como referência internacional em publicações e exposições especializadas no tema -, nasce para promover um movimento que vem se desenvolvendo a cada dia - a Arte de Rua, ou StreetArt.

Sob a coordenação de Rui Amaral, um grupo de 8 artistas, pioneiros da Arte de Rua no Brasil, formam a curadoria que desenha a
I BIAR, prevista para acontecer no final de 2010 e irá apresentar o diverso panorama desta manifestação no Brasil e no mundo.

Será desenvolvido um circuito de intervenções públicas na cidade, e no MAC (Museu de Arte Contemporânea, Ibirapuera) haverá uma série de atividades internas, como exposições, registros, mostras de vídeo, debates e oficinas.

A proposta visa à compreensão da arte de rua como um fenômeno mundial. O registro histórico das intervenções e a abertura para o diálogo e aprendizagem colocarão no mesmo espaço artistas, governo e a população possibilitando a reflexão, o aprendizado e a valorização artística, permitindo ao indivíduo a participação na formação de sua história de maneira consciente e reflexiva.



OPORTUNIDADES

um frontispicio de oportunidades?
NOSSA EQUIPE ESTÀ DENTRO.
participe:

Rio de Janeiro, 25 de março de 2010
Funarte e MinC lançam edital do Conexão Artes Visuais 2010
Inscrições abertas

Abertura: 25/03/2010
Encerramento: 08/05/2010