FRONTISPÍCIO DAS ARTES

A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Na Batida do Tambor


Foto de Enzo Ferrara

Imagem : Entrada dos Palmitos


Foto curiosa da mulher tatendo energicamente o tambor

Boi passando


Foto de Enzo Ferrara

Imagem: Entrada dos Palmitos


Uma foto muito interesante, os carros de boi estão passando por uma passagem subterrânia, Conhecida como o Buraco do Ademar, até o antigo pati, onde acontece a quermesse

Limpeza


Foto de Enzo Ferrara

Imagem : Entrada dos Palmitos


Depois da entrada dos palmitos vem a limpeza de rua.

Passeatas das Bandeiras


Foto de Enzo Ferrara

Imagem : Entrada sos Palmitos na Catedral


As Passeatas das bandeiras são os cortejos que saem da Catedral, após a novena, para visitar casas de devotos, principalmente doentes e idosos. Os festeiros e devotos participam com suas bandeiras. A Folia do Divino também acompanha as passeatas e, nas visitas, os violeiros levam músicas com letras especias para apresentar.

Lanterneiros


Foto de Enzo Ferrara

Imagem: Casa decorada para a entrada dos palmitos na avenida Voluntário Pinheiro Franco


Os lanterneiros são os devotos do Divino que mantém a secular tradição de transportar as rústicas lanternas nas alvoradas e passeatas noturnas, relembrando um costume dos tempos em que não havia luz elétrica na cidade.

Doceiras, as Abelhinhas do Divino


Foto de Enzo Ferrara

Imagem: Decoração no Largo da Igreja Matriz de Mogi das Cruzes


São dezenas de devotas que começam, muito dias antes do início da festa, a preparar os tradiconais doces de abólbora, laranja, mamão, cidra e batata doce, que são vendidos na quermesse e distribuidos em creches e orfanatos. As mulheres lavam, descascam, cortam e são as responsáveis pela produção, mas têm a ajuda de alguns homens para mexer os doces nos tachos. Tudo é feito na Casa da festa, na sede da associação Pró festa do Divino Espirito Santo.

Alvorada


Foto de Enzo Ferrara

Imagem : Bandeiras na Entrada dos Plamitos em frente a Igreja matriz de Mogi das Cruzes


As Alvoradas são os cortejos que começam no primeiro sábado da festa e vão até o domingo de Pentecostes. Eles saem do Império, no Largo da catedral, às cinco horas da manhã e percorrem as ruas da cidade, cada dia com um trajeto diferente. A caminhada é aberta pelos lanterneirose dela também participa a folia do Divino, um grupo formado por quatro integrantes( Mestre, contramenste, contralto e o triple) que acompanham a cantoria das louvações ao som de viola, violão, chocalho e pandeiro, a convite dos festeiros, vão para o salãoparoquial da catedral tomar café da manhã.

da

Tapetes ornamentais da festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes - 2010


Foto de Enzo Ferrara

imagem Tapetes feitos no Domingo no Calçadão, perto da praça Oswaldo Cruz


Pó de Café, Serragem,

cal, giz e muita Criatividade e imaginação. Estes são os ingredientes utilizados por professores e estudantes de cárias escolas do município para desenhar e compor o longo tapete ornamentalque cobre trechos de ruas e do Calçadão no centro de Mogi das Cruzes, para receber a procissão em homenagem ao Divino Espírito Santo.

As Rezadeiras


Foto de Enzo Ferrara

imagem : Império montado na praça do Largo da Matriz


As rezadeiras são equipes de mulheres que desde o início do ano percorrem casas de devotos, onde oram por eles e por todos durante as rezas comunitárias. Dezenas de casas são visitadas em um rebanho que contribui para difundir a decoção ao Espírito Santo.

Imperador


Foto de Enzo Ferrara

imagem: A Entrada dos Plamitos vista da porta da igreja São Benedito


A figura do menino imperador do Divino relembra o culto popular da festa de coroação do Imperador do Divino Espírito Santo, iniciado em Portugal pelo rei D. Diniz e pela rainha Isabel, no século XIV.

Os Festeiros e Capitães do mastro


foto de Enzo Ferrara

imagem: A entrada dos Palmitos vista da porta da igreja São Benedito - Bonecos Gigantes de Sabaúna.


O casal de festeiros é o rsponsável pela organização da festa e, antes, era escolhido por sorteio, mas hoje os nomes dão indicados pelos festeiros do ano anterior e devem ser aprocados pelo bispodiocesano que normalmente anuncia a escolha no dia de Corpus Christi. outro casal, os capitães do masto, são os auxiliater dos festeiros e também responsáveis pelo mastro e pelo cortejo do mastro, que é levantado na véspera do dia de Pentecostes, em frente a Catedral da Igreja Matriz.

A entrada dos Palmitos


foto de Enzo Ferrara

imagem: A entrada dos palmitos na região da Capela Santa Cruz.


A Entrada dos palmitos obriga a Cidade a parar para ouvir o Chiado dos carros de boi e os canticos dos devotos que desfilamsua fé pelas ruas diante de milhares de pessoas. à noite, na quermesse, a multidãoa proveita as atrações e as comidas típicas como o Afogado, doce de mamão, doce de batata, arroz doce, quentão e vinho quente.

As Origens


Foto de Enzo Ferrara

imagem: Entrada dos Palmitos


Origens


O Culto ao Espírito Santo tem origem na antiguidade e no Brasil foi introduzida com a colonização portuguesa, sempre com forte caráter popular, provavelmente desde o século XVII. Existem registros da realização de festas do Divino desde o século XVIII, como o de uma carta do capelão João de Morais Navaro, prestando contas ao general Rodrigues Cezar de Menezes, governador da Capitania de Saõ Paulo, de providências para a Festa do Divino de Jundiaí. Esse dado reforça a teoria de que como a Vila de Mogi das Cruzes era muito mais antiga do que a de Jundiaí, a festa já seria realizada em Mogi pelo menos desde o final do século XVII.

Símbolos


Foto de Enzo Ferrara

Imagem: o Bandereiro , Montaria com Bandeira na entrada dos Palmitos
Bandereiro
O Bandereiro é o cavaleiro que carrega a bandeira do Divino Espírito Santo, enfeitada com flores e fitas nas cores branco e vermelho. Antigamente, ele era quem comandava as folias pelas roças afora, na coleta de esmolas. Hoje, sua função é abrir o cortejona entrada sos palmitos.
Símbolos


Os pincipais símbolos da festa são a pomba, que representa o Espírito Santo, forma pela qual ele se maifestou no ba

tismo de Jesus; a Bandeira, Símbolo do Espírito Santo para os devotos, é sempre vermelha com o sesenho de uma pomba branca no centro, o mastro, de responsabilidade do Capião da Festa, é levada no Largo da Catedral no Primeiro dia e ostenta a bandeira símbolo oficial da festa; a coroa, representa o festeiroda festa; Império, o latar do Divino, montado em um espaço especial construído no largo da catedral e a Abertura, marca o início das Festividades

300 Anos de tradição


Foto de Enzo Ferrara

Imagem : Museu Guiomar Pinheiro Franco decorado para Festa do Divino Espirito Santo 2010


300 anos de Tradição
A festa do divino Espírito Santo em Mogi das Cruzes é a mais antigado Brasil. Com mais de 300 anos. Geralmente comemorado em Maio.
Para os Cristãos, ela simboliza a descida do Espírito Santo, a terceira pessoa do da Santíssima trindade, para falar aos apóstolos a fim de que eles passassem a divulgar a mensagem de evangelização e o nascimento da igreja católica. è a festa de Pentecostes, que em grego quer dizerquinquagésimo, e por isso é celegrada 50 dias após a Páscoa.
Ela tem importância religiosa e cultural e todos os anos cerca de 250 milpessoas participam de atividades como Alvorada, procissões, quermesses e a tradicional Entrada dos palmitos, realizada na manhã do Segundo sábado da Festa do Divino Espírito Santo, no centro da Cidade, que traz para Mogi das Cruzes Visitamtes de Muitos lugares.
A festa tem a participação de voluntários, entidades, dos escoteiros, da polícia Militar, Associações, ONGs, escolas da rede pública e particular de ensino e até do Exército Brasileiro, além é claro de grupos folclóricos como as Marujadas, Congos, Mamelucos e Catiras. Anualmente são Montados dezenas de Sub-Impérios (Altares para divulgação da Festa do Divino) em escolasda região e consumidos masi de 20 toneladas de alimentos durante os festejos.

As Bandeiras da Festa do Divino Espírito Santo


As Bandeiras colorem as ruas da Cidade de vermelho e expressam a fé de quem as carrega. Das mais simples às mais sofisticadas, bordadas, pintadas, com ponteiras cheias de fitas coloridas, flores e as pombas, benzidas, elas são a marca das Alvoradas, procissões e novenas.


Alvorada: Em um dia especifico os festeiros acordam antes de clarear o dia e se reunem em frente a iigreja matriz portando as bandeiras, acontece uma missa e depois, juntos vão cantando e fazendo visita nas casas dos moradores da cidade.

Fitas coloridas: Cada cor de fita da bamdeira simboliza uma busca, paz, fartura, saúde, gratidão, benção e assim por diante, se você está doente e quer saude é só dar um no na fita de cor indicada.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Festa do Divino de Mogi das Cruzes em 2010


A festa do Divino Espirito Santo de Mogi das Cruzes Vista por um outro ângulo

Foto: Enzo Ferrara
Título: Um Anjo
Ano: 2010
Local: Mogi das Cruzes

A festa do Divino Espirito Santo de Mogi das Cruzes Vista por um outro ângulo


Foto: Enzo Ferrara
Título: O Portal
Ano:2010
Local: Mogi das Cruzes

A festa do Divino Espirito Santo de Mogi das Cruzes Vista por um outro ângulo


Foto: Enzo Ferrara
Título: Aos Pés das Bandeiras
Local: Mogi das Cruzes
Data: 2010

A festa do Divino Espirito Santo de Mogi das Cruzes Vista por um outro ângulo


Foto: Enzo Ferrara

Título: O Portal

Ano:2010

Local: Mogi das Cruzes

A festa do Divino Espirito Santo de Mogi das Cruzes Vista por um outro ângulo


Foto: Enzo Ferrara
Título: O som do Tambor
Data: 2010
Local: Mogi das Cruzes

A festa do Divino Espirito Santo de Mogi das Cruzes Vista por um outro ângulo


Foto: Enzo Ferrara

Títilo: Anônimos dentro da Igreja Matriz de Mogi das Cruzes I

Ano: 2010

XVII Exposição de Arte Denerjânio Tavares de Lira - em 2010


Todo ano na festa do Divino tem uma Exposição de telas e Esculturas, com temas ligados a Festa do Divino Espirito Santo, promovida pela Secretaria de Cultura, que tem como Curadora a Cristina da Cultura.


Venham visitar a esposição

Horário: das 18:hrs às 22:hrs durante
A festa vai até domingo dia 23 de maio de 2010
local é o Centro de Eventos de Mogi das Cruzes, ao Lado do Antigo Paty
Maiores informações:
Fones: (011)4725.3341/47253393/4799.4040

Festa do Divino de Mogi das Cruzes em 2010


Foto: Enzo Ferrara
Título: Reflexo
Data 14/05/2010
Local: Largo da Matriz de Mogi das Cruzes
essa foto foi feita ao ver a imagem da Igreja matriz de Mogi das Cruzes refletida na parede de vidro da casa divino que é montada no Largo da Matriz todos os anos, observem que detro da casa tem pessoas fazendo suas orações.

1ª Convenção de HQ de Mogi das Cruzes


Foto de Enzo Ferrara
Imagem: Zeti Muniz dando entrevista para a TV FATO
Local: Ciarte
Data: 15/05/2010

1ª Convenção de HQ de Mogi das Cruzes


Foto de Enzo Ferrara
Da esquerda para a Direita: Márcio Fernandes, Orlando Alves,?,?,Régis Cursino, Marco Aurélio de Almeida, Vitor Wuo, DJ. Shanti e o Zeti estava ao Lado Dando entrevista para a TV Fato.
Data 15/05/2010
Local: Ciarte
Agradecemos a todos que participaram do Evento em nome da Secretaria de Cultura, representada por Vitor Wuo, dos Artistas do Grupo de Arte Frontispício, de Régis Cursino, Orlando Alves e Márcio Fernandes.
Nosso Muito Obrigado!

Palestra da Impacto Quadrinhos


Foto de Enzo Ferrara
imagem:Palestra de Klebs Júnior no Ciarte
Data: 15/05/2010

A Impacto Quadrinhos na 1ª Convenção de HQ de Mogi das Cruzes


Foto de Enzo Ferrara

Imagem de Klebs Júnior, representante da Impácto Quadrinhos


Contato:



Fone: 55 - 011 - 5072.6161

A 4 Mundo na 1ª Convenção de HQ de Mogi das Cruzes


Foto de Enzo Ferrara

Imagem Daniel Esteves e Will, representantes da quarto Mundo
Contato pelo Blog:http//4mundo.org

Grande Painel do Nerival Rodrigues


Artista: Nerival Rodrigues
Título: S/T
Ano: 2010
Técnica:OST
Dimensão: 3,30 x 9,40 metros
Investimento: R$120.000,00

sábado, 15 de maio de 2010

INSPIRAÇÃO do Artista plástico Maurício Chaer


Quem passa pela esquina da Rua Duarte de Freitas com a Avenida Narciso Yague Guimarães, no Parque Monte Líbano, deve ter notado um mural colorido no estacionamento de uma loja. Até a semana passada, a obra era de autoria do artista plástico Paulo Seccomandi. Agora, o painel representa o talento de um outro profissional do segmento, Mauricio Chaer. E a partir da próxima quarta-feira, o público ainda terá a chance de conferir outros trabalhos realizados por ele. Esculturas em cerâmica e concreto ocuparão a parte externa e interna do endereço.

Articulada pelo arquiteto Paulo Pinhal em parceria com a loja Mar e Mar, a iniciativa tem como objetivo aproximar a arte do cotidiano das pessoas e ainda valorizar os profissionais. "Ali é um espaço de muita visibilidade, já que há grande circulação de pessoas", conta o idealizador do projeto. A proposta é que a cada mudança de estação, um artista diferente seja convidado. "Demoramos um pouco para fazer a primeira troca, porque tínhamos dúvidas quanto a Lei Cidade Limpa que proíbe os outdoors. Mas como é uma manifestação de arte, um painel, não tem problema".

Paulo Pinhal conta que ele mesmo produz o painel a partir do trabalho do artista. Os dois escolhem juntos qual será representado. "Ao contrário do outro mural, que foi feito a partir de uma tela, neste precisei decompor a obra, já que ela é tridimensional, uma escultura". Desta vez, ele e Chaer optaram por uma peça em cerâmica que retrata uma crítica do autor à política cultural da Cidade. Há tempos, o artista plástico defende a construção de um espaço onde possam ser realizadas exposições, entre outras atividades culturais.

E a vertente contestadora de Mauricio Chaer também pode ser verificada em seus trabalhos. A cada ano, ele aparece com uma nova série produzida a partir dos mais diferentes materiais. No ano passado, por exemplo, confeccionou suas peças utilizando retalhos de couro. Agora ele encontrou no concreto uma nova fonte de matéria-prima. Outra novidade são as obras de galhos de árvores de cedro, amarradas com o mesmo produto que a Mar e Mar usa para fazer os biquínis. "Não por acaso utilizo o náilon para estruturar as peças", comenta o artista.

Alias, reaproveitar materiais tem sido uma das preocupações de Chaer ao iniciar uma nova série. "Estou sempre preocupado em dar uma contribuição para o cenário das artes, mesmo que eu venda menos. Gosto de ir por este caminho da pesquisa de materiais, como o concreto".

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Cinema brasileiro entra na onda 3D


O cinema brasileiro ensaia seus primeiros passos no mundo das imagens tridimensionais. Em breve, devem chegar às telas as primeiras produções em 3D feitas em território nacional. Com estreia prevista entre outubro e novembro, "Brasil animado" é uma animação dirigida por Mariana Caltabiano.

O personagem Relax, de O personagem Relax, de 'Brasil animado', em cena filmada na orla de Copabacana. (Foto: Divulgação)

Ela adiantou ao G1 que a ideia do filme é combinar animação com imagens de atores reais, filmados em tecnologia 3D nas ruas de Rio e Salvador - além de cenas na Amazônia e nas Cataratas do Iguaçu.

"Nós começamos o projeto como um filme normal", conta Mariana. "Quem deu a ideia de fazer em 3D foi a Globo Filmes e a Teleimage, que já tinham a tecnologia mas não tinham um projeto que a valorizasse, coisa que meu filme faz". O orçamento do longa-metragem deve ficar em R$ 3 milhões.

Ela conta que "Brasil animado" é como uma viagem pelo país. "Minha ideia era fazer um filme que mostrasse as coisas mais belas do Brasil. Se formos pensar, poucos países são como o nosso, com tantas belezas naturais e diversidade cultural. Quero mostrar tudo isso de forma divertida, dentro de uma aventura, que deslumbre gringos e brasileiros".

Mariana diz que a trama vai girar em torno de uma expedição. "Os personagens viajam pelo país para procurar uma espécia rara de árvore e acabam encontrando as belezas do país e tomando contato com nossa cultura".

FRONTISPÍCIO NOS QUADRINHOS

PERSONAGENS Cartunistas Marcio Fernandes e Marco Aurélio ministram palestras na 1ª Feira de Quadrinhos, que conta com exposição de revistas raras e novidades, além de visitas monitoradas pelo desenhista Victor Wuo

Francinete Gonçalves passava em frente ao Centro de Cidadania e Arte (Ciarte), quando percebeu uma movimentação diferente. Curiosa, entrou e avistou uma série de ilustrações expostas no saguão. Foi informada que a mostra era parte da 1ª edição da Feira de Quadrinhos, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura. E mais, poderia participar de uma oficina de histórias em quadrinhos. Fez duas inscrições. Para ela, no período da tarde, e para o filho Paulo, no horário da manhã. A exemplo deles, os mogianos interessados em conhecer um pouco mais deste universo das artes têm hoje, amanhã e sábado para participar do evento.

Além de oficinas, o público confere palestras, exibição de animes, desfile de cosplay (pessoas fantasiadas de personagens), reprodução de quadrinhos raros, ilustrações de artistas locais, entre outros. De acordo com Victor Wuo, coordenador de projetos da Secretaria, a ação é inédita e deve constar novamente no cronograma de atividades da Pasta, no ano que vem. "Nosso objetivo é mostrar os talentos que temos por aqui e ainda incentivar os jovens que estão começando a seguir adiante", conta.

Além da Francinete, a moça de 35 anos que entrou por acaso no Ciarte, outras 10 pessoas participaram da primeira oficina do evento, realizada na última terça-feira. Assim como ela, todos parecem ter saído satisfeitos da aula, que durou quase uma hora. Os motivos que levaram cada um deles à atividade eram os mais diversos. "Só tinha desenhado na época da escola. Queria aprender algo diferente, para brincar com as crianças. Por isso também inscrevi meu filho Paulo, de 12 anos", diz Francinete.

Na mesma mesa que ela, João Gabriel de Oliveira Morais, 12 anos, olhava os desenhos trazidos pelo professor Marco Aurélio para a aula. O menino, apesar da pouca idade, acredita que o ensinamento adquirido naqueles minutos será de grande valia para aperfeiçoar suas técnicas de desenho. "Faço curso desde os 9 anos de idade. Já fiz de desenho artístico e agora mangá. Achei boa a maneira como o professor explicou e penso em seguir carreira no futuro", adianta.

Cuidadosamente, Andressa Janayna Aragão Barbosa, de 23 anos, guardou os desenhos feitos na oficina. Assim como a maioria dos que estavam ali, o lápis e o papel são companhias desde a infância. Ela nunca fez curso e por isso se entusiasmou com o que viu. "Quando era criança, a professora até me ‘explorava’ porque eu desenhava bem", lembra, rindo. Mas para ela, melhor do que aprimorar técnicas é estabelecer contato com profissionais da área. "É legal para saber o que eles passaram, o processo, o mercado de trabalho".

Flavia Cristina de Sales Teles da Fonsceca, 15 anos, também era só elogios à iniciativa. "Faço a oficina de desenho lá no Casarão do Carmo e hoje nos convidaram para vir aqui. Gostei bastante, é bem dinâmico". No papel, o resultado eram figuras formadas a partir dos numerais.

A Feira de Quadrinhos de Mogi das Cruzes poderá ser visitada até o próximo sábado. As atividades são realizadas o dia todo e não é preciso pagar qualquer taxa para participar. O Ciarte fica na Rua Doutor Ricardo Vilela, 69, Centro. Informações pelo telefone 4799-4040.




terça-feira, 11 de maio de 2010

Cronograma de Atividades "Oficial" da 1ª Convenção de HQ de Mogi das Cruzes

Dia 11/05/2010 - Terça Feira

10:00 horas - Abertura com exibição de videos
11:00 às 15:00 horas - Exibição de Animes (DJ. Shanti)
15:00 às 16:00 horas - Oficina de quadrinhos com (Marco Aurélio de Almeida)
16:00 às 17:00 horas - Apresentação de Fanzines
17:00 às 18:00 horas - Palestra com o tema: "O quadrinho no Cinema" (Pedro Caraça)

Dia 12/05/2010 - Quarta Feira

11:00 às 12:00 horas - Oficina de Comix (Márcio Fernandes)
13:00 às 18:00 horas - Oficina de Comix (Márcio Fernandes)
16:00 às 17:00 horas - Oficina de Comix (Márcio Fernades)

Dia 13/05/2010 - Quinta Feira

11:00 às 12:00 horas - Oficina de Mangá (Régis Cursino e Fabiano Perez)
13:00 às 14:00 horas - Oficina de Mangá (Régis Cursino e Fabiano Perez)
16:00 às 17:00 horas - Oficina de Mangá ( Régis Cursino e Fabiano Perez)

Dia 14/05/2010 - Sexta Feira

11:00 às 12:00 horas - Oficina de Nagô e Caricatura Mangá (João Paulo)
13:00 às 14:00 horas - Oficina de Nagô e Caricatura Mangá (João Paulo)
15:00 às 16:00 horas - Caricaturas (Zanivan)
16:00 às 17 horas - Exibição de Curtas (DJ. Shanti)
17:00 às 18:00 horas Oficina de fanzini (Equipe Quarto Mundo)

Dia 15/05/2010 - Sábado

10:00 horas - Mesa redonda "Caricatura" (Orlando Alvez e João Paulo)
12:00 horas - Anime-Kê
15:00 horas - Apresentação da Escola (Impacto Quadrinhos)
16:00 horas - Aula de quadrinhos com alunos do professor Márcio Fernandes
17:00 horas - Mesa redonda: "Caricatura" (Orlando Alvez e João Paulo)
18:00 horas - Desfile de Cosplay
19:00 horas - Exibição de Animes de Maurício de Souza (DJ. Shanti)
20:00 horas - Encerramento com a exibição do primeiro filme de Mickey Mouse de 1928

Maiores informações:

Local: Ciarte
Endereço: Rua Ricardo Vilela, 69, Centro de Mogi das Cruzes - SP
Fone: (011) 4799.4040/9543.3594

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Do comix aos mangá, a nova edição do projeto Expo Arte em Ciarte, da Secretaria Municipal de Cultura, reúne diversos estilos de histórias em quadrinhos a partir de hoje na "1ª Feira de Quadrinhos de Mogi das Cruzes". O evento tem início às 10 horas, com a abertura da exposição de desenhos e HQs, e segue até o próximo sábado, com oficinas, palestras, exibição de filmes, apresentações de bandas e desfiles de Cosplay.
As histórias em quadrinhos são enredos narrados, quadro a quadro, por meio de desenhos e textos que contam uma trama envolvendo, geralmente, super-heróis. Dentre as atividades programadas para a semana dedicada ao gênero, estão as oficinas de Comix - estilo dos quadrinhos americanos -, com o professor Márcio Fernandes Dias, e Mangá - desenhos japoneses -, com os professores Régis Cursino e Fabiano Perez.

Há nove anos no ramo, Dias participou da montagem da mostra, cuja maioria dos desenhos é da linha clássica. Ou seja: alguns personagens conhecidos mundialmente, que originaram filmes, inclusive, poderão ser vistos no acervo, composto por revistas de colecionadores e também por desenhos feitos por artistas locais. "Tarzan, Batman e Super-Homem são apenas alguns dos personagens que poderão ser vistos", enumera o professor.
Para o organizador do evento, Victor Wuo, será uma grande oportunidade para os interessados em HQ conhecerem novos artistas e saberem como anda o mercado de trabalho. "Será oferecido aos participantes orientação profissional e avaliação de portfólio", explicou Wuo.
Além da mostra e das oficinas, a "1ª Feira de Quadrinhos de Mogi das Cruzes" contará com mesa-redonda com a participação de desenhistas e caricaturistas, apresentação de fanzines, animes e aula de quadrinhos. No encerramento do evento, duas atrações vão mobilizar os amantes de anime: um desfile de Cosplay, prática na qual o adepto se veste com trajes de seu personagem preferido, imitando a postura, falas e poses típicas.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Quadro de Picasso alcança venda recorde nos EUA

'Nu au plateau de sculpteur', tela de Pablo Picasso'Nu au plateau de sculpteur', tela de Pablo Picasso(Foto: Divulgação)A tela 'Nu au plateau de sculpteur', do pintor espanhol Pablo Picasso, bateu o recorde de obra de arte mais cara vendida em um leilão no mundo. A pintura foi arrematada a noite desta terça-feira (4), por US$ 106,5 milhões, segundo o jornal norte-americano "The New York Times".

A obra, que foi pintada em um dia em março de 1932 por Picasso, ultrapassou a escultura "L'homme qui marche I', de Alberto Giacometti, comprada em fevereiro pela socialite brasileira Lily Safra (viúva do banqueiro Edmond Safra), em Londres, por US$ 104,3 milhões.

O leilão de 'Nu au plateau de sculpteur' aconteceu na casa de leilões Christie's, em Nova York, e durou oito minutos e seis segundos.

avanço do mundo dos HQs

Maior novidade do HQ, o beijo gay.

A vida de Robert Pattinson virou história em quadrinhos pela Bluewater Comics. Nas imagens prévias do livro "Fame: Robert Pattinson", aparece o galã adolescente em diversas fases de sua carreira, inclusive no beijo gay que deu no filme "Little Ashes". O lançamento acontece este mês nos Estados Unidos. A série "Fame" transforma em quadrinhos a história de astros do momento. Além de Pattinson, Taylor Swift também já ganhou uma adaptação de sua biografia em gibi.

nova integrante do grupo

LINDA FUGA : na PINACOTECA P.ALTO TIÊTE
suas obras




sábado, 1 de maio de 2010

Obras de arte do Grupo Frontispício



Artista: Enzo Ferrara
Titulo: Estação de Sabaúna em Mogi das Cruzes
Técnica:AST
Ano:2009
Estilo: Naif

Exposição no Beco do Sapo dia 24 de Abril de 2010



Um cadeirante passa pelo Beco do Sapo no final do evento

Obras de arte do Grupo Frontispício



Artista: Enzo Ferrara
Titulo: Festa de nossa Senhora do Socorro
Ano:2009
Técnica: AST
Estilo: Naif
OBS: a obra tem como base o trabalho do artista Fulvio Penacchi