FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Enzo Ferrara no MIAN (Museu Internacional de Arte Naïf) do Rio de Janeiro

Foto de Enzo Ferrara
Dados da Obra:
Autor: Enzo Ferrara
Título: Tempo de Liberdade
Ano: 2010/2011
Técnica: Acrílica sobre tela, com resina
Dimensão: 50 x 70 cm
Obs: Tela com Moldura na Cor Azul Turquesa
O Azul da moldura tem um significado, o Azul é a cor universal da Liberdade.

É com enorme orgulho e satisfação que comunico que uma das minhas obras foi aceita para integrar o acervo do MIAN (Museu Internacional de Arte Naïf) do Rio de Janeiro. Um marco na minha carreira e na minha vida. A Obra escolhida é a tela Tempo de Liberdade, o primeiro nu de homem negro da história da arte Naïf nacional.


A Obra em questão é o primeiro nu de homem negro da história da arte Naïf nacional, traz como pano de fundo a paisagem da Cidade do Rio de Janeiro, num ponto muito conhecido, principalmente por matérias de jornal, a Igreja da Penha com Parte do Complexo do Alemão e Penha. A pintura retrata o interior de uma sala, onde a janela se abre e podemos ver a comunidade num fim de tarde. O modelo repousa sobre um sofá de veludo vermelho, no chão podemos ver um tapete de Araiolos, na parede direita uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, do lado esquerdo a reprodução da Escultura o Brasileiro, e um conjunto de Baianas, inspirado na Obra de Djanira, tudo é calma e paz, um gato branco também dorme tranqüilo no guarda corpo da janela. A mensagem da obra é o tempo de liberdade, da comunidade livre da violência, onde agora o povo tem liberdade até mesmo para tirar a roupa dentro de casa e ficar de janela aberta depois de um dia quente de verão.
Pintei a obra assim que o Morro do Alemão foi ocupado pela Polícia e pelo Exercito, eu vivi até os meus 20 anos numa comunidade também violenta, que é o Morro da Vila Suíça em Santo André, sabia na pele o medo e a preocupação das pessoas que ali viviam, mas o resultado foi a pacificação da comunidade e hoje ela tem a liberdade de fato e rendeu ainda um quadro.
O Quadro já participou de várias mostras, com destaque para o Mapa Cultural Paulista, etapa municipal, e na Exposição Olhos Naïfs, comemorativa de 18 anos de carreira do autor.
A Obra é um presente a cidade do Rio de Janeiro, cidade que com freqüência eu retrato nas minhas obras, e nenhum local seria melhor do que o MIAN, principalmente para que ela fique acessível para todos.