FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

domingo, 18 de dezembro de 2011

Biblioteca Municipal

Informatizar o acervo da Biblioteca Municipal Benedicto Sérvulo de Sant’Anna e interligá-lo às unidades da rede pública das demais cidades do Estado de São Paulo são os principais desafios da Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes em 2012. Atualmente, o acervo conta com 35 mil títulos, entre livros técnicos, romances e outros gêneros. Destes, 100 são de autoria de mogianos.

No entanto, para viabilizar a restauração e a informatização das obras é necessário ampliar o número de visitantes, já que este volume diminui com o passar dos anos. Em 2009, a biblioteca recebeu 9.004 pessoas. Em 2010, foram 7.443. E, até novembro deste ano, estão anotadas 7.049 visitas.

"É importante que as pessoas venham conhecer o acervo. Só assim é que descobrirão os livros que são interessantes. Este material é da população", destacou o bibliotecário Auro Malaquias dos Santos.

As doações também fazem parte da rotina da biblioteca, mas assim como as visitas, apresentam redução significativa. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Cultura, neste ano, o acervo recebeu 821 livros em bom estado, quase metade em comparação a 2010, quando chegaram 1.611 doações. Em 2009, a biblioteca recebeu 2.180 publicações. Já em 2007, chegou-se ao recorde de 2.267 doações.

"As doações variam de ano para ano. Há sempre aquela pessoa que resolve fazer a reforma e doar algumas obras", comentou o bibliotecário.

O espaço disponibiliza jornais da Região, a Revista Veja e o Jornal dos Concursos, o mais procurado pelos visitantes. Nelson Albissú, diretor municipal de Cultura, confirma a grande procura pelo Jornal dos Concursos e explica que para realizar a informatização do acervo serão necessários diversos estudos e uma programação complexa. "Não é apenas colocar o nome dos livros no computador. Há uma rede de informações que precisa ser conectada. Por exemplo: se a pessoa não encontrar aqui o livro que deseja, este programa o encaminhará para outra cidade. Isso leva um tempo, pois cada município tem um método de trabalho. Além disso, há vários documentos históricos que precisam de equipamentos especiais para o manuseio", detalha.

O aposentado Benedito da Silva dos Santos, frequenta a biblioteca há mais de 20 anos. Segundo ele, este é um espaço essencial para a Cidade, mas precisa de algumas adequações.

"A ideia de criar um acervo digital é muito interessante. Venho aqui mais para ler jornais, mas gostaria que o local de consultas mudasse. Temos que dividir o espaço com a recepção e antes existia uma sala apenas para este tipo de leitura. Como vai ficar quando tivermos que dividir as mesas com os estudantes?", questionou.

Além da possibilidade de informatizar o acervo, a biblioteca tem duas ações programadas para o ano que vem. A primeira consiste em pequenas reformas de manutenção e de acessibilidade. A segunda, já agendada para março, será o projeto de contação de histórias para as crianças das redes estaduais e municipais de ensino.

Os interessados em doar publicações à biblioteca podem entrar em contato pelo telefone 4725-4398.

Nenhum comentário:

Postar um comentário