FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Centro Cultural promoverá 18 oficinas






                                                                                   
Publicado no jornal/ O Diário de Mogi 
Data: 06/01/2012
sob responsabilidade da redação
Postado por Enzo Ferrara

                                                                                                                                                       Comando pelo arquiteto Paulo Pinhal, que é o idealizador e gestor do Centro Cultural Antonio do Pinhal
 
A partir da semana que vem o Centro Cultural Antonio do Pinhal (Cecap) abre inscrições para 18 oficinas. São cursos na área artístico-cultural e tecnológica, com durações e preços diferentes. Na quarta-feira os interessados já podem entrar em contato com o endereço que promete outras novidades para 2012.
Há quatro anos, o Cecap promove oficinas durante os meses de janeiro e fevereiro. A ideia é transformar o tempo ocioso dessa época de férias em diversão e aprendizado. Os cursos são direcionados a pessoas de diferentes idades e vão desde dança cigana – uma das novidades – até edição de filmes. "Temos bastante coisa e sempre somos surpreendidos. As oficinas de dança, por exemplo, são bem procuradas", comenta Paulo Pinhal, gestor do endereço. (confira quadro nesta página)
Ele ressalta que ao contrário de outros anos todas as oficinas tem algum custo. "No passado era tudo gratuito, mas aí preenchíamos todas as vagas e quase ninguém vinha. Imprevistos acontecem, mas dessa forma tem dado mais certo. Algumas têm preço sugerido de R$ 10,00, para dar acesso a todos", explica Paulo.
E além de comparecer pessoalmente ao Cecap os interessados podem entrar em contato pela internet. O gestor conta que muitas das vagas são preenchidas após conversas pelo facebook ou twitter. "Já tivemos cursos em que só vieram as pessoas que conversamos pela rede social. Tem se tornado um importante canal de comunicação para o Cecap", comenta Paulo.
O gestor conta que em 2012 ele também pretende retomar a série de exposições que foram interrompidas no ano passado. "Tive uns problemas internos e não tinha como deixar o Cecap aberto. Por isso estou até em busca de voluntários que queiram ser nossos parceiros", avisa ele. "Nestas próximas semanas já penso em uma mostra de fotos com parte das atividades realizadas aqui", acrescenta.
Se por um lado o calendário de exposições foi interrompido, os saraus realizados uma vez por mês ganharam força em 2011. Nestes encontros os frequentadores cantam, contam causos, declamam poesias e ainda aproveitam uma mesa farta de doces e salgados, trazidos por eles mesmos, muitas vezes. "Tem sido um sucesso. As vezes, fico até preocupado com o barulho, pois passamos das 22 horas", diz Paulo. A próxima edição, inclusive, está marcada para o dia 30.
Além de retomar algumas atividades que ficaram em suspenso no ano passado, 2012 deve ser um ano de busca por patrocínios e aprovação de projetos culturais em editais públicos. "A ideia é sempre manter um local que se auto sustente. Por isso vamos até promover uma oficina para ensinar como montar um projeto cultural", conta ele que hoje mantém o local com recursos próprios. 

O Cecap fica na Rua Boa Vista, 108, Centro. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone 2819-3776 e no email cecap@pinhal.org.