INCONVENCE – exposição coletiva
Conceitos de arte contemporânea: Arte convencional e arte não-convencional
Segundo Elcio Naves, antigamente dividia-se as formas de se fazer Arte em sete formas de expressão artística, ou linguagens artísticas ou, simplesmente, em sete artes. Só que a humanidade evoluindo tecnologicamente, cientificamente, socialmente e etc., ampliou as formas de se fazer Arte. Esta ampliação fez com que a denominação sete artes ficasse inadequada para a atualidade. Surgem, então, novos termos.
As sete artes (Pintura, Escultura, Música, Dança, Literatura, Teatro e Cinema) atualmente se enquadram dentro do que designamos como Arte Convencional.
Algo convencional é aquilo padronizado por alguém, que alguém escolheu e determinou, convencionou-se. Uma tampinha de garrafa pet, por exemplo, é convencional, pois em qualquer lugar do país ou, talvez, até do mundo o diâmetro da tampinha é o mesmo para qualquer garrafa pet de refrigerante ou de água mineral. Logo, as sete artes tradicionais são as artes convencionais. O circo, por exemplo, é milenar, e não é arte convencional. Este, então, tornou-se o que designamos como arte não convencional.
Arte não convencional é toda linguagem artística que não pertence a arte convencional, à arte tradicional e que utiliza de elementos tradicionalmente artísticos ou não-artísticos.
Atualmente, os jovens ouvem um estilo de música que é a música eletrônica. Esta se utiliza, principalmente, de computadores que não foram criados para se fazer música, mas é um recurso, se "tornou" um instrumento musical não-convencional. Tem-se pelas ruas o que podemos intitular de escultura viva, ou seja, pessoas que estão atuando como uma escultura. Todas estas formas citadas são evoluções das linguagens artísticas convencionais, como também acontece com o cinema 3D e etc. E novas formas de expressão artística, como é o caso da Fotografia que é possível encontrar exposições fotográficas, igual se encontra exposições de pinturas e esculturas, o circo que vem com toda a sua arte cenográfica, a ginástica artística entre outros.
Logo, arte convencional é a arte realizada pelas linguagens e meios convencionais, tradicionais. E arte não-convencional é aquela que se utiliza de linguagens e/ou meios não convencionais, como novas tecnologias ou técnicas.
INCONVENCE – exposição coletiva tem como objetivo trazer o universo das artes não convencionais para o público de Mogi das Cruzes e região.
A exposição tem a participação de artistas variados do grupo Frontispício de Mogi das Cruzes e é aberto também a simpatizantes. É possível adquirir as obras em exposição.
A Exposição INCONVENCE abre do Dia 14 de janeiro a 28 de fevereiro de 2013, no
CECAP – Centro Cultural Antonio do Pinhal, aberta ao público no horário das 13h00 as 18h00 ou horário agendando.