FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

sábado, 21 de junho de 2014

O QUE É CULTURA?

A CULTURA é fundamental para a compreensão de diversos valores morais e éticos que guiam nosso comportamento social.   Entender como estes valores se internalizaram em nós e como eles conduzem nossas emoções e a avaliação do outro, é um grande desafio.
obra/ Linda Fuga
CULTURA - É o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade.
(Linda Fuga)
artista J.Augusto(Zico)

Cultura
 é um processo em permanente evolução, diverso e rico. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade; fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais. É o conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação ( língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc ), estando em permanente processo de mudança.




(Jurema Bicalho)


O conceito de cultura é bastante complexo. Em uma visão antropológica, podemos o definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Essa rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, etc.






(Zeti Muniz monitorando exposição)

Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.





(obra/Paixão/Mara Eroles)


Os contatos entre diferentes grupos marcaram as civilizações ao longo da história promovendo as transformações culturais tanto pelos movimentos internos quanto pelos conflitos internos.  Portanto, sempre que pensamos em cultura temos que considerar a multiplicidade e a riqueza dos seus elementos, a realidade dos grupos e ainda as características que os unem e os diferenciam. Tudo isso expressa o que sintetizamos como cultura.

Nossa conclusão final é se podemos afirmar que “alguém não tem cultura”. Ledo engano. A cultura de uma sociedade está relacionada a todos os hábitos, costumes e conhecimentos passados ao longo das gerações, significando aquilo que identifica tal povo.Assim, percebemos que todo indivíduo é dotado de cultura, não sendo uns mais cultos que os outros, e não havendo nenhum ser humano inculto. Confusões a cerca das definições de cultura é que propiciam esse diálogo de que existem indivíduos que são desprovidos de cultura por quaisquer que sejam os motivos.