FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Manifestações artísticas ao ar livre

PARTICIPANTES A artista plástica Linda Fuga vai expor e pintar telas no encontro, que contará também com a participação de músicos como Companheiros do Sertão

Dança, exposição, literatura e teatro são algumas das atrações que fazem parte do projeto "Carmo das Artes" que acontece amanhã, a partir das 10 horas, no Largo do Carmo. O evento é uma homenagem ao Dia do Artista Plástico, comemorado no dia 8 de maio. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura da Cidade e conta com o apoio do grupo O Frontispício.

Este é o segundo ano consecutivo que a data é comemorada pelo Município. O projeto tem como objetivo valorizar os profissionais que trabalham com as artes plásticas e com todo o seu processo criativo. Para a ocasião, alguns artistas regionais foram convidados a mostrar o seu talento para o público. "A festa é do artista, mas todo o público pode participar acompanhando a cultura da nossa região", disse Zeti Muniz, artista plástico e criador do Frontispício.

Artistas experientes como Nerival Rodrigues, Pedro Neves e Linda Fuga são alguns dos convidados. A música ficará por conta do Quinteto de Sax da Corporação Santa Cecília e do grupo Companheiros do Sertão. Esta edição terá a apresentação da radialista Lu Fernandes, locutora da Rádio Cumbica, de Guarulhos.

"Este ano nós tivemos a ideia de prestar uma homenagem à cidade de Suzano, que fez aniversário em abril. Realizamos durante todo o mês passado várias exposições lá na cidade e decidimos trazer o que foi exposto para este evento. É uma forma de ampliar a comemoração ao aniversário do município", conta Muniz.

Zeti ainda explica que O Frontispício prepara uma série de exposições no Largo do Bom Jesus, a partir do sábado, dia 14 de maio. "Estamos preparando algumas intervenções culturais na Cidade, como estas exposições no Largo. Elas são uma preparação para o lançamento do Centro Cultural Dona Mariquinha, que estamos montando ali no Largo mesmo".

O público mogiano também terá a oportunidade de acompanhar as obras do grupo que entram em exposição no Centro de Cidadania e Arte (Ciarte). "Recebemos o convite da Secretaria e vamos começar a montar amanhã (hoje). O grupo vai levar alguns quadros, esculturas, pinturas e outros tipos de obras que fizemos neste tempo em que O Frontispício existe", afirma Zeti.

Para conhecer o trabalho do grupo, o endereço eletrônico disponível é ofrontispicio.blogspot.com.

Dia do Artista Plástico

A data é uma homenagem ao pintor José Ferraz de Alencar Junior, nascido no dia 8 de maio de 1851, na cidade de Itu, Estado de São Paulo. Almeida Junior teve uma carreira renomada, estudou na Academia Imperial de Belas-Artes, onde foi aluno de Victor Meireles. Obteve, também, formação na Escola Superior de Belas-Artes de Paris e faleceu no dia 13 de novembro de 1899, em Piracicaba-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário