FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Panorama cultural em debate


Publicado no Jornal "A Semana" de Mogi das Cruzes
Edição: 712 de 24 a 30 de Dezembro de 2011
Matéria gerada através de um email mandado para a redação
Caderno: Cultura & Variedades

NO MÊS passado, uma audiência pública na Câmara Municipal de Mogi traçou um panorama cultural da cidade. Segundo o artista plástico Naif e integrante do grupo Frontispício, Enzo Ferrara, foram debatidos os desafios, projetos, anseios e a dificuldade em trabalhar com a cultura. Ele afirma que ficou claro que, o que é produzido na área da cultura não consegue chegar até as periferias da cidade.
O ano de 2011 chega ao fim e, na avaliação do artista, foi muito produtivo, pois foram várias ações culturais como a experiência do Centro Cultural Dona Mariquinha, que durou apenas seis meses, mas ajudará a traçar planos. Ferrara destaca também o resultado das ações de alguns dos pontos de cultura, como a Estação de Sabaúna, e o início do diálogo sobre a criação de um Museu de Artes.
Para o artista plástico, os problemas da área da cultura são muito complexos e exigem um envolvimento maior dos artistas. Mogi é um polo de produção cultural, de acordo com Ferrara, e antes de se falar sobre a instalação de um Centro Cultural, como reivindicam muitos artistas da cidade, ele diz que é preciso se perguntar se vamos nos envolver no projeto realmente, e se somos capazes de gerir algo tão grande: “Se a resposta for não, então temos que refletir o porquê e juntos encontrar um novo caminho, mas se a resposta for sim, é hora de somar forças e começar a nos organizarmos para juntos construir não apenas um, mas vários Centros Culturais na cidade.”